fbpx
HyTrade Inbound Marketing

Comércio móvel no Brasil começa devagar, mas está ganhando momento

por dionei

Futuros compradores por smartphone no Brasil são desencorajados em virtude de pequena experiência do varejo com telefones móveis

O comércio móvel no Brasil está ainda dando os seus primeiros passos, mas a intensa procura por telefones móveis no país e a maturação do espaço do e-commerce estão ajudando a levar adiante as compras feitas através de telefone celular.

No apanhado de junho de 2013 sobre o estado do e-commerce no Brasil, o e-bit, um provedor líder de dados sobre o e-commerce no país, mostrou que as compras através de telefone (ou de outro dispositivo) móvel foram responsáveis por somente 3,6% do total de transações de e-commerce durante esse mês. Embora essa seja ainda uma participação pequena, o número de junho de 2013 representa um salto substancial em relação aos dados basais de 2010. O e-bit mediu o crescimento a cada seis meses e verificou que a participação no e-commerce cresceu entre 100% e 200% durante alguns desses intervalos de seis meses, nos anos anteriores.

Mcommerce I

Os maiores obstáculos para a compra através de telefones móveis no Brasil parecem ser uma mistura de fatores, com aspectos relacionados ao investimento do varejista em dispositivos. Em fevereiro de 2013, o estudo do Google chamado “O nosso planeta móvel” (em inglês, “Our Mobile Planet”) verificou que o longo tempo de carregamento da página foi a principal barreira para as compras através de telefones móveis, citada por 32,1% dos usuários de smartphones pesquisados. Embora isto possa ser parcialmente um reflexo da limitada rede de telefones móveis no Brasil, é algo que poderia ser resolvido pelos varejistas, criando sites de compras para dispositivos móveis de baixa largura de banda.

De maneira semelhante, soluções de projetos responsivos poderiam ajudar a resolver o pequeno tamanho das telas dos smartphones, que 29,2% dos usuários de smartphones citaram como uma barreira às compras através de telefones móveis. Isto poderia também ajudar em relação a pouca informação detalhada sobre produto ou serviço, que foi classificada em terceiro lugar como motivo para não fazer a compra através de dispositivos móveis.

Mcommerce II

A despeito da ainda pequena adoção do e-commerce móvel e das numerosas barreiras que retardam os futuros compradores, os donos de smartphones que adotaram a prática de comprar através dos telefones celulares parecem estar convencidos. O estudo do Google verificou que 40,8% dos compradores de smartphones no Brasil compra com esses dispositivos pelo menos uma vez por semana e que 23% deles comprou pelo menos uma vez por dia.

Mcommerce III

Os dispositivos móveis certamente apresentam mais limitações para a compra digital do que os computadores. Mas, a significativa adoção dos smartphones no Brasil, juntamente com a crescente inclinação pelo e-commerce no país deveriam motivar os varejistas a dedicar um maior esforço às suas vitrines móveis, na esperança de atrair compradores receptivos através de telefones móveis.

Fonte: eMarketer

Tradução e edição: Fernando B. T. Leite

Você também pode gostar desses artigos

Deixe um comentário

* Ao realizar este comentário você concorda com a nossa política de privacidade.