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HyTrade Inbound Marketing

HypeCast #30 – Transformação Digital com Carlos Ferreira

por HyTrade

Por Ricardo De Lucia Leite

Neste trigésimo episódio batemos um papo muito bacana com Carlos Ferreira sobre Transformação Digital

[wt_note align=”left” width=”100%”] O HypeCast é um talk show de rádio on-demand, mais conhecido como podcast. Ele é projetado para ajudar os profissionais de marketing e empresários ocupados a descobrirem as últimas tendências sobre marketing, tecnologia, empreendedorismo e negócios, através de entrevistas com os maiores especialistas do Brasil. [/wt_note]

Olá, seja muito bem-vindo à trigésima edição do HypeCast! Este programa está muito bacana, pois tivemos a honra e o prazer de receber um dos maiores especialistas em transformação digital do Brasil. Você sabe o que é transformação digital ou qual a diferença entre transformação digital e iniciativas digitais? Ou ainda, quais as características da transformação digital? E quais os benefícios que a transformação digital pode gerar, você sabe? E você sabe quais os riscos associados à transformação digital e como mitiga-los? Ou como estabelecer uma cultura de transformação digital na sua empresa, você sabe? E se você quiser aplicar a transformação digital na sua empresa, você sabe por onde começar? Caso você não saiba as respostas para estas perguntas, mas gostaria de saber, então, este programa é para você, confira!

Carlos Alberto C. Ferreira é CEO da Stratica e Professor do MBA da Business School São Paulo (BSP), além de Administrador de Empresas pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Com MBAs pela ESSEC Business School (França) e Fundação Dom Cabral, possui 30 anos de experiência em Gestão Estratégica e Marketing. Antes de fundar a Stratica em 2009, atuou 13 anos na Microsoft: nos últimos 3 foi Diretor de Novas Tecnologias; como Diretor de Planejamento e Gestão, liderou por 5 anos o processo de gestão estratégica, projetos de aceleração de crescimento ede reestruturação organizacional; foi Gerente de Soluções para o Mercado de Varejo e Mercado de Educação. Antes da Microsoft, foi Diretor Geral da Berkeley e da Futura (editoras de livros de informática e negócios da Siciliano); e na IBM PC Company e Itautec ocupou diversas posições de marketing (Gerente de Marketing, Produto, e Inteligência de Mercado).

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[wt_h2 heading_style=”wt_heading_3″ align=”left”]O programa desta semana[/wt_h2]
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Em breve no iTunes…
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[wt_h2 heading_style=”wt_heading_3″ align=”left”]Confira um pequeno resumo do que foi falado[/wt_h2]

  • 3:25 – Um pouco sobre o nosso convidado e suas experiências profissionais

Começamos o programa com o nosso convidado contando um pouquinho sobre a sua respectiva formação acadêmica, experiências profissionais, os serviços prestados e especializações.

  • 6:24 – O que é transformação digital

    • É uma pergunta bem aberta… Transformação Digital pode ser muitas coisas:
    • Aproveitar a tecnologia ao máximo para melhorar tudo o que for possível em uma organização:
      • É mudar o jeito de fazer Marketing, Vendas, Desenvolvimento de Produto, Fabricação, gerenciar Operações, gerenciar Finanças, gerenciar Pessoas, etc.
      • É mudar uma série de paradigmas de uma organização com a aplicação de diversas plataformas de tecnologia como, por exemplo:
    • Mobile, Social Media, Big Data, IoT, Cloud (SaaS, PaaS, IaaS), AI, etc., etc.
    • Ter boa parte (ou a maior parte) da estratégia da empresa e do seu modelo de negócio totalmente baseado em tecnologia (ou seja, totalmente dependente de tecnologia).
    • E muito mais! Quer saber, escute o programa!
  • 12:40 – Qual a diferença de transformação digital e iniciativas digitais, como marketing digital?

A Transformação Digital pode ser composta por inúmeras iniciativas digitais. Marketing Digital pode ser uma delas mas temos também muitas outras como Big Data, IoT, Cloud Computing (ou se preferir Computação em Nuvem), Mobile (ou celulares), AI (ou Inteligência Artificial), Realidade Virtual… Muitas Tecnologias podem transformar digitalmente um negócio, uma empresa, ou qualquer tipo de organização, incluindo governo, ONGs, etc. Quer saber mais? Escute o programa!

  • 19:49 – Quais as características da transformação digital?

