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Guia introdutório sobre dispositivos móveis para marketing B2B

por dionei

Por Jamie Turner

Você já imaginou como usar o marketing para dispositivos móveis numa campanha de geração de leads B2B? Se você for como muitos profissionais de marketing B2B, você provavelmente pensou que os dispositivos móveis fossem ferramentas B2C e não B2B. A verdade é que os dispositivos móveis são ferramentas muito eficazes para a geração de leads B2B – se você souber como usa-las. O problema é que muitas pessoas são confundidas pelos dispositivos móveis e, francamente, um pouco intimidadas por eles.

Não tenha medo – o que segue é um guia introdutório sobre dispositivos móveis para ajuda-lo a entender a paisagem e para colocar isto em prática na sua empresa.

Você está pronto para os dispositivos móveis? Vamos então mergulhar neles.

Os sete principais canais de marketing para dispositivos móveis para profissionais de marketing B2B:

Websites otimizados para dispositivos móveis

Muitas pessoas tendem a pensar em aplicativos como o fundamento do marketing para dispositivos móveis; entretanto, antes de você começar a explorar a ideia de criar um aplicativo, tenha a certeza de que o seu website esteja otimizado para ser usado pelos dispositivos móveis. Este é um dos primeiros lugares nos quais um cliente irá interagir com a sua marca, portanto, se ele ainda não estiver otimizado para smartphones ou tablets, você deve fazer isto imediatamente. O design responsivo é a melhor escolha para a maioria dos profissionais de marketing, para tornar o seu website amigável para os dispositivos móveis.

A ideia de criar um website para dispositivos móveis não deve ser assustadora, mas, apenas lembre-se de manter as coisas simples, uma vez que muitas pessoas que visitam o seu site para dispositivos móveis estarão usando… dispositivos móveis.

E-mails otimizados para dispositivos móveis

Nós temos certeza que você já está usando e-mails como parte de campanhas para a geração de leads, mas, está o seu modelo de e-mails otimizado para os dispositivos móveis? Atualmente, mais e-mails são abertos em dispositivos móveis que em desktops, e usar o modelo para desktops significa uma má experiência para o seu destinatário.

A maioria das plataformas de automação do marketing (como a Act-On) oferece opções de modelos para dispositivos móveis, portanto, fazer a mudança é frequentemente tão fácil como clicar num botão.

Buscas pagas em dispositivos móveis

Atualmente, a maioria das buscas acontece em dispositivos móveis, ao invés de em desktops. Configurar uma campanha de buscas pagas em dispositivos móveis é uma grande maneira de se posicionar diante dos seus prospectos, quando eles estiverem procurando o seu produto ou serviço. Isto é especialmente importante se você estiver fazendo marketing para uma audiência local.

Muitas empresas relatam taxas mais altas de cliques e de engajamento nas suas campanhas de buscas em dispositivos móveis. Além disso, a maioria dos anúncios nas buscas em dispositivos móveis tem uma característica clique para ligar, que deixa os prospectos se conectarem instantaneamente com a empresa.

Os anúncios em dispositivos móveis

Nos últimos anos, os formatos dos anúncios evoluíram de banners estáticos para anúncios em “rich media”, desenhados para engajar os seus prospectos. As opções como clique para ligar, clique para fazer download, clique para ver o vídeo e clique para as redes sociais, dão aos seus prospectos múltiplas maneiras de interagir com a sua marca.

Além disso, opções de mirar um alvo como “geo-fencing” (estabelecer um perímetro virtual para uma área geográfica real) e geo-targeting (direcionamento de diferente conteúdo para diferentes localizações geográficas) permitem que os anunciantes exibam anúncios em um raio definido por eles. Isto, por sua vez, minimiza o desperdício e, ao mesmo tempo, assegura que os anúncios em dispositivos móveis sejam mostrados para a correta audiência. Novamente, isto é especialmente importante se a sua audiência for local.

Aplicativos para dispositivos móveis

guia introdutório sobre dispositivos móveisSe você estiver pensando que ganhará um bilhão de reais pela sua ideia de um aplicativo para dispositivos móveis, nós vamos estourar a sua bolha. A probabilidade é que você não ganhará. Entretanto, os aplicativos são uma grande maneira para os profissionais de marketing aprofundar o seu engajamento com os atuais clientes e para demonstrar o seu valor para os prospectos.

Por exemplo, os fornecedores podem facilitar muito os seus processos para pedidos dos clientes criando um aplicativo simplificado. Criar um calculador de ROI ou um aplicativo para estar de conformidade com a lei também é uma grande maneira de colocar a sua marca bem na frente dos prospectos. A linha de base – os aplicativos podem ser uma grande maneira de manter os prospectos engajados com a sua marca, mas, eles provavelmente não serão a sua estrada para a riqueza.

Serviço de mensagens curtas (SMS)

Embora o SMS exista há algum tempo, ele não recebe muita atenção como recebem outros canais de marketing em dispositivos móveis. Entretanto, com uma taxa de abertura de mensagens de 99%, ele deve definitivamente fazer parte da sua caixa de ferramentas para o marketing em dispositivos móveis.

O marketing de SMS pode ser usado para dirigir prospectos para conteúdo do seu website, ou para informa-los sobre atuais promoções. Apenas tenha em mente que as mensagens em SMS são ainda mais curtas que as do Twitter. Também garanta que os seus prospectos tenham concordado em receber mensagens, para que as suas campanhas estejam de acordo com os padrões do marketing SMS estabelecidos pelos órgãos regulatórios.

