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Quantos chapéus há na prateleira de um profissional de marketing

por HyTrade

Por Amy Duchene

Quando eu digo para as pessoas o que eu faço para viver, usando o meu título de “profissional de marketing”, eu obtenho muitos acenos afirmativos com a cabeça. Este é um papel e um conceito que, geralmente, são bem entendidos. Mas, se eu descrever o meu trabalho no dia a dia atual sem rotula-lo, eu desconfio que as pessoas dariam uma miríade de outros nomes à minha função de marketing.

Como uma profissional de marketing eu sou parte jornalista, parte psicóloga, parte analista de negócios, ou de empresas, e a lista é interminável. Eu uso múltiplos chapéus, que variam de acordo com o dia – ou com a tarefa. Veja o que está na minha chapeleira.

Inicialmente, vamos ver alguns dos chapéus mais óbvios, que eu uso diariamente.

Criador

Quando eu penso sobre profissionais de marketing, eu penso em criadores como os homens ou mulheres que produzem anúncios, os Don Drapers, que sonham campanhas inteligentes e belos anúncios. Aqueles que dirigem campanhas virais geniais, que assumem a cultura popular e fazem as pessoas conversar e comprar.

O chapéu criador é um dos meus favoritos. Eu gosto muito de expandir a minha mente, de pensar fora da caixa e de sonhar. Eu também amo inspirar-me no mundo que me rodeia.

Analista de negócios

Outro enorme componente do trabalho de um profissional de marketing é entender desempenhos – de campanhas, de processos internos, e outras coisas deste tipo. Ao usar este chapéu de analista de negócios (analista empresarial), eu procuro dados, os extraio e exporto, analiso-os, faço deduções e recomendações.

Eu notei que este componente da caixa de chapéus de um profissional de marketing aumentou nos últimos anos, com a postagem de empregos focando pesadamente nos negócios e nas métricas da função de marketing. Uma enorme parte disto é por causa da pletora de dados que agora estão disponíveis. Nós podemos e devemos rastrear tudo e precisamos de alguém que saiba para o que eles estão olhando. As métricas são importantes.

Gerente de projetos

Frequentemente, um profissional de marketing é responsável por determinada campanha (ou por uma série delas), um calendário e um orçamento. Ele precisa manter todos esses pratos girando no ar habilmente, para garantir que o projeto corra de acordo com o cronograma, com as especificações e com o orçamento.

Quando eu coloco o meu chapéu de gerente de projetos, eu estou no modo de juntar informações, de pastorear gatos, de criar um calendário de trabalho, e de cumprir prazos.

Os três chapéus já mencionados contêm a maior parte do meu trabalho – aproximadamente 75% da rotina do dia a dia. Mas, há outros chapéus especiais guardados no armário, que ocasionalmente eu também preciso usar. Veja alguns chapéus secundários que eu uso com maior frequência.

Gerente de eventos

Semelhante ao de gerente de projetos, o componente Planejador de Eventos tem a ver com gerenciar campanhas, calendários e dinheiro. Ele também implica olhar uma lista de próximos eventos – aqueles grandes chamarizes, bem como os pequenos – colocando-os no foco e tocando o show. Este último é muito importante, pois alguém precisa tomar as rédeas para supervisionar e garantir que o evento aconteça sem problemas.

Psicólogo

Um dos chapéus menos discutidos, mas talvez mais importantes, é o de um psicólogo. Afinal, uma das principais tarefas de um profissional de marketing é incitar ação. Para fazer isto, nós, profissionais de marketing, precisamos desenrolar a motivação. Nós precisamos entender o que faz as pessoas agirem e o que as incentiva. Estudar e prestar atenção ao comportamento humano.

Eu amo as pessoas e gosto muito de observa-las para descobrir de onde elas vêm – o seu passado e as suas preferências, quem elas são e pelo que elas se apaixonam. Nos meus engajamentos sociais, eu tenho curiosidade e faço muitas perguntas.

Portanto, como uma profissional de marketing eu preciso fazer a mesma coisa – interagir com a minha audiência e tentar entender de onde ela vem, para informar como devo falar com ela. Eu também sei que não posso confiar sempre no que eles dizem, mas posso confiar bastante no que fazem.

