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HyTrade Inbound Marketing

5 passos para obter o máximo do seu webinar

por HyTrade

Por Cindy Collins-Taylor

Olá pessoal! Vamos organizar um… webinar.

Bem, isto não tem a mesma força que tinha “Vamos organizar um show no velho celeiro”! dos velhos filmes de Mickey Rooney/Judy Garland, mas, por outro lado, preparar um  webinar requer menos pessoas que as necessárias para organizar um show. E um webinar é transmitido pela Internet, logo, não é preciso preparar celeiros para o evento.

Uma valiosa ferramenta para os profissionais de marketing, os webinars são uma fonte de conteúdo incrivelmente rica, que pode ser aproveitada de várias maneiras ao longo de todo o ciclo de vida do cliente.

Um webinar bem executado pode oferecer os seguintes benefícios:

  • Durante um webinar, os participantes lhe darão de 30 minutos a uma hora da sua total atenção, um fato praticamente sem precedentes na atual era digital.
  • O seu formato facilita uma conversa de duas vias entre as empresas e os seus clientes (atuais e potenciais).
  • Os participantes têm a oportunidade de fazer preguntas e de iniciar diálogos que têm significado.
  • Os webinars são um método muito eficaz para os profissionais de marketing B2B gerarem leads e mercado proveniente dos clientes atuais e potenciais.
  • Eles podem criar uma riqueza de informação, que pode ser transformada em ouro pelo marketing.

Embora a maioria dos profissionais de marketing esteja alavancando webinars como parte da sua estratégia de conteúdo, sempre há espaço para melhorar o modo como nós planejamos, promovemos e executamos os webinars e, então, posteriormente, otimizamos as suas consequências.

Os seguintes passos podem ajuda-lo a repassar o processo e emergir do outro lado com um webinar que tenha sucesso, que gere leads, clientes e conteúdo de primeira classe, durante muito tempo após o evento atual ter terminado.

1. Ajuste o seu webinar à sua audiência alvo.

Uma vez que você tiver decidido realizar um webinar, reserve um tempo para pensar sobre o que você quer tirar dele. Decida qual audiência você está mirando antes de marcar no seu calendário a data para ir ao vivo.

Uma vez determinada a sua meta principal, use-a para definir claramente o conteúdo de seu webinar e o mapeie para os estágios do ciclo de vida dos seus clientes, que são Atrair, Capturar, Nutrir, Converter e Expandir. Para ajudar dar mais forma ao seu conteúdo, você deve criar personagens alvo dos compradores (para mais ajuda sobre isto, verifique este curto vídeo, em inglês, sobre como criar personagens dos compradores). Isto possibilitará uma abordagem mais direta e ajudará a melhorar os resultados do seu webinar.

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2. Determine o formato do seu webinar.

Depois de conhecer a sua meta principal e a sua audiência ideal, você precisa descobrir que tipo de webinar será o melhor para os seus propósitos.

Webinars educativos

Este é o formato mais comum de webinar. Ele funciona porque permite que os apresentadores demonstrem a sua especialização em determinados assuntos; isto ajuda a desenvolver confiança no apresentador e/ou na marca. Os webinars educativos também oferecem muita flexibilidade. Tipicamente, um a dois apresentadores, que mostram slides ou que alavancam algum tipo de vídeo ou de animações para ilustrar os seus pontos. Estes webinars são os melhores quando você também quiser ter alguma participação da audiência, como seções de perguntas e respostas, ou de votação ao vivo.

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Webinar tipo P&R

Os webinars do tipo P&R são os melhores formatos de webinar orientados para a audiência, pois eles envolvem as perguntas dos participantes a um painel de especialistas e as respectivas respostas. Estes eventos são relativamente fáceis de realizar porque não requerem a preparação antecipada de conteúdo. Mas, garanta ter alguém que faça perguntas, que seja apto em rapidamente identificar quais tópicos devem ou não ser abordados. O moderador deve criar uma atmosfera agradável, para que as pessoas se sintam confortáveis ao participar, e também prepare uma lista de semeadura de perguntas, para preencher as lacunas.

