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5 erros que profissionais de marketing cometem ao integrar mídia social e e-mail marketing

por dionei

Por Lisa Cannon

E-mail e mídia social podem ser uma combinação poderosa. Para realmente obter o maior valor destes dois canais, é importante vê-los como elementos complementares, que falam um com o outro, criando um quadro completo maior que a soma das partes. O marketing de cruzamento de canais é sobre alinhar a sua promoção de marca, mensagens, ofertas e o tempo certo, através de múltiplos pontos de entrega; para muitas marcas, os dois canais mais eficazes para fazer esse alinhamento são e-mail e mídia social.

Comece pelo básico

Quando você começar a integrar a mídia social e o e-mail marketing, provavelmente, você irá querer incluir links com as suas redes sociais. Mas, que tipo de links? Há uma diferença entre compartilhar e conectar na mídia social.

✔ Compartilhar: Estes links tornam possível para os seus assinantes compartilhar o e-mail (ou parte dele) com a sua rede social. Por exemplo, se você incluiu um surpreendente dado estatístico num e-mail, você poderia incluir um link para “tuíte este fato”. Esta é uma boa maneira de obter mais visibilidade para a sua marca e possivelmente de também adquirir novos leads. De acordo com SocialTimes, adicionar botões para compartilhamento social a uma mensagem de e-mail, aumenta as taxas de cliques em mais de 150%.

✔ Conectar: Isto é onde você pede ao seu receptor de e-mail que siga a sua marca no LinkedIn, siga-a no Twitter, curta a sua página no Facebook, subscreva o seu canal do YouTube, e assim por diante. Por exemplo, se você enviar um e-mail com um link para um vídeo educacional, você pode encorajar os seus leitores a subscrever o seu canal no YouTube, para obter vídeos mais valiosos. Esta é uma grande maneira de aprofundar o seu relacionamento com os seus clientes e prospectos.

Independentemente do tipo de link social que você está oferecendo, você precisa ter a certeza, logo de saída, que o valor do compartilhamento ou da conexão com a sua marca fique muito claro, e que você está usando as plataformas da mídia social para fazer o maior sentido possível para a sua audiência.

Evite e-mail + erros sociais

É claro que pode ser fácil errar com a mídia social e, quando você erra, todo mundo fica sabendo rapidinho. As empresas que estão começando na mídia social frequentemente cometem erros que são fáceis de evitar, mas, a coisa importante a ser lembrada é ser honesto e aberto em relação aos erros, muito rapidamente, ao invés de tentar encobri-los. Porque, de alguma maneira, isto raramente parece funcionar.

Veja, a seguir, alguns dos erros mais comuns que as pessoas cometem ao combinar a mídia social e o e-mail marketing:

