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Depois do webinar: 7 passos para o engajamento contínuo da audiência

por dionei

Por Rachel Rosin

O que acontece depois do webinar é até mais importante que o que acontece antes dele. É uma grande oportunidade para gerar leads adicionais, propiciar engajamento evolutivo, planejar como melhorar o evento seguinte e redirecionar o seu webinar com peças adicionais de conteúdo.

Veja sete maneiras de obter o máximo dos seus investimentos num webinar:

1. Poste e promova registro sob demanda

Muitos profissionais de marketing geram tantos leads através da versão sob demanda do webinar quanto eles o fazem através da versão ao vivo. Veja como eles fazem isto:

  • Uma vez que o evento estiver completo, poste o registro sob demanda no dia seguinte e envie um e-mail informando os participantes e aqueles que perderam o seu webinar ao vivo que a versão sob demanda está pronta para ser vista.
  • Faça a sua equipe promover o webinar através de e-mail e da mídia social pelos próximos 30 a 60 dias. Os seus primeiros e-mails devem ser enviados para agradecer as pessoas que participaram ao vivo, e para informar os que se registraram e que não participaram que eles ainda têm um relacionamento com você.
  • Depois disso, torne o webinar sob demanda uma chamada para ação num blog post sobre um tópico intimamente relacionado, ou ofereça-o numa newsletter. Uma cadência uniforme das atualizações na mídia social, no Twitter e no LinkedIn, também levarão prospectos adicionais ao webinar sob demanda.

Nota: Se você fizer webinars com regularidade, é uma excelente ideia ter um centro de recursos de eventos com registros disponíveis sob demanda e notificações dos próximos eventos.

2. Faça seguimento com os leads

Tenha um plano de seguimento passo a passo e bem definido para os leads obtidos através do webinar. A maioria das plataformas de webinars o deixa ver quem participou e durante quanto tempo eles permaneceram no evento. Estes são bons dados para pontuar o comportamento dos leads. Por exemplo, de três que se registraram, um pode não ter participado ao vivo; um pode ter começado e então ter saído do evento depois de 5 minutos; o terceiro pode ter permanecido até o final e pode ter feito uma pergunta na seção de perguntas e respostas. Esse terceiro indivíduo é o que mostrou o maior interesse e que deveria receber uma pontuação de acordo com isso.

Os dados do evento não apenas ajudam as vendas e o marketing a priorizar o seguimento, como também oferecem uma oportunidade para personalizar a sua abordagem.

Veja duas categorias básicas de leads:

  • Leads que se registaram para o webinar e que participaram ao vivo.
  • Leads que se registaram para o webinar e que não participaram ao vivo.

depois do webinarA prática mais comum é para as vendas seguirem os leads que participaram ao vivo do webinar e se parecem muito com o personagem do comprador ideal. O marketing tipicamente pode fazer o seguimento do resto, mas, em alguns casos, as vendas também podem querer fazer o seguimento dos que não participaram ao vivo, usando diferentes tipos de argumentos. Na maioria dos casos, ambos os tipos são bem servidos por táticas baseadas em nutrição através de e-mails.

3. Informe as vendas sobre o evento

Se as vendas estiverem seguindo todos os leads do webinar, garanta que eles estejam preparados com toda a informação sobre o webinar, como o assunto, o apresentador e as mensagens mais importantes, bem como as para levar para casa. Você pode ainda disponibilizar simples roteiros para seguimento, e/ou modelos de e-mails.

4. Desenvolva blog posts usando conteúdo do webinar

Você pode usar resultados de pesquisas, recapitulações do evento e perguntas e respostas feitas ao apresentador, como o assunto para inúmeros blog posts. Se você escrever um blog post baseado nas perguntas que não foram respondidas durante o webinar, você pode inclui-lo num futuro e-mail para os prospectos que participaram ao vivo, para que eles possam ver as respostas às suas perguntas.

5. Crie mais conteúdo baseado no webinar

depois do webinarVocê também pode usar o conteúdo criado para o webinar como base de um documento técnico ou de um e-Book. Isto pode ser criado usando uma transcrição editada do evento e os diapositivos (slides) do apresentador. Você pode também ser capaz de criar um infográfico, um podcast, ou uma apresentação em SlideShare (conjunto de slides para compartilhamento).

6. Meça os resultados

Agora que o webinar aconteceu, você pode medir o número de participantes e/ou de leads gerados, bem como conhecer outras métricas secundárias. Apenas lembre-se que se você publicar uma versão sob demanda do evento, ela ajudará a aumentar a sua visibilidade e pode continuar a gerar leads no decorrer do tempo. De fato, muitos webinars geram tantos leads através da versão sob demanda, como através da versão ao vivo. Pense sobre fazer uma pesquisa pós evento, para perguntar aos participantes do que eles gostaram e do que não gostaram; você pode também perguntar sobre os assuntos que eles gostariam que você abordasse futuramente. Isto pode ajuda-lo a criar um webinar do qual as pessoas realmente irão querer participar, ou que se sintam um pouco responsáveis pela sua realização.

7. Planeje o seu próximo webinar

É mais fácil ter sucesso com webinars se você hospeda-los regularmente. Você se aprimora em produzi-los e as suas promoções assumem uma cadência que as pessoas esperam. E você pode conseguir melhores apresentadores.

Você pode começar com um por trimestre, e então chegar a organizar até um por mês. Um programa de webinars bem elaborados aumentará a sua visibilidade, aumentará o engajamento e irá melhorar os seus resultados.

Interrogue a sua equipe para determinar como foi o seu desempenho e como melhora-lo no próximo evento. Pontos para discussão:

  • Você conseguiu o número de participantes que você esperava conseguir?
  • Quais canais de promoção funcionaram melhor?
  • As chamadas para ação dos seus e-mails de seguimento funcionaram?
  • Quantas conversões você obteve, e de que tipo?
  • Como foi o desempenho do seu apresentador?

Veja os seus relatórios de desempenho. As pessoas estiveram interessadas e engajaram? Elas permaneceram durante toda a apresentação? Você é capaz e identificar onde o conteúdo prendeu a atenção dos participantes e onde não prendeu? Estas percepções podem ajuda-lo a melhorar na sua busca por criar webinars de sucesso.

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Sobre a autora: Rachel Rosin é responsável pelo desenvolvimento e a execução de webinars e de campanhas de e-mail que têm o objetivo de atrair, capturar e nutrir prospectos e leads. Ela é também uma participante importante no desenvolvimento de conteúdo para leads e para o cultivo da linha de abastecimento, com foco em aumentar as taxas de conversão.

Fonte: Act-On Software

Tradução: Fernando B. T. Leite

® Copyright: A HyTrade é agência parceira da Act-On e todos os artigos são traduzidos e republicados com autorização.

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