HypeCast #11 – Erros clássicos de e-mail marketing que você deve evitar

Por Ricardo De Lucia Leite

Neste décimo primeiro episódio realizamos a nossa análise SWOT da semana e depois damos algumas dicas de erros clássicos de e-mail marketing que você deve evitar.

O HypeCast é um talk show de rádio on-demand da HyTrade Marketing Digital. Ele é projetado para ajudar os profissionais de marketing e empresários ocupados a descobrir as últimas tendências sobre marketing, negócios e tecnologia, além de se manter em dia com a melhor análise sobre as notícias de mercado.

Olá, seja muito bem-vindo à décima primeira edição do HypeCast! Neste programa destacamos, na nossa análise SWOT, o lançamento da plataforma de experiências do Airbnb como pronto forte. Já como ponto fraco, analisamos novos dados divulgados pela Abrahosting de que o número de SPAM no Brasil triplicou nos últimos dois anos. Depois, como ameaça da semana, analisamos em conjunto a recuperação do impresso e o novo posicionamento da Gazeta do Povo que decidiu focar no mobile como meio principal para distribuição do seu conteúdo e, por último, como oportunidade, falamos da nova estratégia de modelo de negócio da Medium. Na segunda parte do programa, no nosso tópico da semana, compartilhamos alguns erros clássicos que você deve evitar nas suas ações de e-mail marketing. Bom proveito!

O programa desta semana

Assine no seu podcaster favorito

HypeCast_Android
HypeCast_Stitcher
Em breve no iTunes…

Confira um pequeno resumo do que foi falado

  • 4:30 – Ponto Forte da Semana: Airbnb lança plataforma de experiências no Brasil

Como ponto forte da semana, destacamos a plataforma de experiências turísticas que será lançada em junho no Brasil pela Airbnb, conforme matéria divulgada pelo Meio & Mensagem. A plataforma, nomeada de Airbnb Trips, irá unir turistas com moradores locais, que farão o papel de guias turísticos, porém oferecendo uma experiência diferenciada dos passeios turísticos tradicionais, possibilitando aos turistas uma imersão na cultura local. Conforme destaca a matéria, a novidade faz parte do movimento do Airbnb de se posicionar como uma companhia de experiências, e não só de locação de estadia. Segundo Leonardo Tristão, diretor-geral do Airbnb no Brasil, a ideia é “garantir que (o lançamento) seja bem feito e dê certo no Rio e São Paulo, para depois pensar em outras cidades”.

e-mail

Reprodução: Digital Trends

  • 10:28 – Ponto Fraco da Semana: Spam atinge 90% dos e-mails no Brasil, diz entidade

Passando para o nosso ponto fraco da semana, segundo matéria divulgada pela TI Inside Online e com base em novos dados divulgados pela Abrahosting (Associação Brasileira das Empresas de Infraestrutura e Hospedagem na Internet), o volume de mensagens consideradas como SPAM triplicou no Brasil nos últimos dois anos, passando a 90% do total de mensagens enviadas. Boa parte destas mensagens nem chegam à nossa caixa de entrada, sendo bloqueadas pelos filtros AntiSpam dos provedores. Boa parte deste volume acaba sendo enviado por máquinas infectadas por vírus e por venda de listas de e-mails não autorizados. Para mitigar o problema, a Abrahosting iniciará campanha educativa, além de trabalhar na criação de uma lista branca compartilhada de grandes remetentes de e-mail de massa que trabalhem com boas práticas e só enviem e-mails a usuários que deem permissão expressa para eles. Eu e Filipe analisamos tudo isso e sempre desencorajamos com veemência a prática de SPAM.

e-mail

De acordo com a entidade, a taxa atual de Spam no fluxo de mensagens que chegam diariamente nas redes dos seus associados atinge a média de 90% dos e-mails, os quais são prontamente bloqueados antes mesmo de chegarem aos níveis internos da estrutura. Fonte: TI Inside Online

  • 19:24 – Ameaças da Semana: Impresso recupera terreno e Gazeta do Povo encerra diário e foca em mobile

