Entrevista com Neil Patel sobre KindAds, Cripto Publicidade, Empreendedorismo e Regulamentações

Por Alex Moskov

Neil Patel é um renomado profissional de marketing e empreendedor, conhecido por ser cofundador de ferramentas de marketing e plataformas como QuicksproutCrazy EggHello BarKISSmetrics. Ele trabalhou para companhias como a NBC, Amazon, GM, HP e Viacom para ajuda-las a aumentar sua receita.

Seus elogios incluem ser nomeado um dos 10 principais profissionais de marketing pela Forbes, um dos principais 100 empreendedores abaixo de 35 anos de idade pela Nações Unidas e um dos principais 100 empreendedores abaixo dos 30 anos de idade pelo Presidente Obama.

KindAds

Neil também é um conselheiro da KindAds, uma plataforma publicitária, cujo objetivo é mostrar para as audiências anúncios mais amigáveis para os usuários e criar mais valor para os anunciantes.

Na seguinte entrevista, nós discutimos a KindAds, os efeitos da proibição da publicidade das criptomoedas , o empreendedorismo blockchain, regulamentações, ICOs (Initial Coin Offerings, ou ofertas iniciais de moedas) e a evolução deste espaço.

Como é um dia na vida de Neil Patel? Especialmente agora que você está sendo mais envolvido no espaço das criptomoedas?

Ele não tem mudado muito. Eu ainda acordo de manhã e verifico os e-mails. Eu leio bastante os sites de tecnologia. Agora, eles também são os sites de tecnologia e os sites de criptografia. Eu verifico CoinMarketCap provavelmente cinco vezes por dia. As coisas flutuam bastante, mas isto está ficando cada vez mais surpreendente, porque eu estou me acostumando com as flutuações. Além disso, há ainda bastante das mesmas velhas reuniões, telefonemas. Muito disto não mudou. É apenas aprender mais sobre criptografia porque eu acredito que este é o futuro. Apenas procurando ter certeza de que eu esteja a par de tudo.

Neil Patel (com cabelo).

Neil Patel (com cabelo).

Quando começou a sua jornada no mundo da criptografia, ou como isto aconteceu?

Eu estava trabalhando com algumas pessoas que eu conheço no Brasil, e nós queríamos criar uma plataforma publicitária para pessoas que estão fazendo publicidade, mas usando tecnologia blockchain. Eu estava achando isto “cool” (bacana). E foi assim que apareceu a KindAds e eles disseram que gostariam muito de ter-me como conselheiro. Porque eu também tenho muito conhecimento na arena do marketing digital, pelo menos eu acho que tenho. Agora, quando se tratar de anunciantes e editores, e eu trabalhei com essas pessoas no passado, eles disseram que este era o sonho deles. Eles são rápidos na execução e então eu os estou apoiando como consultor.

Eu tenho certeza de que você pode iluminar bastante sua experiência com este projeto específico. O que fez você escolher KindAds sobre todos os outros projetos no espaço publicitário de blockchain?

Estes caras também têm muito conhecimento sobre o mundo publicitário. Eles são donos de uma agência e têm toneladas de clientes. Eles lidam com muito dinheiro. Eles são bem conectados e esta não é a primeira agência de publicidade da qual eles são donos. Eu acho que um deles acabou de vender sua última agência de publicidade no ano passado. Logo, eles têm feito isto por muitos anos. Eles têm mexido com isto, ao contrário das outras tecnologias no espaço blockchain.

A maior parte dos outros caras é formada por desenvolvedores, portanto eles não sabem como contratar editores, ou eles não sabem como contratar publicitários. Estes caras não apenas sabem como fazer isto, como eles já têm acesso a muitas pessoas como essas, porque eles já trabalham com muitíssimas companhias.

