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HyTrade Inbound Marketing

3 maneiras do marketing personalizado melhorar a experiência dos consumidores

por HyTrade

Por Teresa Weirich

Para os atuais profissionais de marketing, a personalização não é mais uma expressão extravagante da moda. Ela é uma parte necessária de uma robusta estratégia de marketing.

Os consumidores esperam um conteúdo personalizado de um para um – independentemente do dispositivo ou da plataforma que eles decidirem usar num determinado momento. Eles estão esperando sentir um relacionamento real com as empresas e as marcas com as quais eles engajam e eles não estão satisfeitos em se sentirem como sendo apenas um número. Eles exigem ser tratados como um indivíduo que tem valor.

E qual é a importância da personalização? De acordo com um relatório da Econsultancy, 48% dos profissionais de marketing concordam enfaticamente que o seu crescimento depende da personalização da experiência dos consumidores. Por outro lado, apenas 35% dos consumidores dizem que as comunicações das suas empresas geralmente são relevantes. Portanto, existem abundantes oportunidades para aqueles profissionais de marketing que buscam preencher esta lacuna.

Os melhores profissionais de marketing estão buscando constantemente novas maneiras de engajar com as suas audiências, o que, em última palavra, resulta em conversões e expansões das suas linhas de base (lucro). A personalização oferece não apenas um modo dos profissionais de marketing melhorarem a jornada geral e a experiência dos consumidores, como verdadeiramente acrescentar valor a este processo. De toda forma, estas estratégias estão construindo os relacionamentos sempre importantes, fortes e duradouros com cada cliente.

Este toque pessoal precisa permanecer no cerne de quase tudo que os profissionais de marketing fazem. Como sabem os leitores deste blog, a experiência dos consumidores é considerada o próximo novo diferenciador do mercado. Para uma marca oferecer a melhor das melhores experiências, o engajamento personalizado precisa ser um elemento chave no plano de jogo. Embora a personalização de e-mails ainda seja uma das estratégias mais fortes, há muitas outras. Para começar, veja três maneiras como esforços personalizados de marketing podem melhorar a jornada geral dos clientes.

1. Marketing personalizado baseado em dados geográficos e de comportamento

O mundo digital está trazendo, todos os dias, as pessoas mais para perto. Isto oferece uma quantidade extremamente grande de dados, que os profissionais de marketing podem analisar e usar. Simplesmente mantendo cada rede individual na vanguarda ao desenvolver táticas, os profissionais de marketing podem facilmente alcançar grupos de audiência alvo. Segmentando de acordo com os fusos horários, ou pelos comportamentos individuais, os profissionais de marketing podem oferecer melhor conteúdo em determinado momento, quando os consumidores o verão.

Por exemplo, um consumidor pode verificar e-mails continuamente em um trem, a caminho do trabalho, durante a manhã; outro pode verificar a mídia social a caminho de casa, como uma maneira de relaxar. Rastreando estes dados, os profissionais de marketing podem ajustar os seus esforços de acordo com os fusos horários e a localização geográfica de cada destinatário. Eles podem então criar e publicar material mais relevante. Isto, por sua vez, irá direcionar conteúdo através de uma abordagem mais personalizada, permitindo que os profissionais de marketing mostrem que eles não estão apenas prestando atenção à localização e às preferências dos seus clientes, como também estão dispostos a trabalhar para melhorar a experiências dos consumidores.

2. Oferecer recomendações personalizadas de produtos

Descobrir maneiras de personalizar conteúdos ainda mais pode ser desafiador. Todavia, novas tecnologias de marketing rastreiam o que e quando o consumidor está comprando, bem como onde eles estão navegando. Esses dados estatísticos podem permitir que os profissionais de marketing determinem, baseados em dados históricos, quais produtos são mais relevantes para o consumidor, bem como indicar quais produtos, serviços e outras ofertas, ou informação, produzirão taxas de conversão mais altas.

Ainda mais importante, quando os consumidores abrirem um e-mail, ou uma conta na mídia social, e receberem informação útil para eles, eles se sentirão cada vez mais conectados com a empresa. Isto cria uma experiência mais aquecida, de um para um, que eles provavelmente irão querer repetir.

3. Trabalhar dentro do canal e do dispositivo preferido dos consumidores

Alguns consumidores preferem os e-mails, outros são mais inclinados a serem especialistas na mídia social, e ainda outros gostam de ser alvejados via SMS. Os atuais consumidores também usam uma variedade de dispositivos. Ao prestar atenção em quais deles as pessoas mais engajam, os profissionais de marketing sabem quais canais e dispositivos alvejar.

Se um consumidor for usuário preferencial ou único de um dispositivo móvel, os profissionais de marketing devem naturalmente ajustar as suas táticas para esses dispositivos. Ao prestar atenção onde estão os consumidores, as empresas podem melhor personalizar as suas mensagens e atingir as pessoas onde elas preferem estar, criando uma melhor experiência geral para o consumidor.

Você está pronto para um marketing personalizado avançado?

Os profissionais de marketing são inundados, todos os dias, pelo novo e por tecnologia altamente inovadora. Isto certamente permitiu maior personalização e melhores experiências dos consumidores, através do rastreamento de dados. Mas, apenas os profissionais de marketing dispostos a engajar com elas podem colher os benefícios.

Certamente, tal trabalho específico de alvejar pode ser desafiador, mas também vale a pena o esforço. No atual panorama competitivo, os profissionais de marketing precisam trabalhar não apenas para diferenciar, como também para satisfazer as expectativas dos consumidores, que agora querem e esperam ser tratados como indivíduos.

Saber como personalizar o marketing pode ajudar a elevar as marcas, mas isto é apenas a metade da batalha. O passo seguinte é aprender como implantar estratégias direcionadas. Felizmente, a Act-On também cobriu isto.

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Sobre a autora: Teresa Weirich é a dona da TKB Consulting e uma profissional de marketing direcionada para resultados, com anos de experiência orientando estratégias e a execução de marketing global, o envio de mensagens, o posicionamento e a geração de demanda para grande crescimento de empresas de tecnologia de marketing B2B. Como uma profissional de marketing, a experiência de Teresa literalmente a tem levado ao redor do mundo, onde ela viveu em Sydney, na Austrália por quase um ano a trabalho, bem como fez dela uma frequente viajante nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia, para construir os fundamentos de empresas, estabelecer eficácia operacional e, mais importante, obter métricas desejadas de desempenho.

Fonte: Act-On Software

Tradução: Fernando B. T. Leite

Act-On agency partner logo® Copyright: A HyTrade é agência parceira da Act-On e todos os artigos são traduzidos e republicados com autorização.

 

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