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HyTrade Inbound Marketing

HypeCast #12 – Melhores práticas para otimizar a capacitação de vendas

por HyTrade

Por Ricardo De Lucia Leite

Neste décimo segundo episódio realizamos a nossa análise SWOT da semana e depois damos algumas dicas de melhores práticas para otimizar a capacitação de vendas

[wt_note align=”left” width=”100%”] O HypeCast é um talk show de rádio on-demand da HyTrade Marketing Digital. Ele é projetado para ajudar os profissionais de marketing e empresários ocupados a descobrir as últimas tendências sobre marketing, tecnologia e negócios, além de se manter em dia com a melhor análise sobre as notícias de mercado. [/wt_note]

Olá, seja muito bem-vindo à décima segunda edição do HypeCast! Na nossa análise SWOT da semana, ressaltamos como ponto forte, as marcas classificadas como as mais influentes entre os brasileiros, de acordo com novo levantamento da Ipsos, com destaque para Google, YouTube e Facebook. Já como ponto fraco, falamos sobre a nova crise que viralizou nas redes sociais, desta vez estrelada pela cia aérea United Airlines. Como ameaça da semana, falamos sobre o número de usuários do Instagram Stories que ultrapassou o Snapchat e, para finalizar a primeira parte do programa, como oportunidade, analisamos o impacto da nova série da Netflix “13 Reasons Why” no comportamento das pessoas e qual a sua relação com marketing de conteúdo. No nosso tópico da semana, damos algumas dicas de melhores práticas para otimizar a capacitação de vendas. Bom proveito!

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[wt_h2 heading_style=”wt_heading_3″ align=”left”]O programa desta semana[/wt_h2]
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Em breve no iTunes…
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[wt_h2 heading_style=”wt_heading_3″ align=”left”]Confira um pequeno resumo do que foi falado[/wt_h2]

  • 3:40 – Ponto Forte da Semana: Google é a marca mais influente entre os brasileiros, aponta pesquisa

Como ponto forte da semana, falamos sobre o mais recente levantamento, “The Most Influential Brands”, realizado pela Ipsos, que já está na sua quinta edição no Brasil. Conforme relatado pelo portal TI Inside Online, o resultado deste ano ficou parecido com o da edição anterior, com destaques para Google na primeira colocação, seguindo pelo YouTube, Facebook, Microsoft e Samsung completando as cinco primeiras colocações respectivamente. O que chama a atenção é o poder das empresas de tecnologia (sem entrar na discussão de que Google e Facebook são empresas de mídia) de influenciar os brasileiros, colocando seis marcas no top 10, já que a Netflix conseguiu a sétima colocação. A pesquisa, realizada em 19 países, avalia as marcas e seu poder de influência no cotidiano e no comportamento dos consumidores. No Brasil, o levantamento foi feito via painéis online com 2.016 pessoas.

capacitação de vendas

Pesquisa da Ipsos “The Most Influential Brands”.

  • 12:28 – Ponto Fraco da Semana: Como a mídia social vai fazer a United Airlines pagar pelos seus erros

Mais uma vez trazemos um caso de crise de imagem e RP para o nosso ponto fraco da semana, desta vez estrelado pela cia aérea norte-americana United Airlines. A empresa, que não soube lidar de forma humana e racional com um caso, de certa forma corriqueiro, de overbooking em um de seus voos, vai pagar muito mais caro com a fúria dos consumidores na mídia social, do que se tivesse resolvido o problema de outra forma. Miki Ding, uma estudante da universidade de Berkeley na Califórnia, publicou no LinkedIn Pulse um resumo bem esclarecedor de todo o ocorrido, ao qual eu e Filipe comentamos.