KindAds

Página inicial do site da KindAds

A melhor parte é que essas pessoas que se envolvem em criptografia são do tipo quanto dinheiro eu posso ganhar nisto? Isto pode aumentar? Estes caras realmente querem resolver um problema, e eles ainda fazem isto. E, se você olhar, verá que eles estão enviando produtos que funcionam. Como sabemos, é muito raro no mundo da criptografia as pessoas enviarem produtos. Eu acho que foi na semana passada, ou na semana anterior que eles lançaram uma integração com o MailChimp e eles têm todo este modelo, no qual eles também são realistas. Como sabemos, eles não pensam em esmagar o Google e o Facebook. Qualquer pessoa lhe dirá que isto não é realista.  Se as companhias estiverem anunciando no Google e no Facebook e isto for rentável, elas não vão parar apenas para ir ao blockchain. Isto é um monte de besteira. Mas o que você verá é que se você puder criar um bom e único ângulo, haverá algo assim, o Google e o Facebook já têm anúncios nativos. Porque não poderemos focar em anúncios através de e-mails e enviar notificações, o que é um enorme mercado? Eles convertem melhor que os anúncios nativos, mas não há nenhuma rede real e popular para eles.

Portanto, eles estão tomando uma fatia e eventualmente eles irão se expandir em mais territórios. Alguns desses territórios vão se sobrepor aos do Google e do Facebook, mas esta é realmente uma abordagem inteligente. Eles vêm isto como empreendedorismo, em vez de algo do tipo eu vou desenvolver algo e tentar enriquecer rapidamente, em comparação ao que são estes caras, que acham que este precisa ser um negócio real e sustentável, que funcione. Nós precisamos ter tração e pessoas que usem esta coisa. Eles pensam que não importa se o mercado for bem ou ruim, nós iremos adiante com isto. Nós estamos construindo um produto e o estamos enviando. Nós não nos importamos de esperar pela festa e pela fama, ou por qualquer coisa que as pessoas nomearem. Eles estão tentando fazer um negócio real, porque eles o veem como uma dor e estão apaixonados por ela.

Bem, isto é muito bacana. Eu realmente não entendo a lógica de projetos que tentam ir adiante para enfrentar Google e Facebook. Para fins de discussão, vamos considerar a ideia desses projetos que estão tentando tirar os usuários dos anúncios do Facebook e do Google. O que você acha que esses projetos de marketing digital baseados em blockchain teriam que fazer para conseguir, se possível, ir atrás do Google e do Facebook?

Isto não é assim.

As pessoas pensarão que o Facebook está tirando participação de mercado do Google, mas isto não funciona assim. Se você for uma companhia e gastar 100 dólares para ganhar 200 dólares como retorno, você pararia de anunciar no Google apenas porque o Facebook apareceu? Se você gastar 100 dólares no Facebook e agora ganhar 300 dólares, você ainda não pararia de anunciar no Google, porque o Google ainda é rentável para você.

Em vez disso, você anunciaria em ambos e é isso que as pessoas não estão percebendo. Você não cortará a participação de mercado deles como se a BAT estivesse tentando criar um navegador. Todos que usam o Google obtêm uma promoção para usar o Chrome. Você pensa que realmente obterá uma participação de mercado tão grande?

KindAds

Página inicial do site da BAT.

Estes caras foram os fundadores do Mozilla, ou do Firefox, ou alguma coisa como essa e, se você olhar para isto, o Firefox foi esmagado pelo Google apenas porque todos usaram o Chrome. Eles têm um dos sites mais populares da web. Isto não é realista e eu acho que a jogada mais realista é, hey, nós iremos atrás de um segmento diferente em que você não está e que também seja rentável, para que, desta maneira, as pessoas irão para o Google, para o Facebook e para KindAds.

Porque, se agora mesmo você olhar para o mercado, Taboola, Outbrain, há tantas outras redes que estão sendo usadas e elas continuam a ser usadas porque são rentáveis. As companhias não anunciam porque elas gostam do Google e do Facebook, ou porque estão preocupadas com a privacidade dos dados no Facebook. Isto é puramente econômico e baseado em lucro.