Painel de discussões

Uma discussão de painelistas é semelhante a um tipo de P&R, mas não tão dirigido à audiência. Em vez disso, ele é orientado por um moderador, que tipicamente faz perguntas preparadas, que foram compartilhadas com o painel antes do evento. Estes webinars geralmente são muito interessantes, pois a audiência tem o benefício de aprender diretamente através de grandes influenciadores e especialistas, que compartilham as suas experiências, conhecimento e  opiniões (as vezes, contraditórias). Eles também oferecem a possibilidade dos painelistas ampliarem a promoção do evento, compartilhando links para inscrição com as suas próprias audiências e seguidores, levando mais pessoas a participar.

Workshops

O formato de workshops aplica-se mais para expandir os relacionamentos com os clientes, pois envolve levar os participantes através de um processo passo a passo ao vivo. Frequentemente, o organizador compartilha a tela, para que a audiência possa ver tudo que está ocorrendo. Estes eventos são muito bons para educar e para fazer demonstrações de produtos.

3. Determine a logística do webinar.

Uma vez decidido o formato, está na hora de estabelecer a logística do evento. Se o seu webinar, por acaso, for organizado no último minuto, a sua audiência saberá disto. Muitos detalhes e partes móveis entram na produção de um webinar. Você precisa ter um plano, permanecer organizado e estabelecer claras expectativas.

Comece decidindo o seu orador ou apresentadores, pois a disponibilidade deles pode ter um grande impacto no seu planejamento. Transmita sempre expectativas claras aos seus oradores – eles precisam conhecer o assunto e estar confortáveis em relação ao resumo do evento. Informe-os também se eles precisarão criar visuais para o webinar.

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Fixe o programa mapeando as datas das coisas como ensaios e submissão e conteúdo (se você não for o criador) e planeje a promoção.

Você também deve considerar a plataforma do webinar, ou a tecnologia que será usada. Existem muitas boas opções disponíveis. Considere as suas necessidades de engajamento e interação, bem como o seu orçamento.

É muito importante ensaiar o seu webinar. Para obter uma melhor qualidade de áudio, faça apresentação numa sala silenciosa. E, tenha absoluta certeza que a sua conexão com a Internet seja estável!

4. Promova o seu webinar para ter um maior engajamento.

Material promocional bem bolado e comunicações com os participantes serão muito importantes para realizar um webinar que tenha sucesso.

Se for possível, automatize a sua promoção; porque não? Os profissionais de marketing são conhecidos por ter cronogramas de trabalho incrivelmente apertados e de equilibrar múltiplas tarefas ao mesmo tempo. Logo, economize algum tempo valioso e automatize a sua promoção.

Usar uma promoção em múltiplos canais é uma boa estratégia para a maioria das campanhas de marketing, e para os webinars, em particular. Você deve empregar todas as ferramentas do seu arsenal: e-mails, promoção no website, nas redes sociais, banners, e assim por diante. Usar múltiplos canais para dar publicidade ao seu webinar irá gerar mais interesse e inscrições e, em última análise, receita.

5. Ajude o seu webinar a continuar vivo.

Uma vez que você tiver criado algo especial, dê a ele muito tempo para brilhar. Após o evento, continue a alavancar o conteúdo, para que o seu árduo trabalho continue a recompensa-lo depois de ter desligado as conexões do webinar. Explore as diferentes maneiras de formatar o conteúdo adquirido através do evento e transforme-o em blog posts, e-books, infográficos e outras formas de promoção, que satisfaçam as necessidades da sua organização.

Seguindo esses cinco passos para criar um webinar de primeira classe e para otimizar os resultados, você deve emergir do evento com novos e fortes relacionamentos com a sua audiência, sólidos novos leads e uma riqueza de conteúdo, que o deixará convencido que realizar um webinar vale a pena o esforço dispendido.

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Sobre a autora: Com um bacharelado em Língua e Literatura/Cartas Inglesas pela Universidade da Califórnia em Berkeley, e com um Mestrado em Jornalismo pela American University, Cindy é uma escritora e editora autônoma experimentada.

Fonte: Act-On Software

Tradução: Fernando B. T. Leite

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