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O Pinguim 3.0 do Google terá um impacto?

por dionei

Por Kaila Strong

Há algumas semanas, por volta de 17 de outubro, os profissionais de SEO (Search Engine Optimization) receberam a confirmação que o Google estaria pondo em uso um algoritmo muito antecipado, chamado “Pinguim 3.0”.

Em agosto, algumas pessoas previram que esta atualização iria fazer os seus olhos lacrimejarem. Mas, quando ela finalmente chegou, ela parecia menos impressionante que as últimas atualizações. (Foi uma implantação lenta e, a partir de novembro de 2014, ela pode não ser feita e, portanto, ainda é muito cedo para que ela seja chamada de indolor).

O Pinguim é importante para você se você for dono de uma empresa, ou um profissional de marketing. Mensalmente, é provável que as buscas sejam a fonte de muito do seu encaminhamento de tráfico e, ultimamente, da sua receita. Isto significa que as atualizações de algoritmos, Pinguim entre outras, poderiam potencialmente impactar a sua receita. Vamos aprender mais.

O que é o Pinguim?

Um pouco de história: As máquinas de busca usam algoritmos para determinar como classificar (e onde penalizar) sites e páginas. As máquinas de busca nunca dormem na sua procura para melhorar a experiência do usuário, de modo que elas, continuamente, atualizam os seus algoritmos. As atualizações funcionam para recompensar sites que preenchem as expectativas de quem busca, e trabalham para erradicar spams usados para manipular classificações. Grandes atualizações são algumas vezes chamadas de: Pomba, Pirata, Panda… e Pinguim.

O Pinguim 3 do Google tera um impacto IA atualização Pinguim veio depois da muito divulgada atualização Panda. O Panda funciona para extirpar conteúdo spam, que atinge sites com conteúdo superficial ou fiado. O Pinguim é mais focado em link spam.

Primariamente, a atualização Pinguim afeta websites que participaram de esquemas de links (tais como comprar links ou adquirir links através de redes de links), no esforço para manipular as classificações de buscas.

Há não muito tempo, uma empresa podia ter sucesso online com um site juntado com otimização de máquina de busca feita através de algumas táticas sujas. Não mais. As máquinas de busca continuam melhorando e agora podem identificar muitas táticas de influência e manipulação, que elas trabalham para tornar menos poderosas. Táticas que funcionam há alguns anos, como submeter a diretórios de artigos livres ou comprar links em outros sites para aumentar a classificação da sua página, costumavam levar a melhores classificações nos resultados das buscas. O Pinguim acabou com isto.

Mas, alguns profissionais de marketing e gerentes de sites ainda tentam desenvolver novas maneiras para manipular resultados. Isto significa que as máquinas de busca precisam estar atualizadas sobre as tendências, para garantir que a qualidade dos seus resultados agradem os usuários, de modo que elas pesquisam incessantemente e fazem atualizações iterativas nos seus algoritmos.

Qual é o tamanho do efeito da atualização?

Colocando isto em perspectiva, os esforços de limpeza do Google com a primeira implantação do Pinguim impactou os resultados de buscas em mais de 3%; o Pinguim 3.0 parece ter afetado menos que 1% (até o momento em que este artigo foi escrito). Cada atualização iterativa implantada desde o lançamento do Pinguim, ajudou a fazer uma limpeza adicional.

A história das atualizações Pinguim

Pinguim 1.0 publicada em 24 de abril de 2012 – 3,1% das consultas de pesquisa afetadas

Pinguim 1.1 publicada em 26 de maio de 2012 – 0,1% das consultas de pesquisa afetadas

Pinguim 1.2 publicada em 5 de outubro de 2012 – 0,3% das consultas de pesquisa afetadas

Pinguim 2.0 publicada em 22 de maio de 2013 – 2,3% das consultas de pesquisa afetadas

Pinguim 2.1 publicada em 4 de outubro de 2013 – 1% das consultas de pesquisa afetadas

Pinguim 3.0 publicada em 17 de outubro de 2014 – 1% das consultas de pesquisa afetadas

O que é o Pinguim 3.0?

“Esta atualização ajuda os sites que já limparam os sinais de spam descobertos pelas iterações dos Pinguim anteriores e rebaixa os sites com spams recentemente descobertos” Pierre Far, Gerente de Site e Analista de Tendências do Google.

O Google não fornece detalhes sobre as atualizações; não seria bom entregar as chaves aos trapaceiros. Mas, analistas que examinaram os ganhadores e perdedores do Pinguim 3.0 nos ajudaram a estimar o que as suspeitas atualizações do algoritmo poderiam ser. Vamos ver isto.