Tudo isto se resume no retorno do gasto em publicidade e em quais canais estiverem disponíveis. Portanto, isto seria realmente interessante. Eu estou curioso para ver como evoluirá a KindAds, especialmente quando começar a obter cada vez mais parcerias. Uma coisa que eu amarei ver neste espaço é, como você estava dizendo, mais desses projetos enviando produtos e mostrando rentabilidade. No final do dia, blockchain é apenas uma tecnologia. Logo, trata-se de ver se estas companhias podem realmente usar tecnologia para trazer receita que, no espaço publicitário digital, seja o principal motivador de se um projeto terá sucesso ou não.

Eu concordo plenamente. Eu acho que o mercado eventualmente mudará e se adaptará, e perceberá que tudo isto ocorre porque você também acertou antes quando disse que o Google e o Facebook e todos esses participantes virão a este espaço e eles esmagarão todos os pequenos.

Você precisará ter algo que seja defensável e você precisará ter algo que seja um ângulo único e idealmente algo de que eles não irão atrás, para que, desta maneira, eles tecnicamente não o esmagarão.

Portanto, como você vê o espaço da cripto publicidade evoluir em termos da proibição de publicidade no Facebook, Google, Twitter, no qual cada plataforma deste tipo parece estar tentando sufocar, com toda razão, pois, há muito lixo que passou pelas frestas em 2017. Basicamente, como você espera que os projetos sejam capazes de sair pelo mundo sem estes canais?

Eles terão que fazer mais marketing inbound orgânico, como a imprensa, e o marketing na mídia social. Telegram não é tão eficaz, embora as pessoas digam que é, mas você olha e vê pessoas que têm como 50.000 membros do Telegram e seus preços ainda estão em baixa porque você realmente não está obtendo pessoas que sejam realmente leais, que estejam usando o produto ou a plataforma. Diabos, alguns destes ainda nem estão desenvolvidos. Mas você precisa construir uma comunidade em torno deles.

Eu não estou falando de uma comunidade na qual eles estejam porque estão obtendo Airdrops gratuitos. Eu estou falando de você precisar construir uma comunidade de pessoas que acreditam no projeto, que sejam apaixonadas e que queiram idealmente usa-lo.

Sim, eu concordo totalmente. Muitos projetos estão se exibindo por terem algo como 15.000 usuários do Telegram, mas todos eles estão esperando passivamente para ver se uma Airdrop acontece, ou eles nem mesmo estão engajando ou logando no Telegram. Qual você diria que é a métrica para uma comunidade de sucesso?

Eu vejo como métrica para uma comunidade de sucesso o uso do app, uso do produto, pessoas batendo na porta e subscrevendo porque elas querem usar qualquer coisa que você estiver criando. Se você criar o “Uber” descentralizado, então é melhor você ter uma tonelada de pessoas usando seu app. Se você não tiver pessoas usando seu app, então isto não tem importância.

Todo o resto são periféricos como as comunidades Reddit. É maravilhoso apenas espalhar a palavra, mas, no final, o uso é que importa. Com base na maioria dos white papers para os projetos centrados em usuários de blockchain do ano passado, deve-se supor que as pessoas usarão suas fichas e que as pessoas realmente usarão suas plataformas. Isto criou essa necessidade de uma grande quantidade de usuários, e então, quando houver toda a proibição da publicidade, a publicidade de massa saiu pela janela para muitos desses projetos. Portanto, agora muitas pessoas estão empacadas em como obter esses usuários. Como construir essas comunidades? Será interessante ver como as coisas se desenvolverão para muitas pessoas em 2018. Como você vê o panorama do marketing digital evoluindo via blockchain? Como o blockchain irá mudar o panorama do marketing digital?

