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Porque o marketing de conteúdo e o PPC são a dupla com poder de raios laser

por HyTrade
Porque o marketing de conteúdo e o PPC são a dupla com poder de raios laser

A Internet está transbordando com conteúdos, aproximadamente 4 milhões de blog posts são publicados diariamente. E este número não inclui numerosos white papers, estudos de casos, infográficos, vídeos e todos os demais tipos de conteúdos que estão sendo publicados. Após você apertar o botão “publicar”, a próxima grande peça que você criar juntar-se-á a este vasto mar de informações, deixando-o imaginar se “meus conteúdos serão lidos e compartilhados e levará clientes a agir”? A resposta pode ser “sim”…, mas, antes, as peças precisarão ser encontradas.

O marketing de conteúdo é uma tática eficiente para gerar tráfego inbound e leads no médio e longo prazo. Este tipo de conteúdo é tipicamente “sempre verde” e continua a produzir tráfego muito tempo após sua criação. Ao contrário, o pagamento por cliques (PPC) fornece rápidas quantidades de tráfego, que tornam seu desempenho fácil de medir e de entender. Estas duas táticas de marketing podem, e devem, ser usadas em conjunto na sua estratégia de inbound marketing para gerar leads.

Os benefícios de combinar o PPC e o marketing de conteúdo

Criar excelentes conteúdos é apenas meia batalha ganha para atingir o seu mercado alvo. O PPC permite que você use esses grandes conteúdos, os promova e gere vendas e leads mais rapidamente.

Alavancar o PPC com o marketing de conteúdo também o ajudará a entender com maior exatidão quem está interessado em seus produtos e serviços. Por exemplo, talvez essas pessoas que estão fazendo compras sejam ligeiramente diferentes do seu personagem original de comprador. Em caso afirmativo, você poderá modificar esse personagem para melhor refletir os verdadeiros compradores dos seus produtos e serviços.

Os resultados do PPC são facilmente rastreáveis, o que o ajuda a melhor entender como apresentar suas ofertas. Por exemplo, digamos que você tenha criado um e-book, focado num ponto ardente do seu mercado alvo. Você poderá testar um par de diferentes variações de como apresentar suas ofertas através do PPC, medir os resultados e aperfeiçoar sua estratégia. Mas, inicialmente, antes de lançar essa estratégia, você precisará criar fantásticos conteúdos e recursos, que seduzirão os clientes a engajar com sua marca.

O primeiro passo: criar conteúdos de alto desempenho

O primeiro passo para criar conteúdo para combinar com sua tática de PPC é planejar algo que seja valioso para sua audiência. Nem sempre é fácil saber quais tópicos sua audiência amará. Portanto, em vez de reinventar a roda, veja os assuntos que comprovadamente já funcionaram. Descubra conteúdos que viralizaram no passado… e crie algo ainda melhor.

Use uma ferramenta como a BuzzSumo para ver quais temas são a tendência no seu ramo de atividades, para melhor conhecer quais tópicos estão começando a tracionar. Por exemplo, digamos que você digite na ferramenta “marketing de conteúdo”. O artigo mais popular para essa palavra-chave é “8 tendências que irão modelar o marketing de conteúdo em 2021”, que produziu 1.300 compartilhamentos no LinkedIn, e 720 no Twitter.

Leia cuidadosamente o artigo e pergunte-se: “O que poderia ser melhorado neste tópico”? Neste artigo, talvez haja lacunas ou coisas que não são bem cobertas – ou que simplesmente não foram cobertas. Talvez o conteúdo seja beneficiado por entrevistas, pesquisas, ou dados estatísticos adicionais para o próximo ano. Por exemplo, para um artigo que for uma tendência, você poderá entrevistar diversos influenciadores deste ramo de atividades e usar citações deles para apoiar cada tendência. Ou talvez, você poderá infundir vídeos no artigo, para acrescentar profundidade e percepções em relação ao assunto. Tome um assunto que teve bom desempenho e use esse conhecimento para criar algo melhor, adicionando mais coisas sobre o que os leitores querem ler.

Você também poderá ver conteúdos que você já publicou através de seus próprios esforços de marketing de conteúdo. Você poderá ter um e-book que teve alto desempenho, e que você gostaria de colocar nas mãos de mais prospects. Em caso afirmativo, você poderá usar uma estratégia de PPC para fazer isto (mais sobre isto num minuto). Mas antes disso, veja algumas dicas para criar conteúdos ainda melhores, sejam eles novas peças, ou ativos já existentes, que estejam sendo atualizados:

