SEO como prioridade no planejamento para lançamento de novo site

Por Kaila Strong

Lançar um novo website é um grande empreendimento e um enorme desafio. Como construir um grande edifício, construir um website requer bons fundamentos. Isto envolve extensos planejamento, pesquisa e monitoramento, e você ainda fica exposto a ter algumas armadilhas pelo caminho.

Se não for bem feito, ele pode resultar em grande perda de tráfego: Glenn Gabe da G-Squared Interactive, escrevendo para o Search Engine Journal, disse que ele viu algumas empresas perder entre 60 e 70% do seu tráfego natural de busca, após um novo desenho ou migração, e mostrou este gráfico para ilustrar a queda de uma delas:

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Neste post, nós exploraremos os prós e os contras do que você deve saber para diminuir as custosas armadilhas, sob a perspectiva do tráfego. Cada estágio de desenvolvimento de um website é igualmente importante, mas começar com o pé direito mostrará o bom caminho. Eu espero que este post ajude a coloca-lo na direção certa.

Planejamento do projeto

Se você estiver ocupando um cargo numa agência, ou se for um funcionário interno que está supervisionando o lançamento de um website, é importante começar com um exercício de planejamento de projeto. Este exercício pode assumir várias formas, desde que a meta seja atingida: mapear todo o projeto. Você pode ser tentado a pular este passo, ou planejar apenas para a parte de SEO do projeto, mas, se fizer isto, acredite-me, algo irá faltar. Tome um tempo e sente-se com todos os interessados e faça especulações sobre o que você pensa que o projeto irá envolver. O projeto completo não é apenas a parte de SEO.

No início de um projeto, eu achei útil usar um grande quadro branco, pedaços de papel ou de notas adesivas para escrever tudo que será necessário, do início ao fim do projeto, e cada passo intermediário. Mostre isto e veja o que poderá estar faltando através de um brainstorming (uma ampla discussão) com todas as partes interessadas, até que tudo que é essencial esteja compilado.

Neste ponto, você não está tentando responder perguntas sobre prioridades, quem vai fazer o quê, ou quando algo precisa estar pronto; na realidade, este exercício é útil para por tudo junto de uma só vez e ver o que é realmente necessário para a magnitude do lançamento do website que você está empreendendo. Não pare até você achar que escreveu tudo que o seu grupo foi capaz de pensar. Um exercício extra? É muito bom fazer um quadro Kanban ao iniciar a produção e começar a trabalhar com a maioria das metodologias de gerenciamento. “Kanban é uma técnica para gerenciar um processo de desenvolvimento de um software, de uma maneira muito eficiente” através do Kanban Blog.

Você não saberá o que você não sabe. Esta pode ser a primeira vez que você está supervisionando um projeto desta magnitude, portanto, há muita coisa desconhecida, mas isto não deve desencoraja-lo. Deixe que o desconhecido o estimule a aprender, ao invés de usa-lo como uma desculpa. Existem muitos recursos online; nós o incentivamos a tomar um tempo para conhecer bem o processo. Isto não quer dizer que você pode se safar lendo um ou dois artigos e considerar-se um especialista. Significa que você realmente precisa mergulhar no processo. A Moz tem muitos recursos que você pode verificar.

Considerações sobre a SEO

seoPensar em SEO antes de você lançar o seu site, o beneficiará de diversas maneiras. Inicialmente, você estará pensando sobre uma fonte de tráfego que envia muito tráfego bastante valioso para o seu website. Quando você fizer o lançamento, gastar um tempo extra para cuidar das coisas que são importantes para as máquinas de busca reduzirá tanto dano colateral quanto for possível. Eu ouvi algumas histórias de horror sobre websites que perderam 90% do seu tráfego após o lançamento. Não deixe que isto aconteça com você! Em segundo lugar, fazer da SEO uma prioridade, também o ajudará a cuidar de itens que são importantes para a capacidade de uso, a experiência do website e o rastreamento de dados. Como você pode ver, cuidar logo de início das necessidades da SEO trará benefícios em mais de uma maneira.

