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O botão “Não Curtir” do Facebook: importantes especialistas de mídia social opinam

por dionei

Por Brooks Tiffany

O CEO do Facebook Mark Zuckerberg causou uma ligeira agitação no final do ano passado quando revelou que a empresa está pensando adicionar o botão tantas vezes solicitado “Dislike” (Não curtir). Continue lendo para descobrir o que isto significa para as empresas e o que os principais influenciadores da mídia social acham disto.

A resposta de Zuckerberg veio durante uma sessão de perguntas e respostas, que foi realizada em Menlo Park, na Califórnia (Estados Unidos), na qual ele estava respondendo a pergunta mais votada: “Julgando pelo sucesso do botão Curtir, houve alguma discussão sobre o botão Não curtir”?

“Vocês sabem que nós estamos pensando nisto”, admitiu Zuckerberg “sobre o botão Não curtir. Há mais sentimentos que as pessoas querem expressar, além de somente a positividade, ou, que elas curtem alguma coisa”. Mas, ele rapidamente explicou a complexidade deste movimento:

“Muitas vezes, as pessoas compartilham coisas no Facebook que são momentos tristes das suas vidas. Ou são coisas culturais ou sociais difíceis. E frequentemente as pessoas nos dizem que elas não se sentem confortáveis ao apertar o botão curtir, porque este não é o sentimento apropriado quando alguém perdeu um ente querido ou está falando a respeito de uma questão muito difícil. E eu acho que dar às pessoas o poder para fazer isto de outras maneiras e oferecer mais alternativas, com mais emoções, seria mais poderoso, mas, nós precisamos descobrir qual é a maneira correta de fazê-lo, de forma que acabe sendo uma força para o bem e não uma força para o mal, que desmereça a postagem que as pessoas estão fazendo”.

Então, parece que o Facebook está considerando adicionar alguma coisa como uma alternativa para o botão Curtir, mas que provavelmente não será simplesmente o botão Não curtir, especialmente no despertar de vários casos de assédio moral cibernético, que ganharam a atenção nacional. A última coisa que o Facebook quer fazer é dar a esses infratores outra arma para usar!

Ao invés disso, o Facebook está investigando maneiras que permitam aos usuários expressar rapidamente, quando se tratar de uma postagem, uma gama mais variada de emoções. “Não é para isso que servem fazer comentários, colocar emoticons e não gostar”? você pergunta, realçando um ponto excelente. Mas, parece que estas maneiras não são tão ágeis e leves como o botão Curtir.

Zuckerberg admitiu isto, “vocês sabem que podem sempre apenas comentar, não é; logo, isto não é como não haver uma maneira de fazê-lo hoje, e muitas pessoas estão fazendo comentários nas suas postagens o tempo todo. Mas, há algo que não é apenas tão simples como o botão Curtir”.

Embora o Facebook esteja comprometido a garantir que os seus usuários estejam contentes, ele não quer atropelar os seus anunciantes.

O que isto significa para as empresas?

As marcas estão acostumadas a apanhar na mídia social quando elas tropeçam e, geralmente, têm se tornado mais fortes por causa disto. Estas críticas abertas permitem que elas aprendam o que funciona e o que não funciona com a rapidez da velocidade da luz, e isto é bom. Entretanto, oferecer meios adicionais para que as pessoas expressem rapidamente sentimentos negativos pode deixar algumas marcas um pouco ansiosas.

Paul Coggins, CEO da agência de publicidade Adludio, manifestou-se sobre esta potencial mudança numa entrevista à BBC:

“A grande preocupação do Facebook é a receita”, disse ele. “Eles precisam manter os seus anunciantes felizes. Eu acho altamente improvável que eles coloquem um botão que diga que você pode ‘Não curtir’. Eu acho que eles vão estender o sucesso do botão Curtir, que tem sido enorme. Ao contrário de ter um rápido sim-não, o que é um pouco de preto e branco, o meu palpite é que eles provavelmente pensarão em fazer algo com um pouco mais de sentimento ao redor”.

Portanto, se o Facebook decidir colocar um botão, ele provavelmente será um pouco mais refinado, e beneficiará os anunciantes tanto quanto os fãs. Uma opção melhorada para expressar rapidamente sentimentos e que poderia oferecer às marcas uma nova forma de conectar com os fãs, e também criar uma métrica adicional, que possa ser usada para medir o sucesso.

Então, novamente, o Facebook poderia estar brincando com fogo.

