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A História do Spam no Marketing

por HyTrade
História do Spam

“Em dois anos, o spam será resolvido” – Bill Gates, 2004.

Um espaço virtualmente não regulamentado, a Internet está cheia de indivíduos e de empresas bordejando a área cinzenta das melhores práticas do marketing. Faça login online e, dentro de poucos minutos, você certamente será exposto a spam. Se estiver na sua caixa de entrada, ou de mensagens diretas, não demorará muito para que você receba uma barragem de tentativas falhas de spam de marketing.

Atualmente, existe uma miríade de tipos de spam, incluindo e-mail, mídia social, máquinas de busca e mais. Apesar da previsão de Bill Gates, o problema do lixo eletrônico de correspondência e de postagens não foi resolvido. Na realidade, ele piorou.

Neste artigo, nós mergulharemos um pouco mais profundamente na história do spam e o que países estão fazendo hoje para quebrar esta área cinzenta do marketing, que é cara e que consome tempo.

A História do Nome Spam e os Exemplos Iniciais

  • O que é spam?

Fazer spam eletrônico é o ato de usar plataformas de mensagens eletrônicas para enviar mensagens não solicitadas (spam). Frequentemente, o spam é publicidade enviada repetidamente pelo mesmo site. O tipo de spam eletrônico mais amplamente reconhecido é o spam por e-mail, mas este termo também pode ser usado para descrever spam de máquinas de busca, spam da mídia social, spam de app para dispositivos móveis, spam em blogs, wiki spam, spam de fóruns e muitos mais.

  • De onde veio a palavra spam?

No século XX, o ato de enviar mensagens não solicitadas recebeu esse nome de “Spam”, um produto alimentício não apreciado por muitas pessoas. Distribuído pela Hormel e vendido em todo o globo, o Spam é presunto temperado precozido e enlatado (Spam = spiced ham), que foi inicialmente lançado no mercado em 1937. A analogia também foi inspirada por um quadro do grupo Monty Pyton, sobre um cardápio que inclui spam em todos os pratos. A referência é uma maneira linguística de dizer que o spam eletrônico é onipresente e indesejado.

  • Como era o spam nos dias iniciais?

O spam publicitário não começou no século XX; na realidade, ele começou bem antes de 1900. Todavia, antes de 1970, este tipo de spam não era muito conhecido. Um dos primeiros casos relatados foi um telegrama de dentistas de Londres, os senhores Gabriel. Em maio de 1864, a empresa enviou mensagens não solicitadas a membros do Parlamento Britânico para informa-los que o consultório dentário estaria aberto até o fim de outubro, das 10 horas da manhã até as 5 horas da tarde. Ao receber este anúncio publicitário, um destinatário ficou tão indignado que enviou uma queixa ao editor do jornal The Times of London, que é mostrado a seguir. O primeiro caso de spam que se tornou viral? Possivelmente sim. Milhares de moradores de Londres viram a carta no jornal, um feito não muito fácil naquela época.

História do Spam

Ao editor do The Times: Senhor, ao chegar em casa ontem à tarde um telegrama do London District Telegraph , a mim endereçado, chegou-me às mãos. O texto dizia o seguinte:
Os senhores Gabriel, dentistas, Harley Street, 27, Praça Cavendish. Até outubro, o atendimento profissional dos senhores Gabriel, na Harley Street, 27, será das 10 às 5.
Eu nunca tive qualquer relacionamento com os senhores Gabriel e pergunto com que direito eles me perturbam por meio de um telegrama, que, evidentemente, é um simples instrumento publicitário? Uma palavra sua, eu tenho certeza, poria um ponto final neste intolerável incômodo.Eu incluo o telegrama e assino seu humilde servidor, M.P.
Upper Grosvenor Street, 30 de maio.

Tipos de Spam no Marketing

Como consumidores atuais, nós somos mestres em rapidamente reconhecer anúncios. Seja um patrocínio de produtos no seu programa favorito, ou um patrocínio no Facebook, você pode, intuitivamente, identifica-lo a uma milha de distância. Mas, quão bem treinado está o seu olho para identificar spam? Vamos mostrar alguns dos tipos mais prevalentes de spam de marketing online.

Spam de E-mail Marketing

Uma das primeiras e mais comuns táticas de spam é a de e-mails não solicitados. Nós podemos agradecer a Mr. Gary Thuerk da Digital Equipment Corp. pela primeira massa de e-mails não solicitados. Em 1978, para promover um novo tipo de computador, Thuerk enviou um e-mail via ARPANET (o precursor da Internet) para 393 usuários que não optaram por receber o anúncio. A tática de Thuerk foi responsável pela venda de muitos computadores, mas também deu a ele o apelido de “Pai do Spam”.

Com a evolução dos e-mails, também evoluíram os métodos e as estratégias dos profissionais de marketing online e dos publicitários. Em meados da década de 1990, o ambiente estava cheio de profissionais de marketing, que estavam testando as águas para ver o que poderia ser feito, até que tecnologias foram adaptadas para filtrar a maioria dos spam. De acordo com a Bloomberg, ainda hoje, quase 86% do tráfego mundial de e-mails é constituído por lixo de e-mails não solicitados . Os ataques de pequenos lotes superam os mais sofisticados filtros de e-mails, continuando a somar bilhões de e-mails não solicitados enviados diariamente.