Sempre deixamos claro que as ameaças e oportunidades da semana dependem muito do ponto de vista e do contexto de cada empresa. O que é uma ameaça para uma, pode ser uma oportunidade para a outra e vice-versa. Neste sentido, como ponto fraco da semana, pareamos duas matérias opostas. A primeira delas, um artigo de autoria do senhor Armando Ferrentini, presidente da Editora Referência, publicado no portal Propmark, que destaca a retomada do meio impresso, defendendo a sua credibilidade em detrimento do digital. Já a segunda matéria, nos é fornecida novamente pelo Meio & Mensagem e destaca o novo posicionamento do jornal curitibano Gazeta do Povo que, com um investimento de R$ 23 milhões em digital, passa a focar na estratégia de mobile first, diminuindo assim a circulação da sua edição impressa de diária para semanal. Eu e Filipe analisamos estas duas histórias em conjunto, discordando do Sr. Armando com relação à credibilidade, mas concordando com o fato de que o digital não deve substituir os outros meios e sim complementá-los, e parabenizamos a Gazeta do Povo pelo novo posicionamento, que na nossa opinião, foi acertado.

e-mail

Leonardo Mendes Jr., diretor de redação da Gazeta, apresenta a nova estratégia de mobile first (Crédito: Reprodução)

  • 29:38 – Oportunidades da Semana: Medium Membership

Para finalizar a nossa análise SWOT da semana, destacamos como oportunidade, pelo fato de que outras empresas podem seguir este mesmo modelo, o novo comunicado da plataforma de conteúdo Medium, que anunciou recentemente que irá trabalhar em cima de um novo modelo econômico de negócios. Ao invés de focar no modelo de negócios baseado em publicidade, ela irá mudar para o modelo de associação, seguindo um pouco as estratégias do Spotify e Netflix. Conforme destaca o comunicado, a empresa convida a todos para se unirem a eles como um membro pago, afim de apoiar uma plataforma sem anúncios e que fornecerá o tipo certo de conteúdo: conteúdo esse que só pode ser criado quando escritores e editores independentes são recompensados com base no valor que eles oferecem aos seus leitores em vez de cliques. Os membros pagos terão acesso exclusivo às histórias publicadas pelos seus principais escritores, acesso antecipado a novas funcionalidades e experiências fornecidas pela empresa, além de contar com listas de leitura pessoais, a lá Spotify, que poderão ser acessadas offline.

e-mail

Agora você pode se tornar um membro fundador da Medium (Crédito: Reprodução)

  • 41:55 – Tópico da Semana: Melhores práticas para e-mail marketing

Na segunda parte do programa, no nosso tópico da semana, eu e Filipe damos algumas dicas de erros clássicos que você deve evitar nas suas ações de e-mail marketing. Conforme já destacamos anteriormente, o e-mail é o principal meio utilizado pelas pessoas e empresas para fecharem negócios, ultrapassando os canais de busca online e mídia social. Ele supera os outros meios na maioria das métricas que você possa analisar, seja em taxas de cliques ou percentuais de conversões. Portanto, é muito importante caprichar nas suas ações de e-mail marketing, evitamos os clássicos erros abaixo indicados:

1. Enviar e-mails com links quebrados;
2. Enviar e-mails com título remendado;
3. Não otimizar os seus e-mails para os dispositivos móveis;
4. Comprar uma lista ao invés de construí-la do zero;
5. Enviar e-mails para pessoas que não lhe deram permissão;
6. Não fazer limpeza na sua lista e;
7. Simplesmente não enviar e-mails.

e-mail

Reprodução HyTrade

Semana que vem tem mais! Assine a nossa newsletter para receber os episódios diretamente no seu e-mail e não perder nenhum programa.

Participe com sugestões, críticas e notícias que você gostaria que nós analisássemos. Deixe um comentário abaixo ou nos envie um e-mail para hypecast@hytrade.com.br.

  • Participação especial no Jingle da HyTrade: Maca Reis, vocalista da Banda Grito

Assine no seu podcaster favorito

HypeCast_Android
HypeCast_Stitcher
Em breve no iTunes…

Sobre o autor: Ricardo De Lucia Leite é Estrategista Chefe e Presidente da HyTrade Marketing Digital.