Marketing por proximidade e/ou marketing baseado em localização

Para detalhar mais a segmentação, você pode usar o Marketing por Proximidade ou o Marketing Baseado em Localização para alvejar as pessoas que estiverem a pouca distância da sua empresa (Marketing por Proximidade), ou num raio de aproximadamente 8 quilómetros (Marketing Baseado em Localização).

O Marketing por Proximidade usa técnicas tais como WiFi, sinais luminosos e comunicações de campo para alvejar usuários que estão muito próximos. As aplicações dessas tecnologias são intermináveis – você pode mostrar mensagens numa mostra comercial ou melhorar a experiência do cliente quando eles visitarem o seu escritório. As plataformas de marketing por proximidade incluem a Apple’s iBeacon, a Hotspot Revenue’s TalkingWiFi, e a Google’s Eddystone.

No passado, o termo Marketing Baseado em Localização foi usado para descrever aplicativos como o Yelp, Instagram e Foursquare. Atualmente, ele é também usado para descrever o uso de direcionamento por localização geográfica, para levar mensagens para uma pequena área bem definida.

Por exemplo, digamos que você queira fazer uma campanha de mostra em dispositivos móveis para alvejar pessoas de negócios na área da Av. Berrini em São Paulo. Esta pode ser considerada uma campanha de marketing baseada em localização porque ela foca numa pequena área geográfica bem definida. As empresas de dispositivos móveis que podem entregar uma campanha de marketing baseada em localização incluem a 4INFO (para ser mostrada em dispositivos móveis), a SlickText (para SMS) e a Google Adwords (para buscas pagas).

Agora que você está bastante familiarizado com as principais opções de marketing em dispositivos móveis para os profissionais de marketing B2B, vamos repassar um plano de ação para que você possa começar as suas campanhas para dispositivos móveis.

Plano de ação de cinco passos para dispositivos móveis

Passo 1: Otimize o seu website para dispositivos móveis

guia introdutório sobre dispositivos móveisVerifique o seu site no seu smartphone ou no seu tablet agora mesmo. Se ele não aparecer corretamente, ou se tiver informação demais, está na hora de otimiza-lo para os dispositivos móveis. Você não tem certeza se o seu website está otimizado? Você pode então usar a ferramenta do Google para websites em dispositivos móveis para ver qual é o desempenho do seu website nos dispositivos móveis.

A otimização para os dispositivos móveis não precisa ser abertamente complexa. Há muitas empresas especializadas na mobilização de websites, como a Blue Train Mobile e a Otreva, que podem ajuda-lo a otimizar o seu website.

Passo 2: Configure buscas pagas em dispositivos móveis

Se você já estiver realizando uma campanha de buscas pagas, garanta que os seus anúncios estão aparecendo nos dispositivos móveis (além de nos desktops e tablets). Acrescente também o seu endereço e número de telefone, pois esses são frequentemente mostrados como parte da unidade de anúncios em buscas pagas.

Antes de lançar a campanha, tenha a certeza de verificar se as landing pages aparecem corretamente nos smartphones e tablets.

Passo 3: Configure uma campanha para ser mostrada em dispositivos móveis

Acrescente os dispositivos móveis às suas atuais campanhas de anúncios, ou configure uma campanha para dispositivos móveis, se você não estiver atualmente realizando uma campanha para desktops.

Com plataformas de autosserviço, como o Google Adwords, você pode facilmente configurar campanhas dirigidas por localização geográfica ou dirigidas por comportamentos, que atinjam usuários de uma área específica, que estão procurando produtos ou serviços como os seus.

Para refinar os detalhes do seu direcionamento usando o marketing baseado na delimitação geográfica, você deve usar um vendedor especializado em anunciar em dispositivos móveis, como a 4INFO.

Passo 4: Otimize todos os formulários para os dispositivos móveis

Agora que você dirige os usuários de seus smartphones para a sua pagina da web, assegure-se que todos os formulários estejam otimizados para os dispositivos móveis.

Além disso, para ter certeza que os seus formulários aparecem corretamente, você deve mantê-los simples e incluir apenas os campos mais importantes.

Passo 5: Otimize os e-mails para os dispositivos móveis

Como foi anteriormente mencionado, atualmente cada vez mais usuários estão abrindo os seus e-mails em dispositivos móveis, logo, usar modelos otimizados para dispositivos móveis é uma necessidade absoluta. Mantenha também os seus e-mails concisos e inclua uma clara chamada para ação. Faça a sua chamada para ação num botão suficientemente grande para que o usuário possa clica-lo facilmente; links para textos podem ser frustrantes. Finalmente, use um modelo com uma única coluna e grandes fontes, para que ele possa ser facilmente lidas nas telas dos smartphones.

Como usar o marketing em dispositivos moveis para gerar leads 260x200Os cinco passos descritos são um fundamento para uma forte campanha de marketing em dispositivos móveis. Uma vez que estas peças estiverem funcionando, nós o encorajamos a explorar o SMS, os aplicativos e o marketing por proximidade nas suas campanhas para a geração de leads.

Você tem perguntas sobre o marketing em dispositivos móveis? Sinta-se à vontade para tuitar-me em @AskJamieTurner ou faça download do e-Book “Como usar o marketing em dispositivos móveis para gerar leads”, para aprender 9 passos para a geração de leads em dispositivos móveis.

Sobre o autor: Jamie Turner é um autor internacionalmente reconhecido, apresentador e fundador do “Profissional de Marketing de 60 Segundos” (60 Second Marketer). Ele é também o CEO da + 60 Second Communications, uma firma que ajuda os clientes a melhorar a eficácia das suas campanhas de marketing.

Fonte: Act-On Software

Tradução: Fernando B. T. Leite

® Copyright: A HyTrade é agência parceira da Act-On e todos os artigos são traduzidos e republicados com autorização.

 

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