HypeCast #6 – Qual será o futuro do marketing?

Por Ricardo De Lucia Leite

Neste sexto episódio realizamos a nossa análise SWOT da semana e depois batemos um papo sobre o futuro do marketing

O HypeCast é um talk show de rádio on-demand da HyTrade Marketing Digital e da Acontece Comunicação. Ele é projetado para ajudar os profissionais de marketing e empresários ocupados a descobrir as últimas tendências sobre marketing e negócios, além de se manter em dia com a melhor análise sobre as notícias de mercado.

Olá, seja muito bem-vindo à sexta edição do HypeCast! Neste programa falamos, na nossa análise SWOT, sobre o IPO (oferta iniciais de ações) da Snap Inc., a dona do Snapchat, depois falamos um pouco sobre a crise do Uber, em seguida sobre o desaparecimento de boa parte das profissões que conhecemos hoje e por último sobre o abandono do código de vestimenta por parte da IBM Brasil. No nosso tópico da semana batemos um papo sobre o futuro do marketing. Bom proveito!

O programa desta semana

Assine no seu podcaster favorito

HypeCast_Android
HypeCast_Stitcher
Em breve no iTunes…

Confira um pequeno resumo do que foi falado

  • 4:38 – Ponto Forte da Semana: “IPO deixará Snapchat mais competitivo”

Esta história nos é fornecida pelo Meio & Mensagem e destaca o IPO, que é a oferta inicial de ações quando uma empresa estreia na bolsa de valores, da Snap Inc., dona do Snatpchat, realizado em Nova York na quarta-feira dia 01 de março passado. Avaliada em US$ 24 bilhões, a empresa conseguiu uma captação de US$ 3,4 bilhões para impulsionar os seus negócios. Eu e Filipe analisamos qual será o foco da empresa daqui para frente, com os seus óculos de VR, como o Spectacles, e o possível lançamento de drones “fotógrafos”, que serviriam como tiradores de selfies pessoais, para complementar o seu portfólio.

  • 10:20 – Ponto Fraco da Semana: Crises em série atingem a imagem do Uber e seu cofundador e CEO Travis Kalanick

Como ponto fraco da semana, destacamos as seguidas crises que o Uber e o seu CEO, Travis Kalanick, vêm enfrentando. Esta história nos é fornecida pela Época, que diz que o “cofundador do Uber, antes visto como um gênio, agora, desculpa-se por grosseria pública e lida com acusações que incluem espionagem industrial e acobertamento de assédio”. Eu e Filipe analisamos o caso, inclusive, como usuários do aplicativo, tendo como percepção, que de fato, os serviços vêm decaindo com o crescimento da plataforma e da base de motoristas, tanto para os usuários como para os próprios motoristas.

  • 18:02 – Ameaças da Semana: 47% dos empregos vão desaparecer nos próximos 25 anos, de acordo com a Universidade de Oxford

Na nossa ameaça da semana analisamos esta história, que nos é fornecida, em inglês, pelo site Big Think. Segunda a matéria, Art Bilger, um investidor e membro do conselho da Escola de Negócios de Wharton, localizada dentro da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, vem chamando a atenção sobre este estudo da Universidade de Oxford, de que 47% dos empregos em países desenvolvidos, desaparecerão nos próximos 25 anos. Estes empregos incluem trabalhos de colarinho azul e branco. Até agora, a perda foi restringida à variedade de empregos de colarinho azul, em particular, na fabricação de produtos. Porém, esta tendência avançará, segundo o estudo, sobre outros tipos de empregos, como contadores, médicos, advogados, professores, burocratas e analistas financeiros. Eu e Filipe fazemos uma análise sobre esta tendência e sobre a evolução da tecnologia, tendo como base a famosa e atual Lei de Moore.

  • 27:42 – Oportunidades da Semana: O dia em que a IBM Brasil vestiu bermuda e adotou o desconfiômetro

Para finalizar a nossa análise SWOT, destacamos como oportunidade da semana a notícia de que a IBM Brasil aboliu o seu código de vestimenta. Esta história nos é fornecida pelo LinkedIn Pulse, em artigo escrito por Mauro Segura, diretor de marketing e comunicação. De forma bem-humorada, Mauro nos conta como foi o desenrolar desse processo: “Agora o que vale é bom senso… vale cada funcionário com sua individualidade, seus critérios, seus gostos, suas preferências, sua sensatez e com seu respectivo desconfiômetro ligado em nível máximo”. Eu e Filipe analisamos o caso e como isso pode ser uma oportunidade para outra empresas seguirem o mesmo caminho.

  • 34:20 – Tópico da Semana: Qual será o futuro do marketing?

Com o intuito de provocar um pouco o debate e motivar os nossos ouvintes e pensar a respeito, resolvemos bater um papo, no nosso tópico da semana, sobre o futuro do marketing. Com a inteligência artificial, a automatização de processos e os robôs evoluindo cada vez mais, será que o marketing sobreviverá? Quanto da nossa análise de compras será assistida por IA, aplicativos e softwares diversos e quanto ainda dependerá das nossas próprias decisões? Se as nossas decisões de compras forem transferidas cada vez mais para máquinas inteligentes, como geladeiras inteligentes e conectadas que disparam automaticamente ordem de reposição de mercadorias, como, por exemplo, o Dash Button da Amazon, para que servirá o marketing? Existirá marketing feito de robô para robô? Eu e Filipe analisamos estas questões e separamos aqui, aqui e aqui alguns artigos do nosso blog para servir de respaldo para o nosso debate.

Semana que vem tem mais! Assine a nossa newsletter para receber os episódios diretamente no seu e-mail e não perder nenhum programa.

Sugestões, críticas, notícias que você gostaria que nós analisássemos, deixe um comentário abaixo ou nos envie um e-mail para hypecast@hytrade.com.br.

  • Participação especial no Jingle da HyTrade: Maca Reis, vocalista da Banda Grito

Assine no seu podcaster favorito

HypeCast_Android
HypeCast_Stitcher
Em breve no iTunes…

Sobre o autor: Ricardo De Lucia Leite é sócio fundador da HyTrade Marketing Digital.