fbpx
HyTrade Inbound Marketing

3 razões pelas quais os seus webinars são uma porcaria

por dionei

Por McKenzie Ingram

Os webinars são uma das melhores ferramentas com boa relação custo/benefício que um profissional de marketing pode usar. Os webinars de sucesso são uma grande maneira de gerar leads; construir confiança, respeito e consciência da marca; e para colaborar com outras organizações e líderes de pensamento.

Se você já realizou um webinar, você sabe quais são as chaves mais comuns para o sucesso – escolha um bom apresentador, que seja um líder de pensamento no seu campo, planeje o evento com antecedência, promova o seu webinar usando múltiplos canais, ensaie algumas vezes usando a sua tecnologia do webinar.

Mas, mesmo que você domine estes passos, o seu webinar ainda pode ser um enorme fracasso. Realizar um webinar com sucesso é mais que apenas não atrapalhar as transições e escolher um apresentador com uma forte voz. De fato, aqui estão 3 razões por que os seus webinars são uma porcaria.

1) Você não entregou o que prometeu

A maioria dos webinars obtém um grande número de inscrições para ensinar a audiência algo novo, ou para resolver um problema comum que ela pode estar tendo. Se você fizer isto, é bom você ir até o fim. A maneira mais rápida de perder o respeito e a confiança das suas audiências é prometer demais e entregar menos que o prometido. Se você disser para os seus inscritos que, se eles gastarem o seu precioso tempo ouvindo o seu webinar eles aprenderão uma determinada habilidade, truque, ou estratégia, você precisa ir até o fim e entregar o que prometeu.

Além de concordar ensinar algo novo para a sua audiência, é sempre uma boa ideia dar a ela conselhos acionáveis para serem usados depois do webinar. Descreva passos que ela possa tomar para levar o seu conhecimento ao próximo nível. Isto é, de fato, a razão pela qual eles se inscreveram no seu webinar. Isto não é sobre você; é sobre eles e o conjunto de habilidades deles.

A peça final da entrega do que você prometeu é respeitar o tempo da audiência. Se você disser a ela que ela está se inscrevendo para um webinar de 30 minutos, cumpra esse horário. Assegure-se de deixar tempo suficiente para perguntas e respostas. Por ouro lado, se você tiver uma hora de conteúdo, garanta que você não cortará a apresentação após 35 minutos, por que você esgotou o conteúdo e não cronometrou adequadamente a sua fala. O tempo de um webinar é um compromisso assumido com os seus inscritos. Dê à sua audiência exatamente aquilo para o que ela se inscreveu. Você pode terminar com antecedência de 5 minutos; isto será um presente. Mas, terminar 25 minutos antes do anunciado parece ser um roubo.

webinars são

2) O seu webinar foi essencialmente uma apresentação de um produto

Sim, você fala sobre a sua empresa. Mas, tenha cuidado sobre como e quando você faz isto. Nada faz que um inscrito abandone a apresentação mais rapidamente que o momento em que ele percebe que está ouvindo apenas a apresentação de um produto. Não seduza as pessoas a entrarem no seu webinar para então apenas falar sobre os benefícios do seu produto, ou sobre como a sua empresa é a solução final para os problemas delas. Se o seu apresentador trabalhar na sua empresa, você pode mencionar isto. Se você comercializar o seu webinar como uma demonstração de um produto, tudo bem; as pessoas que se inscreverem saberão o que esperar. Em todas as demais situações, os webinars não devem ser uma demonstração de um produto.

Embora o seu produto ou serviço possa ter um grande (ou pequeno) papel no webinar, tenha em mente que os seus participantes ainda querem aprender, não apenas somente sobre o que você tiver para oferecer. Se o seu produto ou serviço aparecer na sua apresentação, tenha certeza de que isto seja breve e no final de apresentação.

Se você achar que os participantes possam se beneficiar da sua oferta, deixe-os saber (brevemente) como eles podem se educar ou falar com um representante da sua organização.

“Este webinar foi trazido a você pela Whizzkers, o aplicativo número um para o desenvolvimento de embalagens. Aprenda mais em Whizzkers.com ou veja uma demonstração online em Whizzkers.com.demo”.

