Associações: como fazê-las crescer de forma sustentável?

Por Ivan Monteiro

Ampliar o número de associados e parceiros requer investimento nas ideias certas

O nosso mundo é tomado por questões de grande interesse humanitário. Cada questão que surge, logo é abraçada como causa a ser vencida ou estudada por grupos de pessoas. Em outros casos, não necessariamente são questões negativas que mobilizam grupos. É no interesse humano que nascem organizações com propósitos e ações que fazem, em grande parte dos casos, diferença na sociedade. Mas como ser bem sucedido na empreitada?

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Você sabe o que significa uma associação? O termo agrega uma série de modelos de organização que possuem objetivos e finalidades diferentes entre si, mas que se juntam nessa nomenclatura por possuírem características básicas semelhantes.

No geral, as organizações que não possuem intenções econômicas como objetivo principal, mas defendem os interesses de um grupo são chamadas associações. Esses grupos possuem diferentes finalidades, como: Filantrópica; Religiosa; Prestação de assistência social e cultural; Atuação na defesa dos direitos das pessoas ou de classes específicas de trabalhadores e/ou empresários; Defesa do meio ambiente; Atuação como clubes de serviços; e Oferta de serviços como de clubes esportivos.

Como fazer uma Associação se desenvolver?

Não é segredo que Associações fornecem certos benefícios além das conquistas de suas causas e objetivos, seja de forma explicita (por exemplo, esforços de lobby) ou implicitamente (por exemplo, redes informais) — para seus membros. Isso está ligado diretamente ao sucesso dela. Como?

Em vários casos, a capacidade de uma associação de aumentar a base de associados é quando eles visualizam o valor que ela pode oferecer em troca do apoio. Por isso, quando se leva mais valor aos membros, a associação está apta para atrair novos membros, ao mesmo tempo em que mantém os membros existentes. Dessa forma, é construída uma inteligência orgânica e sustentável, permitindo que a associação tenha aumento gradual de força e valor.

Quando uma associação cresce impulsionada de forma sólida, é capaz de gerar receitas significativas que podem ser aplicadas para beneficiar os membros. Essas receitas geralmente vêm de duas fontes:

Membros 

Os membros são essenciais para que uma associação se mantenha forte. Muitas organizações exigem taxas para que os associados possam usufruir de benefícios. Por isso, quanto mais membros uma associação tiver, mais taxas serão cobradas. Além disso, em muitas associações, os membros oferecem, regularmente, apoio financeiro adicional, que vem em uma ampla variedade de formas, tais como contribuições para uma fundação, bem como os serviços e produtos que eles compram da associação.

Patrocínios

Essa é a segunda fonte sustentável em uma associação. Os patrocinadores pagam para apoiar as iniciativas e eventos da associação a fim de conquistar uma posição preferencial em divulgação e outros benefícios.

O apoio do patrocínio tende a ser um grande gerador de receita para a maioria das associações, pois, a capacidade da associação de desenvolver oportunidades significativas para os patrocinadores, se reflete na capacidade de atrair prováveis clientes, onde podem praticar networking e apresentar serviços ou produtos.

Com o objetivo de aumentar a adesão de patrocinadores ou novos membros, as associações precisam considerar ações práticas e eficientes que deixem claros os benefícios para quem se envolver com ela. Vale seguir as dicas:

  • Fornecer insights e perspectivas acionáveis ​​que podem tornar os membros mais bem-sucedidos;
  • Conquistar novos membros que querem ter mais sucesso.

Existem várias maneiras de uma associação estruturar e implementar ações que podem agregar ainda mais valor e conquistar novos membros. Por exemplo, vale identificar as melhores práticas entre os membros. Afinal, quando se adota tal abordagem, a associação torna-se reconhecida como uma fonte central de dados, sempre atualizados, e que os membros podem usar para obter mais sucesso. As estratégias com associados e patrocinadores podem impulsionar o crescimento de forma grandiosa.

A HyTrade oferece automação para Associações

Tendo como base essas duas fontes, aliadas com artifícios de marketing e tecnologia, é possível manter sustentável a vida de uma associação além de fazê-la ter mais visibilidade, ser mais moderna e se manter pronta para que seus gestores aloquem seus esforços e atenção para ações mais estratégicas.

A HyTrade é uma agência de Marketing Digital que possui como diferencial oferecer um amplo apoio para Associações que visam conquistar novos membros, manter os associados e ganhar credibilidade na sociedade com eventos e conteúdos educativos e informativos.

Automação de Marketing: a base para o sucesso

Um bom software de automação de marketing é de fundamental importância na execução da estratégia de marketing de conteúdo e, consequentemente, para se ter sucesso e retorno para Associações na Era Digital.

Com uma boa automação, é possível aumentar a base de associados através de técnicas como a pontuação de leads, que é um sistema de rastreamento e processo de qualificação de possíveis associados, onde se designa a cada lead (um possível associado) um valor numérico que indica se esse lead está pronto para as vendas (se tornar um associado), se precisa ser nutrido (através de e-mails ou de outros recursos), ou se deve simplesmente ser descartado.

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Sobre o autor: Ivan Monteiro é jornalista e Diretor de Conteúdo da HyTrade Marketing Digital.

Com informações: Forbes, Sebrae.

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