Bem, isto vai mudar o panorama do marketing digital porque você será capaz de cortar o intermediário mais que qualquer outra coisa. Eu sei que muitas pessoas estão falando sobre os direitos sobre os dados, privacidade e tudo isto, mas o que você verá como o Facebook tem tido muitos problemas de privacidade, e ainda assim, vamos admitir que você não está vendo o Facebook ser menos usado. As pessoas podem odia-lo, mas elas anda o usarão.

Eu aposto que se você olhar para os ganhos trimestrais deles, ainda serão melhores que os do ano passado. O que você realmente verá são pessoas cortando o intermediário, editores guardando mais dinheiro, publicitários ganhando mais, porque o que acontecerá é que os preços continuarão a aumentar e a economia simplesmente não funcionará para as pessoas.

Como você vê o mundo ICO mudar? Eu li um artigo no qual você foi citado dizendo que eles não deveriam alvejar investidores desacreditados e, francamente, não deveriam fazer marketing para levantar dinheiro e que as coisas estão clareando. Este é apenas o começo em relação à proibição da publicidade das criptomoedas. Como você vê as mudanças do mundo ICO em 2018?

KindAdsEu vejo onde as regulamentações ficarão ainda mais estritas, e eu acho que elas deviam. A razão pela qual eu digo isto é que você quer algo que flua livremente, para poder crescer, mas você precisa parar a corrupção das pessoas que estão levantando muito dinheiro, comprando casas enormes e Lamborghines e colocando no bolso todo o dinheiro que estão roubando. Eu não ligo para como você estrutura isto, ou mesmo se as pessoas estão de acordo com isto, mas eu não acho que isso seja certo. Eu acho que há necessidade disto ser regulamentado.

Se você olhar para muitas destas trocas, eu odeio dizer, há muita manipulação de preços acontecendo nessas trocas. As flutuações para muitas dessas moedas não são por causa das condições naturais desses mercados. Elas também ocorrem porque pessoas estão manipulando preços. E eu sei isto porque eu vou a algumas dessas conferências e ouço pessoas dizer que, bem, nós lançamos nosso ICO. Eu estou colocando muitos pedidos em nossos próprios produtos e nós estamos bombeando nossos preços e, então, iremos liquidar nossas próprias ações. Eu acho que isto é um negócio obscuro. Se quisermos que futuramente as crypto tenham sucesso, o que eu acho que acontecerá, nós também precisaremos nos livrar de muitos dos maus atores.

A crypto tem tocado muitos diferentes ramos de atividades. Todos esses poderosos canais podem ser usados para o mal, como, por exemplo, o marketing de influenciadores. Certos participantes serão pagos para tuitar sobre uma moeda. A moeda se valoriza 30%, 40% diretamente em relação a atenção gerada pelos tuites. Esse tipo de loucura.

Você sabe para quem eles também estão vendendo ao mesmo tempo, certo? E que muitos desses caras acham que conseguiram fazer subir o preço, deixe eu me livrar das minhas ações. Na conferência, eu estive falando com algumas pessoas e elas acham que manipular o mercado é legal na bolsa de valores. E eu acho que a versão deles da manipulação do mercado é diferente do que você está fazendo. Além disso, eles estão dizendo para o mercado que eles venderão as ações deles antecipadamente. Você apenas está fazendo o preço subir, e se livrar de suas ações, não se importando com o resto. Eu sou totalmente diferente. Eles fazem isto com transparência.

Isso é uma loucura ver, porque as linhas ficam tão embaçadas.

Eu não posso esperar para ver esses governos se arrebentarem. Eu não sou fã de todas as regulamentações dos governos, e eu acho que muito do que eles fazem é porcaria em muitos casos, mas eu odeio ver pessoas serem ferradas e pessoas manipulando. Isto não é bom.

O processo de ser listado numa bolsa tem se tornado muito corrupto, em certo sentido, porque você pode manipular mercados com a bolsa. Nós somos listados, nós teremos nossos preços subindo como um foguete. Digamos que nós fomos listados numa grande bolsa. A liquidez do mercado aumentará o número de pessoas fazendo operações de troca da moeda, e isto dá ao projeto mais flexibilidade para se livrar das fichas sempre que isto for desejável. Veremos como as coisas se moverão adiante.

