25 Grandes Estatísticas da Automação de Marketing (Psiu! Estas são novas!)

Por Cindy Collins-Taylor

Estatísticas frescas! Pegue as suas estatísticas frescas aqui!

Todos nós sabemos que o marketing B2B muda constantemente e evolui rapidamente. Infelizmente, muitas das estatísticas disponíveis, que todos nós temos usado para tomar decisões estratégicas, estão – vamos reconhecer isto – um pouco obsoletas.

Portanto, nós decidimos descobrir as estatísticas mais recentes sobre a automação de marketing, pesquisando mais de 350 profissionais de marketing da América do Norte e da Europa, para obter as percepções deles sobre o impacto da automação de marketing (AM) em suas organizações. Nós estamos muito animados para compartilhar os nossos achados sobre a adoção, o uso e os resultados das plataformas de AM pelos profissionais de marketing.

O nosso relatório sobre A Situação da Automação de Marketing B2B, realizado em colaboração com a Econsultancy, revelou uma forte correlação entre o investimento na automação de marketing e o desempenho positivo dos negócios. Com uma concordância quase unânime de que a efetiva adoção da automação de marketing é crítica para o sucesso no longo prazo dos negócios, os que responderam forneceram um quadro que mostra uma crescente implantação da AM pelos departamentos de marketing que obtiveram melhor desempenho.

Adoção

Em geral, pouco mais da metade (53%) das organizações B2B pesquisadas está usando a tecnologia da automação de marketing, e outros 37% delas disseram que estão planejando implanta-la.

As Líderes, as empresas com departamentos de marketing de alto desempenho, definidos como os das empresas com funções de marketing que ultrapassaram os seus principais objetivos em 2016, têm probabilidade 24% maior que os seus pares de dizer que usam atualmente a tecnologia da automação de marketing, em comparação com 50% das organizações convencionais.

Em todas as áreas, as organizações norte-americanas têm probabilidade 14% maior de usar a automação de marketing que as suas similares europeias.

As principais razões para comprar a Automação de Marketing

Dois terços (66%) dos que responderam classificaram leads de maior qualidade como sendo uma das três principais razões para implantar a automação.

Pouco menos da metade deles (49%) disseram que maior receita é a razão pela qual eles quiseram adotar a automação de marketing.

Gerar mais leads (volume) também é um objetivo importante da automação de marketing, e foi citado como um dos três principais motivos para sua implantação por 41% dos pesquisados.

ROI

Essencialmente, todos os que responderam (98%) concordaram que a efetiva automação de marketing é crítica para o sucesso das empresas no longo prazo.

Embora apenas pouco mais da metade das organizações B2B pesquisadas estão usando a automação de marketing, apenas 27% delas acreditam firmemente que ela aumentou a contribuição do marketing para o pipeline de vendas..

Uma proporção significativamente maior dos que responderam, que estão baseados na América do Norte, indicaram que a automação de marketing propiciou às suas organizações um retorno sobre o investimento que os da Europa (91%, em comparação com 72%).

58% dos que responderam “concordam plenamente” que a automação de marketing torna as equipes de marketing mais eficientes.

57% dos que responderam “concordam plenamente” que automação de marketing aumenta a contribuição do marketing para o pipeline de vendas.

A vasta maioria dos pesquisados (85%) classificou os seus sistemas de automação de marketing como eficazes. Os líderes têm probabilidade quase três vezes maior, em comparação com os seus pares, de classifica-los como sendo “muito eficazes” (20%, versus 7% daqueles do grupo convencional).

A vasta maioria dos líderes diz que a automação de marketing propiciou um retorno sobre o investimento (93%), ou que aumentou a contribuição para o pipeline de vendas (90%), em comparação com pouco mais de dois terços das organizações convencionais (69% e 68%, respectivamente).

Os líderes dizem que a automação aumentou a contribuição do marketing para o pipeline de vendas em média de 31% (versus 26% das organizações convencionais).

O uso da Automação de Marketing

Apenas dois de cada cinco pesquisados que responderam (41%) acreditam que as suas organizações estão usando a automação de marketing em sua capacidade plena.

A pesquisa mostra que há apenas três áreas em que mais da metade dos pesquisados estão usando as funções básicas da automação de marketing: e-mail (73%), formulários da web (63%), e landing pages (56%).

Menos de três de cada dez usuários estão implementando as táticas mais avançadas, como a criação automática de conteúdo dinâmico e o marketing baseado em contas.

58% dos Líderes estão usando a nutrição de leads, em comparação com apenas 35% dos não líderes. Da mesma forma, significativamente menos não líderes estão usando as capacidades de pontuação de seus sistemas (37%, versus 48% dos Líderes). Viu-se que estas duas áreas estão no radar, com 50% e 47% das empresas, respectivamente, planejando usar estas táticas.

Métricas de leads qualificados pelo marketing (65% versus 48% na Europa) e leads aceitos pelas vendas (56% versus 39%) são muito mais comuns na América do Norte.

Os Líderes estão focando muito mais pesadamente no Social que os não líderes (48% versus 29%).

Os Líderes têm probabilidade significativamente maior de medir a contribuição do marketing para o pipeline de vendas, ou para a receita, usando os sistemas de automação de marketing ou o CRM.

Barreiras à adoção

O principal obstáculo é a complexidade percebida da automação de marketing, que é citada como um desafio significativo por mais de 4 de cada 10 respondentes.

A metade dos entrevistados referiu disponibilidade limitada de experiência qualificada como uma barreira ao sucesso.

O gerenciamento de dados (citado por quase metade dos pesquisados como um desafio chave) e a integração (destacada por mais de um terço deles) foram vistos como obstáculos.

Os recursos foram destacados por seis de cada dez respondentes como um desafio da automação de marketing, mas apenas 11% citaram o custo puro, indicando restrições mais amplas.

Bem, aí está – uma olhada honesta e atualizada sobre como os B2Bs estão vendo e usando a automação de marketing em 2017. Está claro que a AM é uma parte essencial do sucesso dos programas de marketing de muitas empresas… ou será muito breve.

Qual é a sua opinião sobre como a automação e marketing está impactando os seus programas? Algumas destas estatísticas o surpreenderam? Nós gostaríamos muito de ouvi-lo. Por favor, compartilhe nos comentários abaixo.

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Sobre a autora: Com um bacharelado em Língua e Literatura/Cartas Inglesas pela Universidade da Califórnia em Berkeley, e com um Mestrado em Jornalismo pela American University, Cindy é uma escritora e editora autônoma experimentada.

Fonte: Act-On Software

Tradução: Fernando B. T. Leite

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