Lista de verificação da SEO antes do lançamento

  • Tome os dados basais do velho site
  • Número de páginas indexadas, número de consultas de busca no Console de Buscas, classificação de palavras-chave, velocidade do carregamento de páginas e outros KPIs (Key Performance Indicators = indicadores chave de desempenho).
  • Faça uma pesquisa de palavras-chave e determine as lacunas de palavras-chave, as área importantes, ou as falhas do seu conteúdo.
  • Realize um exercício para examinar conteúdo redundante, obsoleto e/ou trivial (ROT). É provável que nem todo o conteúdo migrará para o novo site. Faça o membro da sua equipe (ou o seu consultor) de SEO participar também deste processo.
  • Antes do lançamento, gaste um tempo para melhorar os metadados, reescrevendo títulos e descrições para começar o novo site do zero.
  • Ao desenvolver a Arquitetura de Informação, assegure que a SEO seja parte da conversa para nomear a estrutura da URL e determinar onde o conteúdo será alojado; isto pode desempenhar um grande papel para mitigar a perda de tráfego no lançamento.
  • Desabilite o Javascript e teste o site desenvolvido. Há áreas da navegação que perdem com o Javascript desabilitado?
  • Garanta que o membro da sua equipe de SEO esteja disponível no dia do lançamento, para revisar o Console de Buscas (Webmaster Tools), dar um passeio pelo site e verificar possíveis erros.
  • Assegure que a sua SEO revise a configuração do Console de Buscas, incluindo: as configurações do site, os mapas do site, os links, as estatísticas de rastreamento e problemas/erros.
  • Realize um rastreamento do ambiente de desenvolvimento para verificar oportunidades perdidas de otimização, usando uma ferramenta como a Screaming Frog.
  • Garanta que o ambiente do desenvolvimento não esteja indexado; o acesso aos rastreadores deve ser bloqueado.
  • Realize um teste de adequação para os dispositivos móveis.
  • Mapeie as antigas páginas se as URLs forem mudar; use isto para informar o mapa do redirecionamento.
  • Exporte uma lista de todas as páginas do antigo site com links usando uma ferramenta de análise de backlink.
  • Exporte uma lista de todas as páginas classificadas do antigo site.
  • Exporte uma lista de todas as páginas indexadas: conteúdo, imagens, ativos de vídeos, etc.
  • Crie um mapa para redirecionamento da URL, prestando especial atenção a qualquer conteúdo com URLs alteradas.
  • Limite as alças de redirecionamento tanto quanto for possível. Não se esqueça também dos microsites ou dos antigos domínios.
  • Atualize os parâmetros se houver mudanças das URLs.
  • Audite os mapas de redirecionamento para caracteres universais e para oportunidades de simplificação de expressões comuns.
  • Revise o arquivo Robots.txt, verifique conteúdo bloqueado.
  • Teste links quebrados e atualize textos âncoras na medida do necessário, no ambiente desenvolvido.
  • Prepare XML sitemaps para submissão, inclusive para blog/vídeo/imagens, na medida do necessário.
  • Prepare um sitemap HTML.
  • Resolva quaisquer questões referentes a conteúdo duplicado: antigos/próximos, categoria de páginas do blog, etc.
  • Diretórios com ou sem uma barra final, índices padrão de diretório.
  • As URLs são sensíveis a letras minúsculas e maiúsculas.
  • Endereços de IP acessíveis, URLs em diferentes domínios de hospedeiros, duplicidade de buscas internas (Característica do parâmetro).
  • Revise no Google Analytics todos os encaminhadores para o seu domínio e garanta que os mais importantes tenham a URL atual do seu novo site, se ela mudou.