Eu concordo totalmente. A outra coisa também é que muitas das trocas estão produzindo coisas como você poderá trocar quanto quiser. Não há remuneração para as trocas, sinta-se livre para atuar no mercado para manipular os preços. Eu acho que isto é terrível.

Fora do espaço da publicidade digital, quais são seus projetos favoritos no mundo da criptografia?

Há muitos projetos, como o Polymath, pelo qual eu agora me apaixonei. O Polymath é baseado em segurança. Tzero é a mesma coisa. Eu estou realmente interessado no tema segurança porque eu acredito que, se você for investir, isto pode muito bem ter algumas das vantagens e você também pode possuir patrimônio. Eu não entendo este conceito de apenas ter umas fichas que, se elas subirem, você fica com o valor. Você também deve possuir patrimônio. Isto é tão arriscado. Porque você não pode ganhar em ambos os lados?

Estas também são duas escolhas bastante sólidas.

Algumas delas simplesmente não são factíveis. Eu vejo alguns desses caras serem do tipo que diz vamos criar uma versão melhor do Docker e tornar o frete e esta coisa realmente melhor. Eu sou do tipo que diz que você não tem conexões neste espaço. Você nunca fez nada neste espaço. Eu digo tente fazer isto. Eles vão melhorar o poder e vão mudar as redes de energia e tudo isso. Eu acabei de levantar 40.000.000 de dólares. Sejamos realistas.

KindAds

É isto que eu odeio. Eu amo o espaço, mas eu odeio como as pessoas estão criando empresas porcarias. Resolva problemas reais que as pessoas estão enfrentando. Você criará um Uber que é descentralizado e isto ainda demora mais para pedir um carro usando tecnologia blockchain, porque ela não é tão rápida. Como o que? Alguém irá esperar um minuto antes que o pedido seja processado? Não, eles usarão o Uber porque isto leva dois segundos. Sim, a sua versão pode ser descentralizada, mas não é conveniente para as pessoas. Você precisa ser realista.

Certo, exatamente. É surpreendente porque tantos projetos levantaram tanto dinheiro e eles estão brincando de empreendedores porque não têm muita experiência neste espaço específico.

Eu concordo com você. Eu não posso esperar para ver o que acontecerá. Eu estou esperando para que muita coisa seja limpa. Talvez eu seja realmente louco, mas eu acho que isto acontecerá.

Quais palavras de sabedoria você pode compartilhar com outros profissionais de marketing digital e empreendedores que estão procurando entrar no mundo da blockchain?

Apenas não mergulhe nele só porque você sabe que pode mergulhar e ganhar algum dinheiro, ou porque você acha que este é o futuro. Mergulhe porque você quer aprender, você está disposto a aprender a gastar tempo e energia para ver o que realmente já aconteceu, o que as pessoas estão fazendo, e aproveite o seu tempo. Você não irá perder seu barco, e esta coisa estará lá por muito tempo. Este é o futuro. Não se preocupe se você não lançar seu ICO nos próximos seis meses… Isto está bem. Não há nada errado em gastar um ano apenas aprendendo, se situando, fazendo networking, construindo um Roladex, e preparando seu terreno dentro da comunidade antes de fazer alguma coisa. Isto está bem.

Quais você diria são as melhores fontes de educação, ou de aprendizado para as pessoas que não estão familiarizadas com o espaço agora mesmo?

As conferências são o melhor. Eu acho que você aprende mais nelas.

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Sobre o autor: Alex é o editor chefe da CoinCentral. Alex também é um consultor de startups, empresas, organizações e ICOs sobre estratégia de conteúdo, marketing e desenvolvimento de negócios de blockchain. Ele também se arrepende, como você, de não ter comprado mais bitcoins em 2012.

Fonte: CoinCentral

Tradução: Fernando B. T. Leite

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