Importantes influenciadores da mídia social opinam

Há mais sobre o botão Não curtir que os olhos podem ver. Com isto em mente, eu decidi estender a mão a grandes especialistas da mídia social para opinarem sobre este assunto.

Nathan Latka: CEO e Fundador da Heyo

“O Facebook não acrescentará um botão Não curtir porque isto irá prejudicar o negócio de anúncios no Facebook. Se uma marca estiver pensando em gastar dinheiro para promover conteúdo, mas existe o risco do conteúdo receberá um Não curtir, ela não vai colocar o anúncio. O mais perto que o Facebook chegará de um botão Não curtir são as pesquisas e opções que eles oferecem no Feed de Notícias, para que os consumidores deixem de seguir as atualizações da marca”.

Lynette Young: Gerente de Marketing de Conteúdo da AWeber, e da Purple Stripe Founder

“Eu vou dizer que o Facebook NÃO irá implantar um botão como este. Enquanto sites como o Reddit (e antes dele o Digg) usam atividade semelhante para aferir a aceitação de conteúdo pelos usuários e a sua participação na comunidade – as repercussões negativas (ardentes, travessas, opiniões negativas maliciosas, etc.) provavelmente seriam prejudiciais às vendas de anúncios e para a felicidade geral dos usuários”.

Scott Ayres: Embaixador de Coisas Espetaculares da Post Planner

“Não, eles não vão adotar esse padrão negativo que alimenta muito as pessoas que agem como duendes travessos e como inimigos; o Facebook trabalhou duro demais para livrar o site deste tipo de coisa. Mas, eu posso vê-los testar algum botão que expresse sentimento, ou que talvez faça um comentário sobre as postagens”.

Kim Garst: CEO da BoomSocial

“Não, eu não acredito que o Facebook descerá por esta estrada negativa. Eu concordo com Scott em acreditar que eles testarão alguns tipos de botões para expressar sentimentos positivos. A sua meta geral é construir uma melhor experiência para o usuário, e a incorporação de formas para expressar emoções poderia ser uma adição interessante para a plataforma”!

Joshua Parkinson: Chefe de Analgesia de Clientes da Post Planner

“O meu palpite é que o Facebook jamais acrescentará um botão especificamente chamado ‘Não curtir’. Mais, definitivamente, eles continuarão a acrescentar novas e criativas formas para que os usuários expressem, confidencialmente, feddback negativo sobre postagens. Eu pessoalmente uso “Eu não quero mais ver isto” a todo momento – e tenho certeza que isto melhorou a minha experiência do Feed de Notícias”.

Mari Smith: Líder de Marketing de Mídia Socialda Mari Smith

“Absolutamente não. Há muita confusão sobre o que Mark Zuckerberg disse no outro dia na sua sessão de perguntas e respostas. Ele disse que o Facebook tem considerado acrescentar um botão Não curtir. Mas, ele iria se propagar negativamente no mundo, especialmente como um mecanismo para votar, e a empresa quer colocar mais positividade no mundo. Com esta finalidade, o Facebook está procurando formas de permitir que o usuário expresse sentimentos que não sejam apenas Curtir; por exemplo, empatia, simpatia, surpresa, etc., para responder a situações nas quais, às vezes, fica esquisito apertar o botão Curtir”.

Ian Cleary: Fundador da RazorSocial

“Eu não acho que o Facebook jamais terá um botão Não curtir. Neste momento as pessoas podem Curtir, comentar, ou compartilhar uma postagem. Dar a elas 4 ou 5 opções não vai funcionar tão bem. Talvez o Facebook resolva isto de uma maneira diferente e permitirá que você poste diferentes tipos de mensagens e o botão Curtir poderia ser algo mais, dependendo do tipo de mensagem que você enviar”.

Andrea Vahl: Consultora, Estrategista e Apresentadorade Mídia Social e coautora de Facebook Marketing All-in-One for Dummies

“O Facebook definitivamente não liberará um botão Não curtir, porque isto é muito negativo e poderia danificar a experiência do usuário. Eu acho que eles podem mudar coisas para permitir que as pessoas expressem os seus sentimentos de uma forma diferente, como fazem os emoticons e os adesivos. Mas, isto sempre será um positivo enviesado”.