História do Spam

Spam em Buscas e Marketing de Conteúdo

Os seguintes na popularidade dos spam são os spam cujo objetivo é afetar as classificações das máquinas de busca e os esforços do marketing de conteúdo. Obter a classificação no 1 de uma palavra-chave muito competitiva, mesmo que por um dia, pode ser extremamente lucrativo para alguns websites. Frequentemente, este tipo de spam é feito das seguintes maneiras:

  • Sucatear site e duplicar conteúdo: Sites maldosos construirão programas para garimpar e indexar conteúdo de um website, repostar (redirecionar) todo esse conteúdo e hospeda-lo no seu próprio website. Essencialmente, eles replicam um site sem permissão, em seu próprio benefício.
  • Construir links: Esta é uma tática comumente conhecida para melhorar as classificações, mas quando for feita de maneira incorreta, pode ser vista como spam. Links obtidos num site por pagamento via redes, em excesso (ou através de maneiras naturais), em fóruns ou em comentários e forçados num site via um código injetado são exemplos do uso de links como spam.
  • Conteúdo de baixa qualidade: Um site que regularmente publicar conteúdo que não for visto pelos visitantes, que não for considerado útil, ou que não for bem escrito, ou seja, de baixa qualidade, pode ser considerado spam por alguns membros da comunidade do marketing (é claro que aqui existe uma categorização subjetiva).
  • Encaminhador: Um site que enviar tráfego de spam para o seu site e visitantes que são robôs e não reais seres humanos são considerados “spam por encaminhamento”.

Spam de Publicidade Paga

  • Fraude de pagamento por clique: Anúncios nos quais empresas pagam por cada usuário que clicar são chamados de anúncios de pagamento por cliques. Uma maneira comum de fazer spam ou fraude dos PPCs envolve falsos cliques. A fraude dos cliques ocorre quando a empresa que vende a publicidade usa “falsos” usuários para clicar nos anúncios. Esses são usuários que não têm interesse nos anúncios. Isto é feito como um esforço para aumentar o custo para o anunciante final.

Imagine todo o custo extra se o seu anúncio PPC for clicado por usuários que não têm a intenção de comprar o seu produto! A fraude dos cliques pode afetar seriamente o seu desempenho; definitivamente, isto é algo contra o que você deve se prevenir. Aprenda como identificar a fraude dos cliques neste artigo.

O Spam da Mídia Social

Mesmo o mais bem intencionado dos profissionais de marketing pode ser culpado de fazer spam com a sua audiência. No longo prazo, é claro que algumas táticas comuns estão bem. Mas, quando você exagerar, uma boa estratégia de marketing pode dar errado. Você é culpado de fazer spam com os seus seguidores sociais? Verifique como algumas destas táticas comuns de marketing podem dar errado:

Marketing Correto

Marketing Errado

Enviar mensagens diretas aos seus seguidores agradecendo-os por segui-lo Enviar mensagens diretas automáticas a promoções e ofertas especiais dos seus seguidores, agradecimentos e links múltiplas vezes por dia
Pedir aos seus clientes para fazer uma revisão da sua empresa no Yelp Pedir aos funcionários, amigos e clientes para configurar contas falsas para fazer revisões da sua empresa diversas vezes no mesmo website
Enviar mensagens e atualização de status promovendo os seus produtos e serviços Múltiplos anúncios duplicados de auto serviço como atualização de status, pagar falsos usuários para retuitar, compartilhar, ou reenviar os seus conteúdos duplicados de auto serviço
Agradecer uma nova conexão no LinkedIn por haver conectado com você Enviar mensagens não solicitadas no LinkedIn pedindo endossos, revisões, ou referências de negócios
Usar hashtags e rotulagem para promover os seus clientes, parcerias, funcionários e outros online Rotular outras contas em mensagens para promover a sua empresa ou seus produtos, simplesmente para tentar chamar a atenção
Comentar e fornecer feedback sobre um artigo ou blog post Comentar sobre itens promocionais de auto serviço num artigo ou blog post que não forem relevantes para a sua empresa

Como Mitigar e Eliminar o Spam

Com a grande prevalência online do spam comercial, o que está sendo feito para mitiga-lo? Alguns países têm apoiado legislação para prevenir e penalizar as empresas e os indivíduos que participarem de táticas maldosas e nefastas de spam. As pessoas ou organizações que forem pegas desobedecendo regras e regulamentos podem ser multadas em milhares de dólares se não os cumprirem.

A legislação anti-spam do Canadá chegou às manchetes globais, estabelecendo um exemplo para outros países que procurarem reduzir os efeitos do spam sobre a sua infraestrutura e economia. Todavia, muito mais ainda precisa ser feito para ajudar a elevar a consciência e colocar um fim no spam online. Países como a Alemanha, França, Japão e outros estão na dianteira para ajudar a eliminar o spam para sempre. No Brasil há o site Antispam.Br que é uma iniciativas coordenada pelo NIC.Br e pela CETIC.Br.

Muitas despesas ocultas estão associadas ao spam, fazendo mal a muitas empresas e indivíduos e custando a eles tempo e dinheiro ganho arduamente. Não é de admirar que países estejam fazendo o que podem para adotar e fazer cumprir legislação para abordar as terríveis consequências do spam.

Dicas para Evitar Spam

Como um consumidor, há algumas coisas que você pode fazer para evitar ser vitimado pelo spam. Em primeiro lugar, é importante estar atualizado sobre as últimas táticas e tendências do spam. Leia recursos anti-spam promovem rede comercial responsável, e verifique as melhores ferramentas para evitar e manter o spam.

O spam jamais irá parar? Não é provável que ele vá desaparecer completamente, mas, você pode trabalhar para diminuir os seus efeitos sobre a sua empresa, agora que você está armado com mais informação sobre ele.

Veja alguns valiosos recursos da luta contra o spam:

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