  • 24:45 – Ameaças da Semana: Instagram Stories ultrapassa número de usuários do Snapchat

A nossa ameaça da semana vai para o Snapchat, depois que o Facebook anunciou no último dia 13 de abril, que o Instagram Stories chegou a 200 milhões de usuários diários, ultrapassando assim os 158 milhões do arque rival. Sem nenhum constrangimento, o Instagram está ficando cada vez mais rápido em copiar até mesmo os recursos tecnológicos mais avançados do Snapchat, com uma série de atualizações globais para iOS e Android, sem contar com o lançamento do Stories no Messenger e no Whatsapp. Segundo relatado pelo Meio & Mensagem, o Facebook alega que adicionar o Stories a seus aplicativos faz com que os usuários compartilhem mais informações diariamente, em um momento em que a companhia combate uma diminuição dos compartilhamentos. Eu e Filipe analisamos o caso, sob o ponto de vista, inclusive, de que a real intenção do Facebook com os lançamentos do Stories no Messenger e no Whatsapp é de banalizar o recurso para afundar de vez o Snapchat, que já está sendo apontado como o novo Twitter, com relação à sua dificuldade de gerar receita e, consequentemente, valor aos acionistas.

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O aplicativo alcançou a marca de 200 milhões de usuários diários, em relação a 158 milhões do Snapchat (Crédito pela imagem: Immediate Future)

  • 32:08 – Oportunidades da Semana: Série da Netflix faz crescer em 445% busca por centro de prevenção ao suicídio

Para encerrar a nossa análise SWOT da semana, destacamos como oportunidade da semana, a nova série da Netflix “13 Reasons Why”, que após o seu lançamento, viu o número de e-mails com pedidos de ajuda recebidos pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) subir 445%. Houve alta ainda de 170% na média diária de visitantes únicos no site, conforme relatou o site da Revista PEGN. Em 13 episódios, a polêmica série retrata a dor de Hannah Baker, adolescente que sofre bullying e grava em fitas os motivos pelos quais teria dado fim à vida. Eu e Filipe analisamos o fato sob o ponto de vista do marketing de conteúdo, que tem na sua definição a produção de conteúdo em uma base regular, com o objetivo de mudar ou reforçar o comportamento do consumidor (as pessoas neste caso). Fazemos um paralelo, respeitando as devidas proporções logicamente, para demonstrar o poder que um bom documentário ou série tem em mudar o comportamento das pessoas, algo que as marcas também podem fazer ao investir em marketing de conteúdo.

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A série 13 Reasons Why aumentou em 445% o número de e-mails com pedidos de ajuda recebidos pelo Centro de Valorização da Vida (CVV). (Foto: Divulgação)

  • 39:55 – Tópico da Semana: Melhores práticas para otimizar a capacitação de vendas

Na segunda parte do programa, no nosso tópico da semana, eu e Filipe damos algumas dicas, tendo como base artigo escrito por Gabe Sweet e publicado no nosso blog, sobre melhores práticas para otimizar a capacitação de vendas. Conforme destaca o autor, a capacitação das vendas é um processo contínuo e estratégico para equipar o time de vendas com as ferramentas, recursos e habilidades para torna-lo mais eficiente e, em última análise, melhorar a sua execução e gerar receita. Comentamos sobre as sete melhores práticas a seguir:

1. Contrate as pessoas certas;
2. Observe, avalie e conheça os seus representantes de vendas;
3. Fornecer treinamento contínuo sobre produtos, concorrência e compradores;
4. Use o seu próprio grupo para fazer crowdsource de ferramentas para a capacitação de vendas;
5. Alinhe o conteúdo e as ferramentas com o ciclo de compras;
6. Esteja vigilante ao longo do tempo para evitar fragmentação e deriva; e
7. Integre a capacitação de vendas em toda a empresa.

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Participe com sugestões, críticas e notícias que você gostaria que nós analisássemos. Deixe um comentário abaixo ou nos envie um e-mail para hypecast@hytrade.com.br.

  • Participação especial no Jingle da HyTrade: Maca Reis, vocalista da Banda Grito

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Sobre o autor: Ricardo De Lucia Leite é Estrategista Chefe e Presidente da HyTrade Marketing Digital.

 

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