  1. Direcionar para uma página do Facebook (ou outra) que não reflita a marca e o desenho da sua empresa. Se um destinatário clicar num link no seu e-mail e aterrissar numa página da mídia social que parece totalmente diferente do seu website, ele pode pensar que o link o dirigiu para a página errada. Esta será uma experiência chocante e ele, provavelmente, irá sair da sua página. Alguns profissionais de marketing pensam que o Facebook é um lugar para ficar muito louco e que realmente faz a personalidade deles brilhar. Mas, o seu tipo de loucura realmente reflete a sua empresa? Se você quiser fazer algo inteiramente diferente, tenha a certeza que o desenho do seu e-mail reflita isso também, de forma a parecer uma transição suave e previsível entre a sua mensagem e a mídia social.
  1. 5 erros que profissionais de marketing cometem ao integrar midia social e e-mail marketing IUsar sempre a mídia social para vender alguma coisa. Os seus clientes e prospectos não estão no Twitter para comprar. Eles estão compartilhando. Eles estão aprendendo e conectando. Portanto, se você gastar todo o seu tempo na mídia social gritando que os seus produtos e serviços são fantásticos, você irá alienar rapidamente as pessoas. Se alguém concordou em receber o seus e-mails promocionais, isto é muito bom. Mas, quando eles clicam num link para um site social, eles provavelmente não estarão esperando uma venda pesada. Use esta oportunidade para lhes oferecer conteúdo que seja útil e interessante e, gradualmente, leve-os para o seu website, para obter um engajamento mais profundo, e para que eles tenham uma oportunidade de comprar.
  1. Não ouvir os clientes ou não responder a eles. Este é um problema comum porque a maioria das empresas gosta de lidar com problemas ou com queixas de maneira silenciosa e rápida. Mas, algumas vezes, isto não é possível e, se alguém estiver levantando uma questão legítima com a sua organização num foro social público, cabe a você responder com rapidez, e fazê-lo de forma transparente, no mesmo canal. O e-mail marketing é (geralmente) um canal de comunicação de uma só via, e as pessoas esperam ouvi-lo quando você envia uma mensagem a elas. Mas, a mídia social é um diálogo, que precisa ser interativo. Se você usa-lo para publicar mensagens e você sintonizar cada resposta, a sua audiência começará a sintoniza-lo também. Você irá querer ser lembrado pelo serviço ao cliente como a Zappos, e não como a United Airlines.
  1. 5 erros que profissionais de marketing cometem ao integrar midia social e e-mail marketing IIDeixar o seu site social tornar-se uma cidade fantasma. A pior coisa que uma empresa com presença zero nos principais sites da mídia social é uma presença ultrapassada. Uma página no Facebook que não tenha sido atualizada desde que eles, há dois anos, adicionaram imagens à festa das empresas. Uma página no Pinterest com algumas fotos de produtos do catálogo do ano anterior. Uma página no LinkedIn na qual o Gerente de RH ainda posta vagas de empregos e mais nada. A partir do momento que você decidir investir numa presença na mídia social, continue a fazê-lo e faça disto uma prioridade. Se você descobrir que os seus clientes não estão realmente usando o Pinterest, isto está bem; pare de postar aí. Mas, não continue a incluir um link para o sua página, agora silenciosa, em cada e-mail que você enviar. Os clientes que clicarem nele verão o pouco esforço que você dispendeu para manter a sua presença.
  1. Começar em muitos lugares ao mesmo tempo. Tendo decidido integrar a mídia social e os seus e-mails, é tentador pular para dentro de cada canal ao mesmo tempo. Mas, há centenas de redes de mídia social em todo o mundo e tentar se juntar a cada uma delas (ou mesmo a 10 delas) ao mesmo tempo é uma receita para um desastre. Ao invés disso, ao começar, foque em uma ou duas e vá onde os seus clientes e prospectos já estiverem. Tenha a certeza de ter pesquisado antes de escolher onde mergulhar. Pergunte aos seus clientes onde eles gastam o seu tempo social. Entrar forte no Facebook não vai lhe fazer muito bem se a maioria da sua audiência alvo estiver curtindo o Pinterest.

Uma vez que você tenha feito isto corretamente, a mídia social pode ser uma poderosa aliada das suas campanhas de e-mail marketing. Por exemplo, frequentemente, é uma boa maneira de apresentar a estranhos a página de aterrissagem do seu website, onde você os convida a concordar em receber os seus e-mails. Ou você poderia direcionar pessoas para um novo infográfico ou questionário, levando-as a dar um novo passo no caminho da conversão de um lead.

✔ Use Facebook, Twitter, Google+, LinkedIn e outros sites sociais para anunciar descontos e ofertas especiais. Quando você pedir aos visitantes o endereço de e-mail deles, ofereça a oportunidade para estes potenciais assinantes optarem por entrar na sua lista (apenas não use uma caixa já preenchida para que eles façam esta opção).

✔ Se você tiver uma newsletter habitual, poste um link para os seus sites sociais para dirigir tráfico (e assinantes).

✔ Redirecione conteúdo da sua newsletter nos seus sites sociais como o Facebook e o LinkedIn, e então coloque um link de volta para um arquivo da newsletter, bem como para uma página de aterrissagem onde os visitantes podem subscrever para receber o e-mail.

✔ Sempre que você oferecer uma página de subscrição ou centro de preferência aos seus assinantes de e-mail, garanta a inclusão da oportunidade de seguir e conectar a sua marca também através dos canais sociais.

Lembre-se de incluir os benefícios da assinatura do seu e-mail ou da conexão com a sua organização através da mídia social. Porque, se você não conseguir pensar em um benefício, a sua audiência também não será capaz de fazê-lo e isso significa parar de seguir, descurtir e cancelar assinatura bem depressa.

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Sobre a Autora: Lisa Cannon é uma escritora e editora sênior na Act-On Software, baseada em Portland, nos EUA. Ela possui mais de 25 anos de experiência como redatora de marketing, diretora editorial e gosta de especializar-se em transformar temas complexos e técnicos em textos de fácil compreensão.

Fonte: Act-On Software

Tradução e edição: Fernando B. T. Leite

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