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Dicas de listas brancas para e-mail marketing: como entrar na lista de remetentes confiáveis

por dionei

Por David Fowler

Fazer a sua mensagem chegar, ser aberta e lida é fundamental para o sucesso do seu programa de e-mail marketing. É por isso que a criação de listas brancas é uma parte essencial de uma forte estratégia de um programa de e-mails. As suas mensagens podem ter o conteúdo mais fantástico do mundo, mas se elas nunca chegarem à caixa de entrada dos destinatários, todo o trabalho realizado foi inútil. Quando a sua audiência não recebe os seus e-mails, isto é muito ruim para os negócios, porque as suas taxas de conversão irão sofrer. Se as caixas de entrada identificarem os seus e-mails como spam, isto é pior ainda, e toda a sua empresa terá que lidar com as consequências.

Dicas de listas IITornar-se um remetente seguro aos olhos dos seus clientes e prospectos é uma excelente estratégia. Se o seu endereço de remetente (De:) for adicionado à lista de contatos, remetentes preferidos, ou livro de endereços deles, você se torna um remetente seguro. Mas, para conseguir isto, você precisa deixar claro porque a sua marca merece esse status, bem como o que eles precisam fazer para que isso aconteça. Veja, a seguir, algumas dicas de como você pode conseguir isto.

Torne-se um remetente seguro

A melhor maneira de ter a certeza de que as suas mensagens de e-mail irão chegar ao seu destino é fazer os destinatários adicionarem o seu endereço de e-mail (De:) às suas listas de contato, ou de remetentes seguros. Isto significa que eles estão dispostos a receber e-mails de você. Esta prática é chamada listas brancas (em inglês, whitelisting) e é uma maneira de identificar que determinados endereços de e-mail ou IP enviam e-mails que devem ser recebidos. Esta é também uma boa razão para usar, consistentemente, o mesmo endereço de e-mail. Se você usar cinco endereços diferentes, apenas aqueles que foram adicionados à lista de contatos irão chegar.

Peça aos seus assinantes para adiciona-lo, logo de saída, por exemplo, quando eles optarem por recebê-lo a primeira vez. Refaça este pedido periodicamente. Mas, não peça simplesmente e assegure-se que o seu pedido esclareça aos destinatários quais conteúdos eles irão receber e o que eles irão perder, se as suas mensagens forem parar na “cadeia” dos spams.

Outra dica é incluir lembretes nas suas mensagens, mas não os coloque no corpo da mensagem. Inclua o seu pedido numa barra lateral ou no rodapé, onde será mais fácil vê-lo.

Instruções para listas brancas (usar filtros AntiSpam que permitam que apenas endereços específicos de e-mail sejam recebidos)

Para estar seguro, você deve enviar instruções para os principais destinatários dos seus e-mails. Você pode conseguir uma versão atualizada dos clientes de e-mail mais populares através da Litmus Email Client Market Share. Esta estatística é mundial, sendo que no Brasil há uma classificação divulgada pela Allin em 2011 e outra divulgada pela comScore em 2012. Além disso, um grande número de consumidores possui smartphones e, de acordo com projeções da eMarketer, a adoção de smartphones atingirá 70,5 milhões de usuário no Brasil até 2017.

70,5 milhões de usuários, até o fim de 2015. Portanto, você deve considerar que uma boa parte dos seus destinatários usam dispositivos móveis.

É de suma importância saber o que a sua audiência precisa:

➤ Quais serviços de provedores de e-mail os seus clientes, prospectos e leads usam?
➤ Eles estão lendo os seus e-mails num dispositivo móvel, ou num desktop?
➤ Que sistema operacional eles usam?

Idealmente, você usaria conteúdo dinâmico para prover as instruções (ou um link para elas), baseado em qual e-mail o seu destinatário usa com maior frequência, porque, como sabemos, os nossos hábitos de leitura mudam, dependendo de estarmos no trabalho, em casa, ou no trânsito.

A seguir, estão instruções para fazer os seus e-mails serem adicionados à lista de contatos confiáveis em diversos clientes de e-mail. A lista não é exaustiva e, é claro, estas coisas mudam-no decorrer do tempo e, portanto, assegure-se de verificar a fonte com antecedência.

Apple Mail

Se você tiver sorte, o seu contato será adicionado à lista VIP. Isto significa que as suas mensagens serão colocadas numa pasta separada e recebam um alerta especial. É claro que ser adicionado a uma lista de contato também é bom. De qualquer modo, as instruções a serem passadas aos seus destinatários são simples.