    • Escala, volume!
    • Velocidade!
    • Poder de multiplicação da comunicação e da informação.
    • Mobilidade – A qualquer momento e em qualquer lugar – Anytime, Anywhere.
    • Mudança do consumo de muitos produtos como serviços – carros > serviço de transporte, livros digitais, serviços variados na nuvem, etc.
    • Não há fronteiras, não há mais regiões bem definidas, qualquer um pode ir comprar algo em outro país e cidade sem nem sair do lugar e muito mais.
  • 27:45 – Quais os benefícios que a transformação digital pode gerar?

    • Escalar o negócio a volumes antes imensuráveis, gerenciando grandes volumes de clientes, produtos, parceiros, suprimentos, etc. de forma mais rápida e eficiente, diminuindo o custo e sendo mais produtivo…
    • Automatizar processos, aumentar velocidade e reduzir custos.
    • Melhorar a tomada de decisão.
    • Acelerar vendas.
    • Eliminar intermediários nas cadeias de vendas.
    • Eliminar canais, revendedores, representantes.
    • Aumentar a velocidade das cadeias produtivas.
      • Conectando todas as partes da cadeia.
      • Simplificando a cadeia e até eliminando alguns dos seus componentes.
      • Conectando de forma direta Fornecedores e Consumidores finais.
    • E muito mais… escute o programa para saber mais!
  • 38:34 – Há coisas ruins associadas à transformação digital? Como mitiga-las?

    • Alienar as pessoas mais velhas e menos preparadas e que não sabem usar as novas tecnologias… verdadeiros analfabetos digitais. É a tecnologia conectando e ao mesmo tempo desconectando gerações.
    • Estar conectado 100% do tempo, dia e noite, e com isso nunca parar de trabalhar, nunca descansar e nem desligar.
    • Receber dezenas de e-mail marketings, telefonemas, mensagens de WhatsApp, etc. sem a menor relevância para você. Isso sem falar nos malwares, vírus e muitos outros que além de não interessarem podem nos prejudicar.
    • Entre outras… escute o programa para saber mais!
  • 55:08 – Poderia compartilhar alguns cases de sucesso em transformação digital?

    • Um bom exemplo são os inúmeros negócios com enorme potencial que estão sendo criados do dia para noite, apenas baseados em uma boa ideia e um bom aplicativo. Por exemplo:
      • 99 Taxis, Uber, Beblue, Méliuz, Nubank, Airbnb, com, Netflix, Spotfy, etc…
      • Ao mesmo tempo que outros negócios são destruídos, ou no mínimo muito impactados, por eles.
    • Mas também temos empresas que estão se reinventando com essa transformação digital.
    • Por exemplo os grandes bancos como Itaú e Bradesco onde quase tudo agora é digital.
      • Várias agências se tornaram apenas locais físicos para relacionamento enquanto… todas as operações são realizadas digitalmente seja por caixa eletrônico, Internet Banking ou um aplicativo do celular ou tablet.
    • Entre outros… escute o programa para saber mais!
  • 58:20 – Como estabelecer uma cultura de transformação digital na empresa?

    • Para ter uma cultura de Transformação Digital você precisa…
      • Que o(s) responsável(is) da empresa por Tecnologia (ou TI) passem a ter um papel mais estratégico de agente de mudança.
      • Várias posições na empresa terão de assumir um papel de agente de mudança para essa transformação digital.
      • Por exemplo: o diretor de Mktg, o líder de Vendas, e assim por diante.
      • Mudar as relações entre clientes e vendedores > o que significa que talvez vc precise de outro perfil de vendedor.
      • Entre outras ações… escute o programa para saber mais!
  • 01:00:15 – Quem quiser aplicar a transformação digital na sua empresa, deve começar por onde?

    • Essa é uma ótima pergunta que não tem uma única resposta.
    • Depende da empresa, do momento do mercado, do nível de maturidade digital da empresa, dos seus concorrentes, do tipo de serviço ou produto que ela vende, etc.
    • Mas, se eu posso recomendar alguma coisa é que ela se preocupe primeiro em estabelecer um time sênior e multidisciplinar, que represente todas as áreas da empresa para em conjunto discutir o assunto e traçar um plano. Se necessário ir buscar ajuda externa contratando colaboradores especializados ou consultores temporários.
    • Entre outras recomendações… escute o programa para saber mais!

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Participe com sugestões, críticas e notícias que você gostaria que nós analisássemos. Deixe um comentário abaixo ou nos envie um e-mail para hypecast@hytrade.com.br.

  • Participação especial no Jingle da HyTrade: Maca Reis, vocalista da Banda Grito

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Sobre o autor: Ricardo De Lucia Leite é Estrategista Chefe e Presidente da HyTrade Marketing Digital.

 

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