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5 táticas futurísticas de e-mail que você pode implementar hoje

por dionei

Por Lisa Cannon

Cinco taticas futuristicas de email que voce pode implementar hoje VIOs profissionais de e-mail marketing têm dificuldades para se antecipar aos concorrentes. Enviar o mesmo tipo de mensagem semana após semana pode desencadear uma diminuição no ritmo dos retornos. Mesmo assim, é amedrontador tentar alguma coisa nova e, além do mais, quem tem recursos para desenvolver novas estratégias de e-mail marketing dia sim dia não?

Esta é uma das muitas razões pelas quais Linda West, Gerente de Geração de Demanda da Act-On Software, recentemente uniu forças com Matt Byrd, Gerente de E-mail Marketing da Litmus, para apresentar as suas táticas futurísticas para melhorar os resultados das campanhas por e-mail. Estas dicas representam as últimas tendências e as melhores práticas das pessoas que conhecem este assunto, com exemplos que mostram como marcas líderes as estão colocando em ação.

A seguir, está uma lista dos tópicos que eles cobrem no webinar on-demand (sob demanda). Dê uma olhada e veja como muitos deles você poderia estar usando para conseguir mais conversões e melhores resultados para os seus programas por e-mail.

1. E-mail disparado por comportamento

As mensagens disparadas são enviadas automaticamente quando um usuário age (ou deixa de agir) de uma maneira específica. A ação pode incluir assistir a um vídeo, abandonar um carrinho de compras, baixar (fazer download) um documento, participar de um webinar, ou entrar num concurso. Esta é uma maneira comprovada de enviar a mensagem correta no momento adequado. Quando um e-mail é, ao mesmo tempo, oportuno e relevante, as taxas de cliques aumentam e, consequentemente, as conversões.

Mesmo sendo uma arma poderosa, os e-mails disparados são frequentemente pouco usados. Uma pesquisa da Marketing Sherpa indica que muitas empresas estão usando respostas automáticas para e-mails de boas vindas, de agradecimento e transacionais (como recibos). Entretanto, apenas 24% das empresas o estão usado para mensagens disparadas por uma data (como aniversários), e apenas 18% delas o usam em resposta a comportamento em websites. Isto significa que há uma grande probabilidade de você achar que essas mensagens disparadas são uma boa maneira do seu e-mail se sobressair na multidão que existe nas nossas caixas de entrada.

2. Os e-mails lideram programas estimulantes

Cinco taticas futuristicas de email que voce pode implementar hoje IIUma campanha conta gotas é um fluxo automático de e-mails com uma série de mensagens relacionadas, enviadas durante um determinado período de tempo. Tais e-mails são usados para diversos propósitos, que incluem testes gratuitos. Eles realmente brilham quando lideram programas estimulantes. Estes são uma série de e-mails progressivos designados a guiar um prospecto através de uma sequência de passos, cujo objetivo é aquecer um lead e deixa-lo pronto para ser convertido. Configurar um programa estimulante pode dar muito trabalho, mas ele pode levar a recompensas de longo prazo. Um único e-mail não pode conseguir o mesmo resultado que uma série de e-mails pode.

Além disso, você pode assegurar-se de que cada mensagem seja dirigida para onde está o prospecto no ciclo de vida, com conteúdo e mensagem personalizados para satisfazer os interesses e necessidades do prospecto. E esses leads, uma vez aquecidos, têm uma maior probabilidade de comprar mais, uma vez convertidos, porque eles estão mais bem informados. De acordo com a Marketing Sherpa, as marcas que estimulam leads têm um retorno sobre o investimento 45% maior do que as que não estimulam. E, de acordo com o Grupo Annuitas, leads estimulados compram 47% mais que os não estimulados.

3. Mídia embutida e interatividade

Simples e-mails funcionam bem, mas outra maneira de se destacar numa caixa de entrada atulhada é acrescentar algum toque especial. GIFs animados podem constituir uma tática eficaz para fazer o seu leitor olhar duas vezes. Eles podem ser uma boa maneira de demostrar uma característica de um produto, ou de acrescentar vida e profundidade a uma foto (veja alguns bons exemplos de cinemagraphs, que são ciclos animados realísticos). Um vídeo HTML5 pode ser outra maneira de acrescentar movimento e interesse ao seu e-mail, mas ele é apenas compatível com clientes de e-mail do Apple mail, do iPhone ou do iPad e do Outlook.com.

