Você fica nervoso diante de uma câmera? Considere usar um teleprompter no seu próximo vídeo B2B

Por Nathan Isaacs

Pensar é muito mais difícil quando você está diante de uma câmera. Felizmente, há uma maneira simples de ajudar a manter alinhados os seus comentários. Se você for um profissional de marketing que produz vídeos internamente, considere usar um teleprompter no seu próximo vídeo B2B.

Veja algumas razões por que você deve fazer isto:

  • Um teleprompter pode ajuda-lo se você ficar nervoso diante da câmera
  • Um teleprompter ajusta (enxuga) a sua mensagem
  • Um teleprompter dá mais velocidade ao processo

Muitas pessoas lhe dirão para não usar um teleprompter, para que os seus vídeos sejam mais autênticos. Há alguma verdade nisto, mas, principalmente, quaisquer inconvenientes de usar um teleprompter podem ser evitados através de técnicas adequadas, que abordaremos no final do blog.

Inicialmente, eu tenho uma confissão a fazer. Quando eu era um estudante na Universidade de Washington (há bastante tempo), eu fui um estagiário no programa de notícias matinais da KOMO 4 TV, o que me obrigava a acordar e levantar às 3 horas e 45 minutos da manhã. O problema foi que eu também era editor do jornal dos estudantes, o que me mantinha lá até por volta das 11 horas da noite. Ah, e eu também assistia às aulas em tempo integral.

Como você pode imaginar, eu fiquei um pouco cansado e, em seguida, eu fiquei um pouco mal-humorado. Uma das minhas responsabilidades no noticiário matinal era rolar o teleprompter. Bem… mais de uma vez, um dos âncoras disse algo que me incomodou e, mais tarde, lamentou ter feito o comentário, quando fomos ao ar – e eu me vinguei através do teleprompter… Eu já disse o suficiente.

Vamos voltar à nossa discussão sobre como melhorar o seu desempenho diante da câmera.

Um teleprompter esconde a câmera

Muitas pessoas ficam nervosas ao falar para uma câmera. Elas ficam paralisadas, agem de forma estranha, ou se esquecem do que queriam dizer. Literalmente, em mais de uma ocasião, eu passei horas atrás de uma câmera, tomada após tomada, tentando gravar apenas dois minutos de vídeo com um entrevistado, e que pudesse ser usado.

Bem, acredite se quiser, um teleprompter pode ajudar a deixa-lo mais confortável, escondendo a câmera, para que você veja apenas o texto que criou, desenrolando continuamente (e, não se preocupe, eu não estou controlando a velocidade do playback).

Um teleprompter enxuga a sua mensagem

Em algum lugar ao longo do caminho, esta ideia de que improvisar o que você disser parece ser mais autêntico, tornou-se o grande conselho deste ramo de atividades. Mas, isto simplesmente não é verdade. Embora haja algumas pessoas naturalmente hábeis em fazer isto, a maioria delas não é. O nosso CEO, Andy MacMillan, é muito bom diante de uma câmera, trabalhando sem um teleprompter, mas eu não sou. Geralmente, eu preciso de uma dúzia ou mais de tomadas para ser capaz de juntar um minuto de um vídeo B2B. Então, durante a edição, eu percebo que me esqueci de mencionar um ou dois pontos importantes.

Um teleprompter o obriga a escrever um texto. A maioria dos apps de teleprompter também o informam qual é o tempo estimado para ler o texto que foi escrito. Isto é muito bom para ajuda-lo a enxugar as suas mensagens. Uma das maiores métricas para os seus vídeos deve ser o engajamento dos que o assistiram (quanto do vídeo eles assistiram), e eu posso dizer, por experiência própria, que as pessoas param de assistir ao vídeo à medida que você passa de pensamento para pensamento, quando não estiver seguindo um texto.

Com um teleprompter, você também economiza muito tempo antes, durante e depois de filmar o vídeo. Em primeiro lugar, você não precisa gastar energia para memorizar o texto. Em segundo lugar, você não precisa gastar uma hora ou mais, tomada após tomada, tentando obter o que precisa ser gravado. E, em terceiro lugar, após a gravação, você não precisa gastar muito tempo e esforço, editando todas as tomadas para ficar com aquilo que vai usar.

Um teleprompter melhora o seu desempenho

Os teleprompters permitem-no controlar a velocidade de rolagem do playback do script. Se pessoas tiverem lhe dito que você fala muito rápido ou muito devagar, você poderá corrigir isto ajustando a velocidade do playback. Ouça ou pense em narradores dos seus filmes ou vídeos favoritos. Eles tendem a manter um ritmo equitativo – nem rápido demais, nem lento demais. Por você estar apenas lendo o seu texto, sem se preocupar com o que irá dizer em seguida, você poderá focar em outros aspectos do seu desempenho. Isto pode incluir alterar o seu tom de voz, para dar ênfase a pontos chave e evitar fazer uma apresentação monótona.