Dicas de listas IIIb

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No iPhone:

  1. Toque no endereço do remetente.
  2. Selecione Acrescentar à lista VIP, Criar Novo Contato, ou Adicionar a Contato.

No desktop:

  1. Ponha a sua seta à esquerda do nome do remetente no cabeçalho da mensagem.
  2. Clique na estrela que aparecer.

Você também pode passar a seta sobre o endereço de e-mail do remetente, clicar na seta que aparecer e, então, escolher Acrescentar aos VIPs. Leia mais sobre As Contas de E-mail da Apple.

Gmail

Quando usar Gmail, é fácil adicionar endereços de e-mail à sua lista de contatos.

Dicas de listas IV

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Em dispositivos móveis:

Adicione o contato para alguma das suas listas de contatos.

No desktop:

  1. Abra a mensagem. Clique na seta que aponta para baixo no botão “Mais”, que fica em cima da mensagem.
  2. Ao abrir a caixa, selecione a opção “Marcar como importante”

Leia mais sobre o Gmail no Google Support.

Yahoo Mail

Dicas de listas V

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Quando você receber um e-mail de um novo contato, clique no nome do remetente e selecione Adicionar para a lista de contatos, para evitar que ele caia na pasta dos spams. Ou, você pode fazer isto à moda antiga:

  1. Clique no ícone Contatos.
  2. Clique em Novo contato.
  3. Entre com a informação do contato.
  4. Clique em Adicionar Mais, para acrescentar campos para informação adicional.
  5. Clique em salvar.

Veja, a seguir, onde você pode obter ajuda para muitas variações do Yahoo Mail:

Aplicativo do Mail para iOS
Aplicativo do Mail para Android
Aplicativo Mail para o Windows 8
Mail para celular
Mail para Desktops

Você pode também verificar a sua pasta de spam para descobrir e-mails que foram enviados para lá por engano. Clique com o botão direito na mensagem e selecione Não é Spam, para evitar que isto aconteça futuramente.

O Microsoft Outlook tem vários tipos e o processo para adicionar um endereço de e-mail neles é um pouco diferente.

Microsoft Outlook 2007 e 2013 para Windows

  1. Abra a mensagem para expor o nome do remetente.
  2. Clique com o botão direito no nome e clique Adicionar aos contatos do Outlook.
  3. Preencha os detalhes, se você quiser.
  4. Clique em Salvar.

Microsoft Outlook 2011 para Mac

  1. Na lista de e-mails, clique na mensagem.
  2. No menu da mensagem, aponte para o Remetente.
  3. Clique em Adicionar aos Contatos.

Outlook.com

Quando responder um e-mail que inclui um endereço de e-mail que não está na sua lista de contatos, você pode ser lembrado para inclui-lo. Você pode também adicionar contatos manualmente.

  1. Em pessoas, clique em Novo.
  2. Acrescente a informação sobre o contato. Se você quiser adicionar mais de um endereço de e-mail, número de telefone, ou qualquer outra informação, clique no ícone Dicas de listas I dessa seção.
  3. Clique em Salvar.

Obtenha mais informações através do suporte do Microsoft Outlook.

Dicas adicionais

Se você quiser evitar o uso de endereços esquisitos, que podem parecer ter vindo de um robô, e que vão cair na pasta de Spam, o remetente deve ser facilmente reconhecível e facilmente confiável.

Se você decidir usar o nome de uma pessoa, esta pessoa deve ser um ser humano real (ou, na pior das hipóteses, um robô bem conhecido) e ser alguém que o leitor admira, como o CEO da sua empresa ou algum perito desse ramo de negócios. Tenha em mente que estamos nos referindo a e-mails de marketing. Os e-mails de vendas, que geralmente são enviados por uma pessoa real, são outra história.

E tenha a certeza de testar várias possibilidades e de enviar mensagens para você mesmo usando os principais serviços de e-mail, antes de envia-las para a sua lista completa.

Sobre o autor: David Fowler trabalha para a Act-On Software como um Chefe de Privacidade e de Envio. Ele tem mais de 20 anos de experiência em marketing, inclusive os últimos 10 anos estritamente focado em temas associados aos canais digitais, como e-mail marketing, envio, mídia social, dispositivos móveis, marketing integrado, automação de marketing e conformidade com a privacidade digital.

Fonte: Act-On Software

Tradução: Fernando B. T. Leite

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