Tudo que você precisa saber sobre: Valores, Missão, Visão e Cultura

Por Henrique Carvalho

O que define uma empresa? Seus prédios? Computadores? Número de funcionários?

Todos esse itens citados fazem sim parte de uma organização. São a parte “física” do negócio.

Mas toda empresa que deseja chegar a algum lugar precisa de muito mais que isso. Necessita de “alma”.

Muitas empresas, em especial as pequenas, ignoram a importância do desenvolvimento de bases sólidas pautadas em cima da definição de valores, missão e visão.

E não basta escrever meia dúzia de palavras bonitas no site da empresa. Essas definições devem sim ser a “alma” do negócio e devem estar de acordo com os valores e necessidades de funcionários, fornecedores e clientes, além claro de levarem em conta a sociedade na qual estão inseridas.

Mas afinal, o que são cada um desses itens? Vamos detalhar abaixo:

Valores de uma empresa

“A felicidade é um estado de consciência que vem do cumprimento de valores.” – Ayn Rand

missãoComo definir a missão, visão e valores de uma empresa?

E por que eles são tão importantes?

Os valores da empresa guiam a conduta de uma organização. Já os planos de missão e visão ditam sua rota de execução.

Os valores de uma empresa devem refletir princípios éticos e morais, unindo o mundo empresarial ao pessoal.

São princípios inegociáveis, ditando comportamentos e atitudes no funcionamento de toda estrutura organizacional.

Dão suporte às formas de relacionamento dos colaboradores entre si e perante os clientes, fornecedores e sociedade.

Como definir os valores de uma empresa?

missãoExistem algumas metodologias para definir os valores de uma empresa, mas nada melhor do que uma reflexão profunda com os stakeholders e colaboradores internos:

  1. Os valores centrais são fundamentais, independente deles serem premiados?
  2. Se você acordasse amanhã e dinheiro não fosse uma necessidade para o resto de sua vida, você se manteria firme a estes valores?
  3. Você consegue imaginar esses valores sendo válidos daqui a 100 anos, assim como são hoje?
  4. Você gostaria que sua empresa mantivesse esses valores, mesmo que, em algum momento, eles se tornem uma desvantagem competitiva?
  5. Se você começasse uma nova empresa amanhã em um ramo totalmente diferente de trabalho, você construiria os mesmos valores fundamentais para essa nova organização, independente da diferença de suas atividades?

Se a resposta para os 5 itens acima for “Sim”, você tem os valores de sua empresa muito bem definidos.

Exemplos de valores de uma empresa

missãoAbaixo, citarei alguns valores comuns e exemplos reais de valores aplicados em empresas.

Exemplos de valores comuns:

  • Responsabilidade
  • Equilíbrio:
  • Compromisso
  • Comunidade
  • Diversidade
  • Empoderamento
  • Inovação
  • Integridade
  • Propriedade
  • Segurança

Exemplo de Valores da empresa Volkswagen:

  • Proximidade ao cliente
  • Alta performance
  • Adicionar valor
  • Renovação
  • Respeito
  • Responsabilidade
  • Sustentabilidade

Missão de uma empresa

missãoA missão de uma empresa corresponde ao seu propósito único e para quem ela de destina.

Para definir isso com sabedoria, é interessante que se responda a três questões básicas:

  • Por que a empresa existe?
  • O que a empresa faz?
  • Para quem?

A missão de uma empresa pode ser resumida em um parágrafo, uma linha ou até mesmo em poucas palavras.

Exemplo de missão da Disney:

Alegrar pessoas.

Visão de uma empresa

missãoAo definir a visão de uma empresa, é importante estabelecer a perspectiva para longo prazo.

A visão inspira-se naquilo que se almeja para o futuro.

Inclui-se, nesta etapa, aquilo em que a empresa quer se tornar e em que direção devem ser focados os seus esforços.

Exemplo da visão da Mercedes-Benz:

  • Nosso objetivo é ser referência como empresa produtora e fornecedora brasileira dos melhores veículos comerciais, agregados, automóveis, componentes e serviços.

Cultura da Empresa

missão

A cultura da empresa, ou cultura organizacional de uma empresa, resume tudo o que uma organização representa em relação à sua visão, missão, valores, estratégia e história.

