Automação de marketing reduz custos de geração de leads em 33%

Por Silvio Tanabe

Há décadas a indústria faz uso da automação para aumentar a produtividade e reduzir o esforço da mão de obra nos mais diversos processos e atividades. Nada mais natural, portanto, do que implementar plataformas de automação de marketing para aumentar o volume de vendas com mais eficiência e menores investimentos em publicidade.

Na indústria e no setor de B2B em geral, uma das principais vantagens da automação de marketing é multiplicar a eficiência das ações da equipe comercial, possibilitando direcionar mensagens personalizadas de acordo com a necessidade de diferentes públicos-alvo, gerando contatos comerciais (leads) mais qualificados. Nos EUA, segundo pesquisa da empresa especializada Marketing Sherpa, o uso da automação de marketing em empresas B2B aumentou em 50% a capacidade de geração de leads com um custo 33% menor.

Como o próprio nome já diz, plataformas de automação de marketing foram feitas para integrar e otimizar as atividades de marketing e vendas nos canais online (sites, blogs, landing pages, campanhas de e-mail marketing, ações em redes sociais, otimização e campanhas de publicidade no Google) possibilitando:

  • Monitorar e identificar quem está visitando seu site (nome, cargo, empresa, contato), quantas vezes já passou por lá e quais os assuntos de interesse.
  • Prospectar clientes nas redes sociais: transforma o Twitter, Facebook e outras redes em ferramentas de prospecção, auxiliando a equipe de vendas a localizar potenciais clientes.
  • Atualizar conteúdos em diversos canais da empresa (blogs, Twitter, Facebook) simultaneamente.
  • Automatizar e personalizar campanhas de e-mail marketing com ferramentas completas para criar, testar, implementar e mensurar campanhas, possibilitando também a integração com formulários e landing pages personalizadas.
  • Facilitar a otimização (SEO) para aumentar tráfego de visitantes qualificados e transformar o site da empresa em ferramenta de prospecção.
  • Qualificar os leads de acordo com o grau de interação com os conteúdos de marketing (site, e-books, vídeos, webinars).
  • Fornecer relatórios detalhados sobre a performance e os resultados das ações em cada canal online.
  • Capa Whitepaper Fast Facts Nova 250pxAcompanhar as ações da concorrência na internet (benchmark).

Além de aumentar o volume de negócios reduzindo custos, outra vantagem relevante da automação de marketing para o setor industrial é reduzir o tempo do ciclo de vendas. Em determinados setores, empresas conseguiram acelerar o processo em 70% graças a automação de marketing, com melhoria de 54% na cobertura das cotas.

Baixe gratuitamente o whitepaper Fast Facts: As principais estatísticas sobre Vendas e Automação de Marketing para conhecer outros dados sobre os ganhos proporcionados pela automação de marketing no mercado B2B.

 

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Sobre o autor: Jornalista, pós-graduado em comunicação com o mercado pela ESPM, Silvio possui vasta experiência em marketing digital, comunicação e empreendedorismo, foi editor da Revista Supergiro, consultor da Magoweb e fundador da Clínica Marketing Digital, trabalha em parceria com a HyTrade no desenvolvimento de mercado e novos negócios.