A SEO depois do lançamento

  • Dia do início: Notifique o Google e o Bing através do Console de Buscas e da Webmaster Tools sobre o novo sitemap e a localização no website,
  • Teste para ver se há links quebrados,
  • Submeta o sitemap,
  • Garanta o acesso de rastreadores,
  • Realize um teste para verificar a adequação para os dispositivos móveis,
  • Passeie pelo novo site,
  • Teste para verificar a presença de etiquetas “não indexar” e “não seguir”,
  • Verifique o XML sitemap para ver se há erros,
  • Teste os redirecionamentos,
  • Revise as etiquetas e descrições dos títulos, assegure um carregamento adequado,
  • Teste para 404 soft e para 404 normal,
  • Garanta que o código de rastreamento esteja em cada página,
  • Monitore os dados analíticos em tempo real,
  • Revise os links internos e atualize os que estiverem quebrados e incorretos,
  • Verifique o Console de Buscas (Webmaster Tools) para mensagens de erros (como os erros de rastreamento),
  • Recupere os links, se possível e mude as URLs de todas as propriedades que têm donos,
  • Verifique o cache de páginas importantes,
  • Compare o desempenho com os dados basais
  • Número de páginas indexadas, número de consultas de busca no Console de Buscas, classificação de palavras-chave, velocidade de carregamento da página e outros KPIs,
  • Realize um teste para verificar a velocidade de carregamento da página,
  • Tente obter sinais sociais ou novos links construídos para páginas importantes, para melhorar a indexação,
  • Passe páginas importantes por buscar e processar no Console de Buscas,
  • Teste o site em todos os navegadores e considere testa-lo com um bloqueador de anúncios, assim como outros plug-ins que são comumente usados pelos clientes.

HTTP para HTTPS

  • Atualize todos os plug-ins externos para garantir de eles estejam compatíveis com o HTTPS,
  • Atualize o código de anúncios para apoiar o HTTPS,
  • Atualize a contagem dos compartilhamentos sociais,
  • Submeta os novos sitemaps HTTPS XML,
  • Verifique novos sites HTTPS com o Console de Buscas (Webmaster Tools),
  • Teste o site usando a ferramenta Qualys Lab,
  • Atualize os parâmetros, se você os tiver.

Não se esqueça de:

  • Atualizar todos os perfis sociais para incluir as novas URLs, inclusive quaisquer URLs de feeds para postagem automática.
  • Se a indexação estive demorando mais que o esperado, tente enviar sinais sociais e extra links. Garanta que você atualizou todos os links para os ativos controlados (tais como perfis sociais, citações locais, microsites, blog, etc.).
  • Garanta que todos os velhos sitemaps sejam removidos do seu site velho e que não foram indexados.
  • Feeds de compras devem ser atualizados, juntamente com quaisquer outros feeds de produtos que tiveram as URLs atualizadas.
  • Verifique os códigos de rastreamento e garanta que eles foram adequadamente atualizados. A equipe de buscas pagas deve participar do processo de migração, quando as URLs forem atualizadas.
  • As imagens são importantes e mapea-las adequadamente é chave. Se uma decisão for tomada para usar uma rede para a entrega de conteúdo (Content Delivery Network – CDN), ao invés de você mesmo hospedar as imagens, considere usar uma CNAME.
  • Garanta que sejam feitas atualizações para o código do Google Analytics e que seja aberta uma conta do Console de Buscas para qualquer novo domínio que a necessite.
  • Se o site anterior estava penalizado, reconsidere fazer alguns redirecionamentos, ou discutir com um profissional de SEO antes de seguir adiante com os redirecionamentos. As penalidades às vezes podem passar de um domínio para o outro, se cuidadosas considerações não forem feitas.

Nós perdemos algumas melhores práticas? Sinta-se à vontade para acrescentar qualquer coisa à esta lista de comentários a seguir. Nós esperamos que esta lista seja extensa, cumulativa e útil para a sua jornada de lançar um novo website.

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Sobre a autora: Kaila Strong é  escritora, editora, estrategista sênior de marketing e especialista em SEO. Junto com publicações regulares no Act-On blog e em outros sites, ela é uma palestrante convidada frequente nas conferências SMX, Pubcon e conferências locais onde ela realiza apresentações sobre tópicos que incluem pesquisa, social e marketing de conteúdo.

Fonte: Act-On Software

Tradução: Fernando B. T. Leite

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