Ganhadores com o Pinguim 3.0

Da citação acima de Pierre Far, nós podemos especular que os sites que devem ter se beneficiado pela atualização Pinguim foram os que provavelmente usaram, no passado, táticas de manipulação e, então, limparam o seu ato (e o seu nome das listas negras) e, hoje, estão na direção correta. A classificação desses sites provavelmente não ficará tão alta como era antes das penalidades, mas ainda deve haver uma tendência de melhora. Grandes e pequenas marcas têm esperado, pisando em ovos, pela atualização apregoada pelos representantes do Google, na época em que o trabalho pesado desses sites para limpar o seu nome das listas negras seria finalmente levado em consideração. Que pena que os dados não coincidem.

O site Searchmetrics mostra os vencedores em 19 de outubro, apenas dias após a suspeita implantação. Ebay.com está no topo da lista, juntamente com muitos domínios australianos. Entretanto, estes domínios mal foram afetados pelas versões anteriores do Pinguim. Análises posteriores da SEO Bartosz Goralewicz neste artigo reforça isto, notando que sites específicos que se recuperaram parecem ter sido previamente impactados pelas atualizações relacionadas ao Panda e não ao Pinguim. Então, o que está acontecendo? Possibilidades são:

• Esta é uma implantação lenta. Às vezes demora algum tempo para que uma atualização de algoritmo faça o que tem que fazer. “Nós temos visto outras atualizações causar impacto imediato, mas o Pinguim 3.0 não parece ser uma atualização que funciona da noite para o dia”.

• Nós poderíamos estar em teste ou em módulo de ver o que acontece. A maioria dos sites penalizados pelo Pinguim (que passaram pelo processo de limpeza) não se recuperaram com esta última atualização 3.0. O Google pode estar testando a eficácia desta atualização e planejando atualiza-la uma vez mais antes do fim do ano.

• Os sites melhoraram, mas também perderam valor. É também possível que os sites que saíram das listas negras tenham se livrado de parte do lado bom, juntamente com o lado ruim, tendo perdido valor neste processo.

Nós esperávamos demais. Não é incomum para o Google atualizar os seus algoritmos 500 a 600 vezes por ano. Nem todos têm um grande número de vencedores e perdedores. As atualizações que são nomeadas em código frequentemente vêm com uma expectativa que irão impactar grandemente os resultados das buscas, mas, nem todas produzem este efeito.

Como perder com o Pinguim 3.0

O Pinguim 3 do Google tera um impacto IIO uso contínuo das táticas de manipulação, tais como comprar links e usar redes de links fez alguns sites verem a sua classificação cair após a implantação do Pinguim 3.0. Nenhuma penalidade foi publicada com esta rodada de atualização, mas isto não quer dizer que o seu site não possa ser penalizado, ou não sofra um impacto. Se você está realizando algumas destas atividades, você ainda tem uma chance de ser penalizado:

• Ainda compra links ou troca links – de forma pública ou privada numa rede

• Faz troca de artigos, comunicados de imprensa e/ou posts de convidados como meio para obter links

• Está controlando o número de links que você ganha durante um dado período

• Está usando redes para trocar links, trocar conteúdo, ou de alguma maneira está tentando influenciar as classificações

Eu espero que o Pinguim 3.0 renove o entendimento que essas estratégias e táticas simplesmente não funcionam. Elas são táticas ultrapassadas que põem o seu site em perigo, arriscando a perda, hoje e no futuro, da sua classificação conquistada com muito esforço. Se você está ganhando links através destes métodos, entenda os riscos que está correndo. Cada atualização pode muito bem ser a última pela qual o seu site consiga passar incólume.

O que esperar do futuro?

Alguns especialistas acham que o Pinguim 3.0 foi mais uma refrescada que uma atualização. Veja o recente artigo de Drew Hendrick. Muitos esperam ver uma continuação das atualizações Pinguim, parecidas com as atualizações Panda deste ano. Outros especulam que uma atualização de maior impacto pode estar a caminho. Os SEOs estão esperançosos de ver atualizações futuras, que ajudem a fixar o entendimento sobre o que é SEO negativo, que não teria sido tocado pela recente atualização.

Em conclusão: Ainda é cedo para dizer o que esperar do futuro para as atualizações relacionadas ao Pinguim. Os links ainda pesam, a qualidade desses links é importante, e táticas de spams devem ser evitadas, de qualquer maneira.

Você acha que o Pinguim 3.0 vai impactar? Conte-nos a sua história com o Pinguim nos comentários a seguir.

Sobre a autora: Kaila Strong é  escritora, editora, estrategista sênior de marketing e especialista em SEO. Junto com publicações regulares no Act-On blog e em outros sites, ela é uma palestrante convidada frequente nas conferências SMX, Pubcon e conferências locais onde ela realiza apresentações sobre tópicos que incluem pesquisa, social e marketing de conteúdo.

Fonte: Act-On Software

Tradução e edição: Fernando B. T. Leite

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