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HyTrade Inbound Marketing

8 Passos para aumentar os resultados dos seus eventos com automação de marketing

por dionei

Por Silvio Tanabe

Eventos presenciais são os meios mais eficientes para fortalecer o relacionamento com o mercado na avaliação de 31% dos profissionais de marketing dos EUA, de acordo com relatório realizado pela associação E2MA reunindo CMOs de todo o país. Para 51% dos pesquisados, estar cara a cara com potenciais clientes aumenta as chances de fechar negócios, além de uma oportunidade para destacar os diferenciais de seus produtos aos principais executivos das empresas.

O estudo também serve de referência para o Brasil, onde o contato pessoal é muito valorizado em todos os níveis. E, tanto lá como aqui, o grande desafio para as empresas que investem em feiras, conferências, seminários, exposições e convenções é aumentar o ROI dos eventos, já que esse tipo de investimento costuma ser bastante alto.

Não importa qual tipo de evento sua empresa esteja planejando participar, a adoção de uma plataforma de automação de marketing é capaz de maximizar resultados e aumentar negócios por permitir maior contato e interação com o público-alvo antes, durante e depois dos acontecimentos, através da integração de diferentes canais online como website, e-mail marketing, landing pages, e-books e redes sociais. Abaixo, elaboramos uma sequência de oito passos para aumentar seu retorno em eventos com a utilização da ferramenta.

1. Facilitar a definição de objetivos: Quer você pretenda fazer um evento com mais de 500 participantes ou um almoço com uma dúzia de executivos, o primeiro passo é sempre ter uma ideia clara sobre qual ou quais objetivos precisam ser alcançados. Geração de leads qualificados, identificação dos decisores da empresa e fortalecimento da marca junto ao público-alvo são alguns exemplos.

2. Definir quando, onde e como realizar as inscrições: Os objetivos e o público-alvo, por consequência, exercem influência direta sobre como os convites serão distribuídos. Se a meta é gerar leads, a melhor forma de obter inscrições é por meio de e-mail marketing, landing pages, publicidade online, redes sociais e convites personalizado diretamente para a sua base de dados. A automação de marketing permite integrar todas essas ações em uma única plataforma, tornando as atividades mais simples, práticas e eficientes.

3. Gestão dos cadastros: a plataforma também permite monitorar os canais preferidos pelos participantes para realizar as inscrições e, assim, direcionar os seus esforços em aprimorá-los. Depois de inscritos, é possível programar uma sequência de lembretes à medida que a data do evento se aproxima.

4. Disponibilizar informação: Integrada ao CRM da empresa, a plataforma de automação de marketing disponibiliza imediatamente para a equipe comercial as informações sobre os leads obtidas durante o evento.

5. Classificar e priorizar: Por meio de um sistema de pontuação, a automação de marketing permite classificar os participantes dos eventos de acordo com o porte, capacidade e interesse em investir em seus produtos, servindo como um filtro para a equipe de vendas.

6. Fornecer conteúdos: A classificação dos leads mais preparados para fechar negócios depende do interesse sobre a sua marca e suas soluções. Para elevar esse nível é necessário elaborar uma estratégia de conteúdo (artigos, newsletters, vídeos, etc.) capaz de “educar” os prospects sobre os seus diferenciais.

7. Analisar métricas: Além de integrar diversas ações de marketing digital, a plataforma de automação de marketing também fornece indicadores para avaliar os resultados, facilitando ao gestor identificar os canais e atividades que trazem maior retorno.

8. Obter feedback: Após o evento, é fundamental obter feedback dos participantes para conhecer o seu nível de satisfação e se estão prontos para um contato comercial efetivo. Há diversas formas de captar essas informações, sendo uma das mais práticas o uso de formulários online. Plataformas de automação de marketing já possuem esse recurso, permitindo realizar a pesquisa não só com rapidez mas também já integrar as informações para o CRM, onde ficarão disponíveis para as áreas de marketing e de vendas.

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Sobre o autor: Jornalista, pós-graduado em comunicação com o mercado pela ESPM, Silvio possui vasta experiência em marketing digital, comunicação e empreendedorismo, foi editor da Revista Supergiro, consultor da Magoweb e fundador da Clínica Marketing Digital, trabalha em parceria com a HyTrade no desenvolvimento de mercado e novos negócios.

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