Os e-mails também podem ser interativos, o que é um desenvolvimento emocionante. Scratch-it (arranhe aqui) é uma nova tecnologia que cria e-mails com efeitos especiais semelhantes aos de um bilhete de loteria de arranhar. Embora seja fácil de perceber como essa tecnologia vai cansar rapidamente, ela é uma forma interessante de se destacar numa caixa de entrada cheia de mensagens.

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4. Projeto e-mail responsivos

O uso de dispositivos móveis está explodindo, especialmente quando se tratar de e-mails. Sendo profissionais de marketing, nós sabemos disso. De acordo com EmailClientMarketShare.com, 43% dos e-mails são abertos em dispositivos móveis. Este é um crescimento de 400% em apenas três anos. Portanto, se você não está configurando os seus e-mails para serem lidos em dispositivos móveis, você está perdendo uma enorme porcentagem da sua audiência. Então é importante entender o uso dos dispositivos móveis pela sua própria audiência. Algumas organizações acham que os seus clientes e prospectos raramente usam e-mails em dispositivos móveis. Mas, isto vai provavelmente mudar, à medida que os dispositivos móveis tornam-se cada dia mais onipresentes.

Responsivo é uma abordagem avançada de projeto designada para responder ao tamanho da tela do leitor. Isto significa que o conteúdo será redimensionado, recolocado, ou removido com base no dispositivo que está sendo usado pelo cliente. Algumas formas de certificar-se que os e-mails serão recebidos por dispositivos móveis incluem:

  • ☑ Usar uma única coluna de conteúdo
  • ☑ Criar uma forte hierarquia visual
  • ☑ Fazer botões grandes
  • ☑ Otimizar o texto do título

Você pode também usar ferramentas como Litmus (que é facilmente integrada na prévia de e-mail do Act-On), para ver como o seu e-mail vai ficar em diferentes tipos de dispositivos e de leitores móveis.

5. Híper direcionamento

Cinco taticas futuristicas de email que voce pode implementar hoje VEste termo foi cunhado pelo Myspace em 2007. Basicamente, ele significa uma segmentação baseada em interesse. Você provavelmente já cria listas de segmentos para enviar e-mails, cujo conteúdo é dirigido a diferentes pessoas, com base nas suas atividades, títulos e comportamentos. Mas, com conteúdo dinâmico, você pode ser ainda mais específico. De fato, usando conteúdo dinâmico, você pode criar um único e-mail que pode ter milhares de combinações diferentes e de convites para ação.

Criando várias diferentes versões de conteúdo, relevante para algum fator específico (por exemplo, um comportamento de compra de um cliente) você pode aumentar os engajamentos e as conversões. Cada comprador potencial deve ser reconhecido como um indivíduo, com necessidades próprias e que evoluem. O conteúdo dinâmico é uma grande maneira de criar marketing mais personalizado e feito sob medida para os interesses de cada tipo de cliente.

Entre no futuro do marketing por e-mails

Os e-mails foram uma das primeiras técnicas de marketing online realmente eficazes, e ainda é uma das mais bem sucedidas. Mas, a maioria dos programas de e-mail está apenas arranhando a superfície do que é possível fazer. Assista a este webinar on demand (em inglê) para ter uma visão de perto das muitas táticas avançadas de e-mails que hoje estão disponíveis. Veja exemplos reais de marcas de sucesso como Pizza Hut, Hipmunk, Bank of America, AutoTrader e outras. Descubra como os profissionais de marketing que pensam adiante estão criando experiências estimulantes, personalizadas e interativas para as suas audiências, e obtendo uma enorme vantagem sobre a concorrência.

Para assistir ao webinar, clique na imagem:

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Sobre a Autora: Lisa Cannon é uma escritora e editora sênior na Act-On Software, baseada em Portland, nos EUA. Ela possui mais de 25 anos de experiência como redatora de marketing, diretora editorial e gosta de especializar-se em transformar temas complexos e técnicos em textos de fácil compreensão.

Fonte: Act-On Software

Tradução e edição: Fernando B. T. Leite

® Copyright: Todos os artigos da Act-On são traduzidos com autorização.

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