Táticas e estratégias para a construção de links para 2016

Por Nathan Isaacs

Uma sólida estratégia de construção de links é uma coisa imprescindível para o marketing e para fazer a sua empresa crescer.

Os benefícios práticos são claros: mais links significam que pessoas estão vendo o seu website (se esta for a sua homepage ou uma landing page específica). Mais olhos no seu site significam mais leads, mais leads significam mais conversões e mais conversões significam mais receita (pelo menos, esse é o plano). Isto é verdade se você tiver um website de e-commerce, tiver um pequeno negócio de prestação de serviços, ou for um Vice-Presidente de Marketing de uma empresa B2B média ou maior.

O que é a construção de links?

Rapidamente, para quem não sabe, os links (ligações) são as conexões feitas quando alguém faz uma ligação tipo hyperlink do website dele para o seu website. Isto pode ser uma citação num jornal ou num blog post, a inclusão numa lista de recursos, e assim por diante. É um sinal de que alguém pensa que o seu conteúdo é bom; essencialmente, é uma recomendação.

Historicamente, os links têm sido uma importante via, através da qual o Bing, o Google e outras máquinas de busca entendem de que trata o seu conteúdo e validam o seu website. “Os links são o fator de classificação mais importante para o Google”, disse Scott Hendison, Presidente da Search Commander, Inc., uma consultoria de marketing da Internet.

Costumava ser assim: quanto mais links você tivesse, melhores eram os seus resultados nas máquinas de busca. Em consequência, mais que algumas empresas (“fazendas de links”) surgiram no decorrer dos anos, oferecendo centenas e milhares de links para o seu site. Isto já não acontece, disse Hendison, à medida que o Google e outras máquinas de busca tomaram medidas para frustrar o jogo daqueles que tentarem jogar no sistema. Atualmente, fatores de ligação avaliados e pesados no algoritmo do Google incluem o número de links para o seu site, a qualidade desses links (incluindo a autoridade do site que fez a ligação para o seu) e o texto âncora usado para criar esses links (o texto sublinhado que você usa para fazer o hyperlink para uma webpage interna ou externa).

Como eu construo links para o meu negócio?

Quando foi perguntado por clientes sobre qual é a melhor maneira de construir links, Hendison respondeu: “Você curou o câncer? Se você curou o câncer, todos farão um link para você”.

Escondida no sarcasmo está a realidade que grandes e dirigidos conteúdos conquistarão os links dos quais você precisa e quer.

“Definitivamente, o termo ‘construção de links’ tem uma conotação errada para muitas pessoas”, disse Kevin Getch, fundador e Diretor de Estratégia Digital da Webfor, uma criativa agência de marketing digital. “Eles devem realmente pensar neles como um marketing de boa qualidade”.

Ele disse que construir links requer tempo e uma estratégia.

Crie um plano de construção de links

As primeiras coisas em primeiro lugar. Você deve se assegurar que o seu website ou landing page específica estão otimizados, e que você está oferecendo uma grande experiência para o usuário. O passo seguinte é criar conteúdo ao qual as pessoas irão querer se ligar – parafraseando Hendison, cure o câncer.

Taticas e estrategias para a construcao de links para 2016 IEu já disse antes, que um grande lugar para começar a desenvolver a sua construção de links (ou quase qualquer outra coisa) é começar a olhar para o que já funciona para a sua empresa e ver quais oportunidades você pode alavancar. Olhe os seus dados. Você sabe de onde as pessoas agora estão vindo para o seu site? Quais páginas ou blog posts eles leem quando estão no seu site? A qual conteúdo eles estão se ligando?

Saber isto ajuda a entender qual conteúdo você deve criar futuramente, como também ajuda a identificar o que no seu site pode se beneficiar com a construção de links. Você pode decidir apoiar o conteúdo que já está convertendo, ou você pode estimular páginas que não estão tendo um bom desempenho.

Use uma das muitas ferramentas disponíveis, como a Open Site Explorer da Moz, ou a Inbound tools da Act-On, para ver quem está se ligando ao seu site e a que tipo de conteúdo eles estão se ligando. Esta auditoria perceptiva de links é um bom primeiro passo para construir as táticas da sua estratégia de construção. O passo seguinte é ver quais links os seus concorrentes estão usando nos websites deles.

Getch disse que ele ajudou um cliente de uma firma de advogados a ganhar um link de alta qualidade de uma agência governamental quando eles viram que o conteúdo, ao qual a agência tinha anteriormente se ligado num site de um concorrente, estava desatualizado. Getch trabalhou com o cliente para criar um conteúdo atualizado e, então, enviou uma nota para a agência, que incluiu um link para o conteúdo atualizado. A agência aceitou a dica e fez o link.

A sua pesquisa de auditoria de links também o ajudará a identificar as frutas que estão penduradas num lugar mais baixo para a construção de links. Isto inclui ter links para o seu site de vendedores ou de fornecedores. Potencialmente, isto inclui ter links de clientes, consumidores e de parceiros estratégicos. A pesquisa também deve ajuda-lo a identificar links quebrados que estão vindo. E a lista continua.