  • Crie reviravoltas e giros para capturar interesse. Seu tópico tem sido excessivamente coberto? Se a resposta for sim, isto não quer dizer que você não deva escrever sobre ele, especialmente se, no passado, o assunto teve um desempenho excepcionalmente bom, e que, no momento, seja importante destaca-lo. Tente fazer o contrário do que outros estão fazendo. Por exemplo, se todos estiverem escrevendo sobre as melhores estratégias para XYZ, escreva sobre as piores (e como conserta-las).
  • Capture a atenção através de títulos incríveis. Oitenta por cento das pessoas lerão seus títulos, mas apenas 20 por cento delas lerá seus conteúdos. Logo, o tempo que você gastar poderá nunca ser suficiente para aperfeiçoar seus títulos e verificar os resultados. O PPC é uma excelente ferramenta para testar seus títulos e para determinar quais deles funcionam melhor.
  • Crie conteúdos que sejam acionáveis. Fornecer estratégia é ótimo, mas o que poderão seus leitores fazer com seus conteúdos? Podem eles usar o que aprenderam e aplicar da maneira certa? Conteúdos acionáveis empoderam seus leitores e constroem grandes engajamentos e lealdade à marca.
  • Acrescente imagens e vídeos aos seus conteúdos. O uso de vídeos não para de crescer e não será diferente em 2022, sendo que 90% dos clientes relatam que vídeos de produtos os ajudam a tomar decisões de compra. Se você não estiver usando vídeos em seus conteúdos, faça um brainstroming sobre maneiras para acrescenta-los. Por exemplo, no caso das tendências do marketing de conteúdo para 2022, você poderá incluir vídeos curtos de influenciadores fazendo suas previsões, e então, testar os resultados através de campanhas de PPC.

Você criou incríveis conteúdos que, comprovadamente, tiveram bom desempenho, porque você investiu tempo e realizou pesquisas para descobrir quais são os melhores tópicos. Você revisou conteúdos de alto desempenho já existentes, achou lacunas – e você sabe exatamente como melhora-los. Portanto, e agora? Se você quiser obter resultados verdadeiramente fantásticos, associe esses maravilhosos conteúdos a uma estratégia de PPC.

Estratégias para combinar marketing de conteúdo e PPC

Usar marketing de conteúdo e PPC juntos funciona muito bem, porque você estará tomando uma peça de conteúdo popular e poderoso e o está compartilhando com pessoas através de anúncios PPC. Instantaneamente, isto impulsiona a probabilidade de você ter maior ROI para os seus investimentos de marketing. Mas, antes disso, você precisará saber qual é o lugar mais eficaz no qual investir seus reais de PPC. Veja algumas dicas para começar.

Saiba onde os clientes gastam tempo na mídia social. Meça o engajamento recebido através de diferentes plataformas de mídia social. Por exemplo, uma empresa de tecnologia B2B nota que tem maiores níveis de engajamento através do LinkedIn. Se este for o caso, esta será a primeira plataforma onde você deverá testar o PPC produzido pelos conteúdos. Meça os resultados e otimize conforme for necessário.

Determine o melhor assunto de conteúdo e o formato para promovê-lo. Ativos fechados, como aquele ótimo e-book, ou o detalhado white paper que você escreveu sobre um enorme ponto doloroso de sua audiência, são candidatos ideais para o PPC. Conteúdos sazonais, como aquele artigo sobre tendências lançado no final do ano, também são boas escolhas. Use ativos com um histórico de excelente desempenho e teste-os em primeiro lugar.

Segmente suas campanhas. Algumas empresas cometem o erro de configurar campanhas para cada um de seus produtos ou serviços. Em vez disso, planeje campanhas para sua audiência alvo, para tantos grupos quanto for possível, e segmente-as pela principal característica, benefício, ou outro fator pertinente ao produto.

Aproveite palavras-chave relevantes. Quanto mais específicas forem suas campanhas, inclusive as palavras-chave, melhores serão seus leads. Insista na intenção do buscador.

Para os esforços de marketing de conteúdo do passado, você pode ter usado postagens de convidados, que são estratégias eficazes para ficar diante de uma audiência alvo. Todavia, o desafio é que apenas uma fração do total dos leitores estará interessada em seu produto. Em contraste, aproveitar os conteúdos através de campanhas de PPC lhe permitirá descer até um personagem específico que você gostaria de alvejar, logo, isto já não é um jogo de números.

Por exemplo, o LinkedIn permite que você crie campanhas de conteúdos patrocinados usando um recurso do gerenciador de campanhas, e então, clique na opção “campanha de conteúdo patrocinado”. Simplesmente selecione a peça de conteúdo que você desejar patrocinar e depois meça os resultados. Normalmente, as suas campanhas pagas no LinkedIn também aumentaram a visualização de suas publicações não patrocinadas. Teste, analise e otimize.

Alterando o caminho de compra para maiores resultados

Os clientes estão percorrendo um padrão de compras, que poderá ser longo ou curto. Eles poderão ter alguma consciência de seus produtos – talvez os tenham visto numa mostra comercial, ou um parceiro possa tê-los mencionado – mas eles ainda não estão nem mesmo perto de compra-los. Associar o marketing de conteúdo com o PPC lhe permitirá alterar o curso deste caminho.

Independentemente dos potenciais clientes estarem no começo de suas buscas, ou no final do ciclo de vendas, você poderá movê-los adiante mais rapidamente e mais perto da venda com uma estratégia combinada para esta dupla poderosa.

Você tem usado o PPC para aumentar a eficácia de seus esforços de marketing de conteúdo? Se sua resposta for sim, por favor, compartilhe o que você aprendeu.

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