fbpx
HyTrade Inbound Marketing

O aprendizado das máquinas é o futuro do marketing: 3 maneiras como isso acontecerá

por HyTrade

Por Michelle Huff

Quando você ouvir falar de “inteligência artificial”, ou de “aprendizado das máquinas” (machine learning), o que vem à sua mente? Uma tecnologia complicada que demanda um profundo domínio sobre a experiência ou um diploma para usar?

Era assim que a tecnologia funcionava; apenas uns poucos selecionados tinham acesso a ela. Mas, a inovação tem uma maneira divertida de mudar as coisas. Atualmente, o que pode parecer estar fora do alcance pode se tornar amplamente acessível amanhã – apenas olhe para os sistemas GPS, ou para os drones.

Agora, nós estamos vendo isso acontecer com as tecnologias de marketing. O aprendizado das máquinas chegou, para que as plataformas de automação de marketing possam fazer previsões – serem capazes de aprender, pensar e agir sem instruções explícitas. O resultado: um marketing mais preciso e eficiente, que se adapta às jornadas dos clientes. Em teoria, o que era antes considerado ‘bacana’ (dados analíticos para fazer previsões, que frequentemente era complexos e caros), pode agora ser colocado em prática, através de características que permitem a otimização dos dados em tempo real, fluxos de trabalho automáticos e conteúdo personalizado.

Pense nisto como uma equipe de robôs que estão à sua disposição – e que estão prontos para avaliar, modificar e otimizar os programas da sua empresa, para poder melhor prever e responder aos clientes que estão sob os seus cuidados. Veja três benefícios específicos disto:

Respostas em tempo real.

Em qualquer dia, a maioria dos profissionais de marketing está mergulhada em dados até os ouvidos – dados dos programas pelos quais eles são responsáveis, dos clientes que eles cortejam e rastreiam. A automação de marketing permite que eles separem os sinais dos ruídos, o joio do trigo, para que eles possam orquestrar ações específicas baseadas em histórias contadas pelos dados.

De fato, algumas plataformas de automação de marketing evoluíram ao ponto de prever os melhores momentos para engajar com compradores específicos, usando comportamentos e ações anteriores para identificar um momento ótimo para fazer envios, e para os engajamentos (uma janela quando as aberturas e os cliques provavelmente estarão no seu pico).

Esta tecnologia também tem ficado mais inteligente na pontuação e em pesar o valor dos leads, e pode permitir aos profissionais de marketing ir além das regras de pontuação condicionais, prescrevendo valores de pontuação para comportamentos e ações em diferentes segmentos, ramos de atividades e compradores.

E ela pode ajudar os profissionais de marketing na segmentação, criando dinamicamente listas de contatos engajados, em virtude de qualquer combinação de fatores; esses segmentos podem ser automaticamente adaptados, à medida que nova informação seja fornecida.

Uma abordagem melhor ajustada para estender o alcance.

Há muito tempo, os profissionais de marketing tem dependido de testes A/B para otimizar os seus programas e estratégias, para assegurar que a mensagem mais eficaz seja usada. Mas, este método, bem como a segmentação, tem sempre resultado numa abordagem do tipo um só tamanho serve para todos – supondo que o comportamento de um conjunto de compradores nos diga tudo o que precisamos saber sobre uma vasta gama deles.

O cliente moderno engaja com uma empresa através de múltiplos pontos de toque digitais, e é crucial que as marcas personalizem as suas experiências em todos os estágios: desde a primeira interação, até a compra e através da assistência aos clientes. A aprendizagem das máquinas permite que isto aconteça, descobrindo padrões com velocidade mais rápida e em maior escala. Ela fornece uma visão imediata e em alta definição dos clientes e dos seus comportamentos – permitindo-nos descobrir micro segmentos de clientes que compartilham interesses e necessidades. Ela imediatamente conecta os pontos, que os métodos tradicionais são lentos em reconhecer, se, em algum momento, eles chegarem a tanto.

Mais criatividade geral.

Nada, incluindo a tecnologia de marketing equipada com a mais recente inteligência artificial, poderá jamais substituir as experiências e o instinto dos profissionais de marketing. O marketing é uma atividade humana, independentemente de como as máquinas entrarem neste quadro.

Mas, esta tecnologia tem imenso valor, oferecendo percepções baseadas em fatos, derivados a partir de dados em tempo real. Ela testa a sabedoria e as suposições convencionais e oferece orientação prescritiva. Dessa maneira, o aprendizado das máquinas faz muito, no sentido de aliviar a carga dos profissionais de marketing, liberando-os para ser mais criativos e estratégicos.

É por isso que, ao avaliar um software de automação de marketing, as organizações devem procurar vendedores que estão abraçando esta tecnologia preditiva e de aprendizado das máquinas. Isto permite que elas tirem o máximo dos seus investimentos em tecnologia e nos seus profissionais de marketing.

[wt_divider_dotted margin_top=”20″ margin_bottom=”20″]

Com recursos que abrangem uma gama de técnicas de marketing outbound (saída) e inbound (entrada), integração com CRM, mensuração robusta e agora, machine learning, a automação de marketing oferece um tremendo valor para empresas de todos os tamanhos e indústrias, através do aumento da eficiência, redução de custos, melhoria no pipeline de vendas e consequente aumento da receita. Para apreender mais sobre todos os benefícios do investimento em técnicas e software de automação de marketing e como conseguir o apoio da diretoria executiva, baixe gratuitamente o e-book: O Business Caso para a Automação de Marketing.

Banner Site - O Business Case para a Automacao de Marketing

Sobre a autora: Michelle Huff é Chief Marketing Officer da Act-On Software.

Fonte: Act-On Software

Tradução: Fernando B. T. Leite

® Copyright: A HyTrade é agência parceira da Act-On e todos os artigos são traduzidos e republicados com autorização.

 

Você também pode gostar desses artigos

Deixe um comentário

* Ao realizar este comentário você concorda com a nossa política de privacidade.