Uma das razões pela qual os vídeos são uma poderosa ferramenta de marketing e de vendas é que ele permite que você construa conexões pessoais com os seus prospectos e clientes. A forma como você soa num vídeo é um fator essencial para construir essa conexão.

O áudio é um aspecto significativo do seu próprio desempenho diante das câmeras porque é a principal via de conexão com a sua audiência.

Da mesma forma, usar um teleprompter e um texto lhe dá a capacidade de delegar as suas energias. Em vez de se preocupar com o que você irá dizer em seguida, você pode focar em outras táticas chave da apresentação, como a sua postura, ou como você usa os seus braços e mãos.

Dicas de teleprompter

Se você já chegou até aqui, você provavelmente quer saber como conseguir um teleprompter para o seu próximo vídeo, bem como algumas das melhores práticas para tirar dele o máximo possível.

vídeo b2b

Você poderá alugar um desses úteis dispositivos da sua loja local de aluguel de câmeras de vídeo, ou você poderá verificar com a sua agência. Você também poderá montar um conjunto usando um laptop, tablet ou monitor de computador, e o seu software preferido para fazer apresentações (PowePoint, Keynote, etc.). Ou você poderá comprar um teleprompter online. Nós compramos este na Amazon por 139 dólares e foram necessários cerca de 10 minutos para monta-lo. Há dúzias de outras escolhas ao seu dispor.

A maioria dos teleprompters baratos que você poderá comprar o obrigarão a usar um tablet, que fica na frente do teleprompter e que projeta o seu texto que rola para o vidro que o reflete. Nós comprarmos um iPad barato reformado que faz o necessário. A partir daí, nós compramos o app Teleprompt+ 3 por aproximadamente 20 dólares.

O app permite que você carregue os seus textos do Dropbox, Box, Google Drive, ou do iTunes File Sharing, ou que apenas faça um copiar e colar deles para o programa. Eu não mexo nas configurações, a não ser para ajustar a velocidade do playback. O app também poderá ser baixado para o seu smartphone, e você então poderá usa-lo como controlador da velocidade do playback, uma vez que você sincronize os dois. Isto dá mais trabalho do que vale a pena (lembre-se da minha sugestão anterior).

Quando você estiver pronto para gravar o seu vídeo B2B, leia o seu texto em voz alta pelo menos uma vez. Isto faz duas coisas. Em primeiro lugar, você poderá descobrir qual deve ser a velocidade preferida do playback; e, em segundo lugar, ele permite que você se familiarize com o texto e como ele aparece na tela.

A coisa seguinte a ser feita é ficar em pé, a uma distância aproximada de 2 a 3,5 metros do teleprompter. Quando as pessoas fazem críticas sobre o teleprompter tirar a autenticidade, o que elas geralmente querem dizer é que os olhos do apresentador ficam escaneando o texto de lado a lado, à medida que ele o lê. Se você estiver perto demais da câmera, isto poderá ser notado. Logo, fique um pouco mais atrás.

Haverá momentos quando o apresentador irá gaguejar numa palavra ou frase. Isto pode ser por erro do próprio apresentador, ou de como o texto foi escrito. Você pode facilmente continuar a filmar. Apenas role o texto para trás, para um ponto anterior e então continue.

Resumo

Se a câmera começar a rolar e você tiver apenas uma vaga ideia do que você planeja dizer, você estará encrencado.

Usando um teleprompter para ajudar o seu vídeo B2B, você terá uma ferramenta para ajuda-lo a parecer confiante, composto e confortável diante da câmera, o que permite que você construa confiança nos seus prospectos e clientes, para que eles desejem fazer negócios com você.

Precisa de ajuda?

Agora, se você não tiver condições de produzir os seus vídeos internamente, seja por falta de orçamento ou mão de obra qualificada, nós temos um estúdio profissional, com teleprompter e tudo o mais necessário. Caso tenha interesse em receber uma proposta, clique aqui para preencher o nosso formulário de contato, que retornaremos o mais breve possível.

Sobre o Autor: Nathan Isaacs é um jornalista de marketing e o cara dos vídeos na Act-On; ex-diretor da SearchFest, proprietário da Seven G Media, e co-fundador da Trailhead Beer in PDX.

Fonte: Act-On Software

Tradução: Fernando B. T. Leite

® Copyright: A HyTrade é agência parceira da Act-On e todos os artigos são traduzidos e republicados com autorização.