Jennifer Bennet: Especialista, Apresentadora e Treinadora de Mídia Socialda iBloom

“Desde que o Facebook recentemente fez uma pesquisa na qual eles manipularam o Feed de Notícias e descobriram que as emoções de terceiros de fato afetam o seu estado de espírito (humor), os meus pensamentos são que eles não irão adiante com o botão Não curtir. Tendo dito isto, eu acredito que eles continuarão a adicionar opções para as pessoas expressarem as suas emoções. A adição de adesivos aos comentários é apenas uma forma deles fazerem isto”.

Justin Brooke: Fundador, Apresentador, Blogueiro, e Criador de Anúncios da IMScalable

“Como um anunciante, eu já sei que o Facebook odeia negatividade no Feed de Notícias. Eles já podem decifrar se alguma coisa não é curtida pela falta de engajamento ou pelo sentimento expresso nos comentários. Eu não sou capaz de pensar num único benefício, além de alguns usuários desejarem isto. Eles têm uma maior probabilidade de incluir alguma forma de dispositivo classificador de emoções e mesmo isso é um pensamento esticado”.

Phil Henderson: Fundador da Stupidly Simple Marketing

“Se eles fizerem isto, eles abrirão uma diferente lata de vermes. Num nível pessoal, os indivíduos podem estar abertos em relação a táticas de assédio moral; num nível empresarial, os concorrentes irão usar táticas sujas de ação, como as que já estão sendo usadas em outros sites de tipo revisão”.

LaTasha Mullins: Blogueira e Treinadora da Universidade de Marketing Digital e pela Internet

“Embora um botão Não curtir aumente o engajamento, ele poderia ter um impacto negativo enorme sobre os donos de empresas, que usam o Facebook para marketing pago no Feed de Notícias e, por esse motivo, eu acredito que o Facebook hesitará em liberar essa característica”.

Ali Mirza: Estrategista de Marketing da i Social You e Fundador da Lets graph – Life in graphs & charts

“Sim, ter um botão Não curtir aumentará o engajamento no Facebook e, portanto, eles irão adota-lo”.

Conner McDonald: Associado da Capco

“Um botão não curtir criaria uma cultura ainda mais julgadora que a que atualmente existe no Facebook. Eu sempre tento lembrar as pessoas que nós censuramos a representação digital de nós mesmos de uma maneira que é única na vida real. Na vida real, nos olhamos no espelho e penteamos o cabelo. No Facebook, nós editamos, deletamos, contemplamos, reeditamos e omitimos coisas que não podemos omitir no mundo físico. Um botão Não curtir iria evitar mais insegurança que a já existente. Se ele estiver sendo projetado, eu espero que ele não se torne uma realidade”.

Jeffrey Rufino: Fundador da Cairns Local Marketing e Consultor de Marketing Online da Jeffrey Rufino

“Sim, o YouTube tem um botão com o polegar voltado para baixo e, então, porque não o Facebook”?

Dave Newglass: Diretor Gerente da Wise Global Training Ltd.

“Eu acho que isto seria um grande erro. Ele se tornaria um paraíso para os duendes travessos e introduziria demasiada negatividade”.

Sean Malarkey: Autor e Apresentador de The Money Pillow, Presidente da Inspired Marketing

“É engraçado perguntar. Eu, na realidade, escrevi um livro de 103 páginas exatamente sobre este assunto. Para lhe poupar tempo, eu vou resumi-lo para você = NÃO, o Facebook não irá liberar um botão Não curtir”.

Leslie Starkey Coty: Treinador de Mídia Social eApresentador da Coty Connections

“É claro que não. Mas, eu gosto da ideia de ter outros botões para ajudar a expressar as nossas emoções/sentimentos”.

Esteban Contreras: Fundador da Social Nerdia

“O Facebook fará o que o precisa ser feito”.

O que você acha?

Diga-me nos seus comentários: Deveria haver um botão Não curtir no Facebook? E que tal um botão alternativo para exprimir sentimentos? Que tipo de botão você acrescentaria?

Sobre o autor: Brooks Tiffany é um Especialista em Engajamento de Clientes da Heyo em Blacksburg, no estado da Virginia. Ele é um veterano da Força Aérea, que recentemente formou-se na Virginia Tech com um bacharelado em Língua Inglesa/Escrita Profissional e em Psicologia.

Fonte: Heyo

Creative Commons Imagem da Capa: Zeevveez

Heyo LogoTradução e edição: Fernando B. T. Leite

® Copyright: Todos os artigos da Heyo são traduzidos e republicados com autorização.

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