Leitor de mentes

Este chapéu é divertido. No passado, eu falei sobre a jornada do comprador. Para criar eficientemente uma jornada do comprador, você precisa prever o que ele fará, antes de que ele realmente faça. Você precisa antever o seu caminho, desde o interesse até a busca de informação, até a compra. Parte dessa investigação vem dos dados – olhar as métricas e ver o que aconteceu no passado. Mas, isto é apenas um componente, o passado. Você também precisa ser capaz de prever o futuro com precisão. Como você poderá fazer isto sem ler as mentes da sua audiência?

Como acontece com o chapéu do criador, o de Leitor de Mentes é um chapéu de um sonhador, que também tem um toque de psicólogo – analisar e prever. Ao usar o chapéu de leitor de mentes, você precisa se colocar nos sapatos (ou no lugar) da sua audiência e prever o que ela irá fazer.

Jornalista

Finalmente, nós chegamos ao chapéu que estudei na escola, que é o usado pelos jornalistas. O jornalista conta uma história – que é semelhante ao papel do criador que eu mencionei no início. Mas, para chegar lá, o jornalista precisa cavar e pesquisar informações. Ele estuda e aprende, realiza entrevistas e geralmente é um curioso sobre o mundo.

O jornalista é sempre questionador e tenaz, sem medo de arregaçar as mangas e cavar através das ervas daninhas, para encontrar as pepitas de ouro que fazem uma história estourar. Isto pode incluir navegar através de dados, entrevistar clientes para solicitar feedback e juntar tudo para contar uma história de arrepiar (por falar nisso, essa história pode ser usada em campanhas criativas e públicas, ou internamente, como preparar um relatório de marketing de fim de ano e um mapa da estrada para o ano seguinte).

Obviamente, eu amo este chapéu porque ele se relaciona aos meus pontos fortes e aos meus estudos. Mas, ele também é divertido porque une tudo.

Como a automação de marketing pode ajudar

A automação de marketing vem como um herói para muitas tarefas e papeis. Por exemplo, a automação de marketing facilita a vida do planejador de eventos porque ele pode configurar regras, automatiza-las, e seguir adiante.

A mesma coisa vale para os criadores. Eles podem configurar algumas regras e automatizar a execução, gastando menos tempo na realização de pequenas tarefas e mais tempo pensando no grande quadro e criando. O analista de negócios pode examinar os dados coletados automaticamente e determinar quais esforços – anúncios, e-mails, eventos – foram mais eficazes.

Os que estudam o comportamento humano (psicólogos e leitores de mentes) podem examinar as métricas do sucesso e os dados existentes para fazer deduções que permitam ter percepções relacionadas ao estado mental humano, como em que estágio do ciclo de marketing, ou da jornada do cliente, ou do comprador uma decisão foi tomada.

Em essência, a automação de marketing passa por todas as funções – todos os chapéus – e é o que faltava para fechar a tampa. Ela também age como um mecanismo geral de organização para todas essas funções… como uma estante virtual de chapéus, por assim dizer.

Usar os chapéus: um ou muitos de uma só vez

Eu espero que essas funções pareçam familiares a você – e, se não forem, que o façam pensar sobre quais outros chapéus você poderia colocar na sua chapeleira, ou no seu armário. Em uma organização de marketing, esses papeis podem ser desempenhados por diversas pessoas, ou por apenas uma. Qual chapéu você gostaria de usar hoje?

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Sobre a autora: Amy Duchene é uma escritora com mais de uma década de experiência no marketing B2B para uma enorme empresa de software, localizada noroeste da costa do Pacífico. Fora deste trabalho, ela escreve ficção (principalmente novelas para jovens e adultos) e ama molhar os seus pés nas águas do Oceano Pacífico.

Fonte: Act-On Software

Tradução: Fernando B. T. Leite

® Copyright: A HyTrade é agência parceira da Act-On e todos os artigos são traduzidos e republicados com autorização.

 

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1 Comentário

10 lições de marketing inspiradas pelo músico Dave Grohl 18 de dezembro de 2021 - 14:48

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