HypeCast #15 – Qual a diferença entre e-mail marketing e automação de marketing?

Por Ricardo De Lucia Leite

Neste décimo quinto episódio realizamos a nossa análise SWOT da semana e depois falamos um pouco sobre a diferença entre e-mail marketing e automação de marketing

O HypeCast é um talk show de rádio on-demand da HyTrade Marketing Digital. Ele é projetado para ajudar os profissionais de marketing e empresários ocupados a descobrir as últimas tendências sobre marketing, tecnologia e negócios, além de se manter em dia com a melhor análise sobre as notícias de mercado.

Olá, seja muito bem-vindo à décima quinta edição do HypeCast! Na nossa análise SWOT da semana, ressaltamos como ponto forte, pesquisa da Muambator de que as compras na internet tiveram um aumento de 27,42%. Já como ponto fraco, falamos novamente sobre a Snap Inc, que anunciou novo prejuízo. Como ameaça da semana, comentamos sobre pesquisa da consultoria Accenture, que diz que 56% dos jovens da Geração Z ainda compram em lojas físicas e para finalizar a primeira parte do programa, como oportunidade, falamos sobre as empresas que podem ser compradas pela Apple, segundo relatório do Citigroup. No nosso tópico da semana, explicamos as diferenças entre e-mail marketing e automação de marketing. Bom proveito!

O programa desta semana

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Confira um pequeno resumo do que foi falado

  • 4:10 – Ponto Forte da Semana: Brasileiros aumentam compras pela internet em 27,42%

Como ponto forte da semana, destacamos pesquisa da Muambator, serviço de organização e rastreamento de compras na internet que conta com 900 mil usuários, que detectou um aumento de 27,42% nas compras feitas online em março de 2017, em comparação com o mesmo período de 2016, conforme relatou o portal TI Inside Online. Eu e Filipe comentamos este crescimento, com destaque para os números abaixo:

✓ As compras em lojas online nacionais somaram 152.542 pedidos, com crescimento de 11,66%;
✓ As compras em lojas online internacionais somaram 101.335 pedidos, com crescimento de 51,14%;
✓ O estado com maior crescimento foi o Amapá com 43,23%;
✓ São Paulo teve crescimento de 31,89%, Rio de Janeiro de 14,27% e Minas Gerais de 10,20%.

  • 9:45 – Ponto Fraco da Semana: Snapchat mantém prejuízo e crescimento lento de usuários; ações caem

Como ponto fraco da semana, falamos novamente sobre a Snap Inc, que anunciou novo prejuízo, o primeiro depois de se tornar uma empresa pública. Conforme matéria veiculada pelo portal IDG Now!, a empresa dona da rede social Snapchat, que conta com 166 milhões de usuários, declarou perdas de 208 milhões de dólares no primeiro trimestre deste ano, em comparação com 104 milhões de dólares nos primeiros meses de 2016. Eu e Filipe comentamos o fato, reforçando que a empresa, na nossa opinião, terá muita dificuldade ainda pela frente se manter o seu modelo e negócio baseado em publicidade. Para nós, a empresa precisará diversificar a sua fonte de receita para entrar no azul.

  • 13:40 – Ameaças da Semana: Jovens da geração Z preferem comprar em lojas físicas, indica estudo

Já na ameaça da semana, comentamos sobre uma pesquisa da consultoria Accenture que foi publicada na Revista Exame e resumida pelo site Varejo Mobile, que diz que 56% dos jovens da Geração Z ainda compram em lojas físicas. A pesquisa coletou dados de mais de 10.000 pessoas entre 18 e 37 anos, 750 delas no Brasil. Os destaques são:

✓ Comparada aos Millennials, a geração Z compra menos pelo computador e celular e mais na loja física;
✓ 63% dos jovens da Geração Z são influenciados por preço, contra 54% da Geração Y;
✓ 28% dos membros da Geração Z considera resenhas no Youtube antes de comprar um produto, contra apenas 13% no grupo dos Millennials;
✓ 74% dos jovens da Geração Z compram através das redes sociais.

  • 17:56 – Oportunidades da Semana: Sete empresas que podem ser compradas pela Apple

Para encerrar a nossa análise SWOT da semana, como oportunidade, que na verdade não é bem uma oportunidade, mas achamos por bem encaixá-la por aqui, destacamos as empresas que podem ser adquiridas pela Apple, que possui US$ 257 bilhões em caixa. Segundo matéria que nos vem através do Meio & Mensagem, o Citigroup listou sete possíveis aquisições no foco da Apple, considerando cinco critérios: adequação estratégica, tamanho da transação, escala global, poucos ativos não estratégicos e impacto nos preços das ações da Apple. As empresas que podem ser adquiridas são:

1. Netflix;
2. Walt Disney;
3. Tesla;
4. Activision Blizzard;
5. Electronic Arts;
6. Take Two Interactive Software; e
7. Hulu.

  • 24:27 – Tópico da Semana: Qual a diferença entre e-mail marketing e automação de marketing?

Entrando no nosso tópico da semana, eu e Filipe falamos sobre as principais diferenças entre os softwares de e-mail marketing e as plataformas de automação de marketing, tendo como base, artigo escrito por Cindy Collins-Taylor e publicado no nosso blog. As funções básicas dos softwares de e-mail marketing todos nós conhecemos, porém com vários deles automatizando disparos e funções cada vez mais, a diferença com as plataformas de automação de marketing começaram a se sobrepor. Contudo, isso só é verdade na parte de automação, já que as plataformas de automação de marketing fazem muito mais do que só automatizar processos. Elas são essenciais para gerenciar todo o moderno ciclo de vida dos clientes, incluindo:

➤ O Marketing de Marca
✓ Auxiliar nas relações com os influenciadores;
✓ Auxiliar nas atribuições dos comunicados de imprensa e as comunicações corporativas;
✓ Auxiliar no gerenciamento da identidade da marca;
✓ Auxiliar no gerenciamento de eventos.

➤ A Geração de Demanda
✓ Atrair clientes potenciais;
✓ Converter os visitantes do website em leads de vendas;
✓ Priorizar e nutrir os leads;
✓ Ativar melhores conversas.

➤ O Marketing de (expansão) clientes
 Auxiliar na inclusão de novos clientes e na sua educação;
✓ Auxiliar na retenção dos clientes;
✓ Auxiliar nas vendas de maior volume e vendas cruzadas; e
✓ Auxiliar no gerenciamento da advocacia e lealdade dos clientes.

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  • Participação especial no Jingle da HyTrade: Maca Reis, vocalista da Banda Grito

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Sobre o autor: Ricardo De Lucia Leite é Estrategista Chefe e Presidente da HyTrade Marketing Digital.