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O ciclo cardiológico do marketing de conteúdo, que pode salvar a sua empresa

por dionei

Por Cas McCullough

Você sabe o que é marketing de conteúdo e porque ele pode salvar a sua empresa? Se não sabe, este post é para você.

O marketing de conteúdo não é um artifício nem uma mania. De fato, ele tem existido desde que a imprensa foi inventada. Apenas não tinha esse nome na época de Chaucer*. Conteúdo é informação e marketing é meramente um meio de compartilhar essa informação, de modo que as pessoas certas a vejam.

*Geoffrey Chaucer (1343 – 1400) é considerado o pai da literatura inglesa, e o maior poeta inglês da idade média, tendo sido o primeiro a ser enterrado no Canto dos Poetas na Abadia de Westminster. Ele também foi autor, filósofo, alquimista e astrônomo (fonte: Wikipedia).

O marketing de conteúdo está rapidamente se tornando o método de escolha, porque é baseado em compartilhamento de informação e em generosidade, além de reconhecer que os consumidores são conhecedores, estão pesquisando e ativamente procurando respostas, ao invés de um papo furado.

Nestes dias, diante de tantas escolhas disponíveis na mídia social para pequenas empresas, é fácil ser esmagado.

O fato é: você pode ser realmente ativo no Facebook e ter uma grande legião de seguidores, mas, se nenhuma das pessoas com quem você interage vai comprar o seu produto, então você tem um problema.

Para que a sua empresa cresça num mercado competitivo, você precisa se destacar e o marketing de conteúdo é uma grande maneira de fazer exatamente isso.

Mas, isto não é apenas uma questão de juntar algumas estratégias e esperar que elas funcionem. Se você realmente quiser alavancar a mídia social, o seu conteúdo online e a promoção da sua marca, você precisa formular uma estratégia que alimente o chamado ciclo Cardiológico do Marketing de Conteúdo.

O ciclo cardiológico do marketing de conteúdo

No ciclo cardiológico do marketing de conteúdo, o seu website é o coração da sua empresa. Não importa se você produzir conteúdo no blog do seu website, no YouTube, no Facebook, no Twitter, ou no Slideshare, o seu website é onde as pessoas podem ir para acessar tudo o que você diz e faz. Ele se torna o seu ponto central virtual e toda a atividade flui dele e volta para ele, como artérias e veias, bombeando sangue que sai do coração (artérias) e que volta para ele (veias).

O ciclo cardiologico do marketing de conteudo I

Quando você estabelece uma estratégia que alimenta este ciclo, a sua busca e o conteúdo do website, socialmente otimizado, trabalham para criar conversação e para construir a sua rede e os seus seguidores. Então, os seguidores engajados tornam-se subscritores e eles passam a conhecê-lo num nível completamente novo. Logo, os seus subscritores tornam-se compradores ou clientes e, desde que você também tenha um excelente serviço de atendimento ao consumidor, eles chegam a um alto nível na sua lista de e-mails, de modo que você possa alimentar essas relações num nível ainda mais profundo.

A seguir, os seus felizes clientes tornam-se fãs leais, que não só falam de você aos seus amigos, como também empunham a bandeira da sua empresa, sempre que você tiver notícias para compartilhar. Talvez eles se tornem afiliados formais, fazendo um marketing ativo do que você estiver promovendo, em troca de uma participação nos lucros. Talvez eles façam isso, de qualquer modo, sem qualquer recompensa financeira. Você aumenta a atividade social (porque mais pessoas estão criando conversações positivas sobre você) que retroalimenta o seu website e o processo de análise para avaliar o seu desempenho, faz melhorias e dá um beliscão no seu website, de modo a fazer uma sintonia fina da sua estratégia e da promoção da sua marca.

Com mais pessoas compartilhando informação sobre a sua empresa e o seu conteúdo, você atrai novas pessoas para a conversação e o ciclo começa novamente, com um novo conjunto de novos prospectos. Este ciclo é facilitado (ou prejudicado) pela promoção da sua marca e pelo desenho do seu website. Faça isto de maneira errada e você terá uma alta taxa de rejeição (pessoas saindo rapidamente do seu website). Faça-o corretamente e você verá pessoas visitando repetidamente o seu website.

A beleza do ciclo cardiológico do marketing de conteúdo é que ele não se apoia apenas em você para fazer todo o trabalho. Você é a fagulha e os seus clientes felizes são a fogueira. É claro que este processo requer um esforço no começo, mas, focando num cliente ideal claramente definido e gerando conteúdo destinado a essa pessoa (uma pessoa e não um alvo de marketing) você pode descobrir que precisa fazer menos para produzir mais do que antes.

O maior problema que eu já enfrentei quando falo com micro empresas e empresas de um único dono é que eles não estão gerando mais vendas, mesmo que estejam gerando mais atividade. Entretanto, se na sua estratégia de marketing de conteúdo estão faltando elementos que ajudam a alimentar o Ciclo Cardiológico do Marketing de Conteúdo, você não está alcançando o sucesso que poderia estar se você tivesse um sistema coeso e bem focado.

Eu sei que, de fato, abordando o seu marketing online de uma forma sistemática você economiza tempo e gera mais leads e vendas. Eu também sei, por experiência pessoal, quão poderoso o seu conteúdo pode ser. Você pode até não perceber que você tem conteúdo que valha a pena ser compartilhado. Eu posso lhe dizer, agora mesmo, que você tem.

Portanto, se o seu negócio não vai tão bem como você espera, e se você está lutando para se manter atualizado com o marketing através da mídia social e de blogs, ou se você está reticente sobre começar porque você se preocupa com a possibilidade de ser tragado pela mídia social e por escrever blogs sem ver resultados, eu o convido a fazer contato comigo. Eu posso até salvar a sua empresa.

Sobre a autora: Fundadora da Content Marketing Cardiology, Cas McCullough é conhecida por encorajar micro empresas a deixar de lado o discurso das vendas e alcançar e servir os seus clientes ideais através do marketing de conteúdo, como uma especialista em promoção de marcas, uma mentora de marketing, uma escritora e uma projetista da mídia digital. Ela é a maior instigadora do movimento Support a Work at Home Person, (apoie uma pessoa que trabalha em casa), que conta com 15.500 pessoas para apoiar novas empresas baseadas em trabalho em casa e é também fundadora da empresa social Mumatopia, de Brisbane.

Fonte: heyo

Tradução e edição: Fernando B. T. Leite

® Copyright: Todos os artigos da heyo são traduzidos com autorização.

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