A cultura de uma empresa é como se fosse nosso DNA. Ela deve representar rapidamente o conjunto de informações muitas vezes não visível ou tangível na organização.

É fundamental que todos da equipe entendam e compartilhem a visão institucional, permitindo que toda a organização caminhe na mesma direção, seguindo estratégias também comum a todos.

Ter uma cultura organizacional sólida e transparente a todos os membros da empresa, possibilita minimizar os riscos de embates interpessoais.

A cultura de uma empresa é tão importante que resolvemos compartilhar a nossa com você.

Conheça a cultura Viver de Blog

Resumo da nossa cultura:

O foco da nossa cultura é:

  • Alcançar a excelência e incentivar pessoas a descobrirem e liberarem todo o seu potencial.

A cultura Viver de Blog:

  1. Integridade e Comprometimento: “Integridade é estar fazendo a coisa certa, mesmo quando ninguém está olhando”. – C.S. Lewis
  2. Crescimento: “Se você não está crescendo, você está morrendo”. – Anthony Robbins
  3. Liberdade e Autonomia: “Liberdade não é fazer o que se quer, mas querer o que se faz.” – Satre
  4. Responsabilidade e Poder: “Não vamos tentar consertar a culpa do passado. Vamos aceitar nossa responsabilidade pelo futuro”. – John F. Kennedy
  5. Organização e Documentação: “Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito”. – Pitágoras
  6. Comunicação produtiva: “O maior problema da comunicação é a ilusão de que ela foi alcançada”. – George Bernard Shaw
  7. Excelência e Alta Performance: “Nunca pare. Nunca se conforme até que o bom seja melhor e o melhor seja excelente”.

Construindo um legado memorável

missão

O Viver de Blog cresceu muito nos últimos 2 anos, desde quando ele era o blog de uma pessoa só até a fase onde trabalhávamos em um grupo de 4-6 pessoas.

Agora, chegou o momento de iniciarmos uma nova jornada.

2016 será um ano em que iremos All-In, colocando todos os nossos esforços para que ele seja realmente fantástico.

É por esse motivo que o Viver de Blog agora tem uma equipe com 15 pessoas dedicadas e mais 6 pessoas em projetos/consultorias.

Estamos investindo forte em pessoas brilhantes para que nosso poder de transformação seja infinitamente maior.

Esse é nosso comprometimento com você em 2016.

  • Mais conteúdo
  • Mais profissionalismo
  • Mais qualidade.

Que esse ano seja épico e que você tenha metas ousadas para crescer tanto profissionalmente como pessoalmente.

Estamos no início dessa jornada.

Uma jornada em busca de uma melhor qualidade de vida no trabalho.

Uma jornada em busca de ser melhor 1% todos os dias.

Uma jornada em busca de um legado memorável.

E você? Vem com a gente?

Deixe um comentário abaixo e compartilhe esse artigo com seus amigos!

E se quiser saber mais sobre a importância desse assunto quando se trata de Qualidade de Vida no Trabalho, não deixe de ler o artigo “Trabalhar até morrer ou morrer de trabalhar? Por que a Qualidade de Vida no Trabalho atual está roubando sua felicidade”.

Sobre o autor: Fundador do Viver de Blog, Henrique Carvalho vive exclusivamente de blog desde os seus 23 anos e quer ajudar você a Viver de Blog também. Saiba mais sobre ele aqui.

viver-de-blog-logo® Copyright: A HyTrade é parceira do Viver de Blog na troca de conteúdos e este é um post convidado acordado entre as partes para ser publicado nosso blog.

  • Bem interessante.

    Qualquer empresa pode ter um conjunto de regras, mas viver na prática o que está escrito é o que separa uma empresa visionária das outras.

    • É verdade Priscila! Por isso é muito importante ter um claro planejamento estratégico e ferramentas como o Balanced Score Card para unir a estratégia (Valores, Missão, Visão) com as táticas operacionais do dia a dia. Comente sempre! ;-)

  • Thatiana Santos

    Excelente tema!

    • Oi Thatiana, feliz em vê-la por aqui! :-)
      Realmente este é um tema muito importante para qualquer empresa.
      Comente sempre!
      Um abraço.

      • Thatiana Santos

        Obrigada Ricardo:) Comentarei sempre que puder. Abs!