A sua apresentação deve ser focada na meta mais ampla para tentar ajudar a sua audiência a apender algo novo ou resolver um problema – o seu produto dever apenas ser uma pequena parte disto.

3) O seu webinar foi uma conversa de uma só via

Por que assistir um webinar se você não puder participar? Se você não envolver a sua audiência na sua apresentação, você pode fazer gravar a sua apresentação, ou gravar um vídeo e enviar isto diretamente aos componentes da sua audiência. A atual tecnologia dos webinars tem incríveis capacidades para permitir que você tenha uma conversa de duas vias durante o seu evento. Este diálogo digital aumentará o engajamento, manterá mais pessoas no seu webinar por mais tempo, gerará grandes perguntas e conversas, além de encorajar as pessoas a participar dos seus futuros eventos. Não perca a oportunidade de construir um relacionamento de duas vias.

webinars são

As modernas plataformas de webinar, como a ON24 e a GoToWebinar permitem que os apresentadores fiquem em contato de perto com a sua audiência. Uma vez que a maioria dos webinars não são desenvolvidos para serem apresentações formais, mas para incluírem conversas, estas tecnologias permitem que os apresentadores façam os participantes se sentirem envolvidos. Novas plataformas oferecem perguntas e respostas ao vivo, pesquisas, questionários e opções de engajamento através da mídia social durante a apresentação. Estas características o ajudam a falar COM a sua audiência, ao invés de falar PARA ela.

Outra grande maneira de manter a sua audiência engajada durante o webinar é criar uma hashtag única. Pense nas hashtags do Twitter como sendo o presente que continua a ser oferecido. Se você promover o seu webinar com uma hashtag, os participantes compartilharão a hashtag e a usarão para adicionar algo à conversa que ocorrer durante o evento. Por outro lado, os seus participantes estarão promovendo o seu evento e a sua marca. Comunique aos seus inscritos antes do webinar que eles serão capazes de usar a hashtag única para fazer perguntas ou fazer comentários durante o evento, e, então, lembre-os novamente disto no curso da apresentação. Não há nada que os participantes amem mais que sentirem que eles são parte do webinar e que participarão da apresentação.

Os webinars podem realmente ser um trabalho duro (todo o planejamento; todas essas partes móveis), mas eles também podem render grandes resultados. Um webinar de sucesso gerará leads de qualidade, moverá os atuais leads ao longo do funil e aumentará o reconhecimento do seu nome e o valor da sua marca.

A coisa mais importante a ser lembrada, quando se tratar de webinars, e, para evitar os erros, é que tudo gira em torno da audiência. Ofereça conteúdo de qualidade e dicas para levar para casa que sejam acionáveis. Mantenha a sua audiência envolvida na apresentação e faça-a sentir que o seu tempo gasto valeu a pena. Não se preocupe em promover o seu produto ou serviço durante a apresentação. Se a apresentação for muito boa, a audiência o associará à qualidade. Se você trabalhar para entregar uma apresentação de alta qualidade, que responda as perguntas da sua audiência, ou que aborde os pontos dolorosos dela, você estará no caminho certo para satisfazer um futuro cliente.

Capa Whitepaper 8 Maneiras LP 317bOs eventos são uma parte crítica de qualquer plano de marketing B2B. Mas, independentemente dos tipos de eventos que você estiver planejando, a correta abordagem à gerência dos dados e a automação de marketing podem eliminar potenciais problemas e maximizar o ROI do seu evento. Faça download gratuito do e-Book “8 Maneiras de Maximizar o Valor de Eventos Online e Presenciais, para aprender 8 dicas importantes para levar uma abordagem automatizada baseada em dados aos seus eventos.

Sobre a autora: McKenzie Ingram é uma jornalista de marketing da Act-On Software, Inc., baseada em Portland, OR. Ela tem experiência em Comunicações, Relações Públicas, Publicidade e Marketing. Ela é formada pela Escola de Jornalismo e de Comunicações da Universidade de Oregon.

Fonte: Act-On Software

Tradução: Fernando B. T. Leite

® Copyright: A HyTrade é agência parceira da Act-On e todos os artigos são traduzidos e republicados com autorização.

 

Você também pode gostar desses artigos

Deixe um comentário

* Ao realizar este comentário você concorda com a nossa política de privacidade.