Adicionalmente, você deve pesquisar o seu ramo de atividades para ver a quais websites você irá querer ligar o seu site. Ferramentas como a Followerwonk ou a Buzzstream podem ajudar a identificar influenciadores chave para a sua empresa e ramo de atividades. Você pode configurar o Google Alerts, ou usar as ferramentas de prospecção da Act-On para começar a construir relacionamentos com esses potencias parceiros de links.

Construção de links dirigidos

Michael Cottam, CEO da Visual Itineraries e um consultor independente de SEO disse que a qualidade é mais importante que a quantidade quando se tratar de links.

“Se você estiver mirando a obtenção de links de um site, ele deve ser um website que deve deixa-lo entusiasmado por estar ligado a ele”, disse ele.

Ele disse que dois dos seus clientes, ambos advogados criminalistas de diferentes cidades, classificam-se no topo dos resultados das buscas por suas palavras-chave, em grande parte por serem citados (e ligados a) pelo jornal local. Ele disse que um link de boa qualidade é 100 vezes mais importante que um punhado de links de má qualidade.

As táticas

Rand Fishkin, cofundador da Moz, falou sobre a construção de links durante um recente evento chamado White Board Friday, o seu popular vídeo blog sobre SEO.

Ele disse que uma vez que você tenha um grande website e um fantástico conteúdo, o passo seguinte é desenvolver links. Ele fala sobre três estratégias: um para um, transmissão e paga. Você pode assistir ao vídeo abaixo.

Na divulgação de um para um, você faz divulgação para pessoas e para websites dos quais vocês quer links e se apresenta, discute por que você acha que eles se interessariam no conteúdo que você está compartilhando e oferece um link para esse conteúdo. A divulgação pode ser feita através de e-mail, ligação telefônica, ou tuite. A seguir, veja um exemplo de um e-mail pedindo um link que foi recentemente enviado para a Search Engine Marketers − SEMpdx de Portland, uma associação sem fins lucrativos.

Taticas e estrategias para a construcao de links para 2016 II

A divulgação por transmissão pode ser compartilhando socialmente o seu conteúdo, através da sua newsletter mensal, ou de um blog post.

A divulgação paga inclui publicidade na mídia social e nas máquinas de busca, redirecionamento, exibição, e assim por diante.

Divulgando o trabalho

Há pessoas que descobrem petróleo na construção de links na primeira tentativa e desenvolvem algum tipo de conteúdo ligável que de forma viral recebe links de todos os tipos de lugares. Isto provavelmente não acontecerá com você (ou comigo).

Você também pode contratar uma firma que fará o trabalho para você, desde criar estratégias, até descobrir oportunidades, e até divulgar e desenvolver os links.

Getch disse que contratar uma agência externa faz sentido quando a sua empresa for suficientemente madura para também contratar ajuda externa para serviços empresariais como contabilidade, aconselhamento legal, e assim por diante. Ele disse que, ao contratar uma agência, você deve verificar as referências (da agência) e perguntar a ela sobre o processo e ver se ele está de acordo com aquilo que lhe contaram, ou com o que até agora funcionou para você.

Todos os três especialistas entrevistados neste post, assim como o autor são membros do Conselho da SEMpdx. Esta entidade sem fins lucrativos adotou recentemente um código de ética para os membros que requer que eles, incluindo o Conselho, se comprometam a aderir às orientações de qualidade do Google Webmaster.

Iteração

Como tudo o que fazemos nos negócios, a iteração é imperativa. Rastreie o seu trabalho ou o dos seus contratados para ver o que está funcionando e o que não está. Isto se aplica ao conteúdo que você cria, à sua lista de websites alvo, dos quais você quer links, às táticas que você usa para obter esses links.

O Google trabalha de maneiras misteriosas e o que estiver funcionando agora para construir links, pode não funcionar amanhã. Rastrear também o ajudará a se preparar para responder melhor, no caso do Google fazer uma mudança que afete esses links arduamente conquistados. E por falar nisso…

Os links podem ainda ser comprados

Enquanto que desenvolver fantástico conteúdo ligável seja o caminho recomendado para construir links, você ainda pode comprar links, mesmo links de alta qualidade.

Você pode oferecer uma bolsa de estudos e então obter links de universidades e faculdades para a página do seu website por algo como duzentos reais cada uma. Para algumas empresas, você pode se beneficiar do patrocínio de uma equipe que disputa a liga local.

E por algo que pode variar de 500 a 3.000 reais, você pode obter links de alta qualidade de notícias populares e de websites do ramo de atividades, sites que você provavelmente lê.

Mas, esta é uma estratégia arriscada. A pergunta que você precisa responder é se o risco do Google e de outras máquinas de busca penalizarem o tráfico do seu website vale a pena. O tempo e a despesa para se recuperar de uma penalização poderiam superar quaisquer ganhos que você pode ter.

Sobre o autor: Nathan Isaacs é o Presidente da SearchFest da SEMpdx, uma organização sem fins lucrativos baseada em Portland e focada no ramo de buscas. Ele é o dono da Seven G Media, uma firma de vídeo marketing.

Fonte: Act-On Software

Tradução: Fernando B. T. Leite

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