As melhores táticas para conseguir engajamento também requerem tempo e esforço

Agora que a carreira de profissionais de marketing na mídia social tem alguns anos de idade, eles estão se concentrando naquilo que eles fazem melhor nos sites, em quais são os seus maiores desafios e em como mais efetivamente analisar o seu desempenho.

A Ascend2, uma agência de consultoria, pesquisou profissionais de marketing de todo o mundo em fevereiro de 2013 e, a maioria dos que responderam, tanto os de empresa para empresa (business-to-business, ou B2B) como os de empresa para consumidor (business-to-consumer, ou B2C), consideraram que o engajamento do consumidor é o objetivo primário do marketing na mídia social. O tráfego no website também foi bem classificado por ambos os tipos de profissionais de marketing.

Objetivos SM I

Atingir potenciais clientes foi um outro alvo dos B2Bs e B2Cs. Vinte e nove por cento dos B2Bs usaram mídia social para gerar clientes potenciais de melhor qualidade e vinte e sete por cento deles acharam que conseguiram mais clientes potenciais com esta tática.

Boas classificações nos motores de busca permanecem sendo uma parte importante da estratégia digital dos negócios e a mídia social desempenha um papel aqui também. Aproximadamente um quarto de ambos B2Bs e B2Cs usaram o alcance da mídia social para melhorar a classificação de pesquisa.

O objetivo fundamental de aumentar a receita de vendas foi um objetivo social para mais de um terço dos profissionais de marketing B2B e B2C.

Para melhor atingir os objetivos sociais, a maior porcentagem dos que responderam citou criar artigos e conteúdo de blog posts. Estas táticas estão diretamente de acordo com o objetivo de engajar os consumidores. Outras formas de criação de conteúdo também foram bem classificadas, incluindo pesquisa e artigos técnicos por B2Bs e vídeo e áudio por profissionais de ambos os tipos de empresas.

Os B2Cs acharam que a publicidade em redes sociais foi uma estratégia muito mais eficaz do que acharam os B2Bs.

Objetivos SM II

Ainda assim, se estas estratégias podem se mostrar como sendo as mais eficazes para alcançar as metas sociais, isto não quer dizer que elas são fáceis de serem realizadas.

As três principais táticas de marketing social classificadas como as mais eficazes foram também as mais difíceis de executar. Estes achados espelham uma pesquisa em crescimento de que embora o marketing de conteúdo seja uma das mais recentes e maiores táticas de marketing, ele, por outro lado, também é difícil de produzir e requer muito tempo para ser produzido.

Objetivos SM III

Sobre quais foram os maiores obstáculos no caminho dos profissionais de marketing para alcançar os seus objetivos sociais, a maior porcentagem dos que responderam (42%) citou limitações da equipe – não ter número suficiente de profissionais para criar conteúdo que levasse ao engajamento contínuo, que dá poder à mídia social.

Quase dois em cada cinco respondentes, a segunda maior porcentagem, disse que a dificuldade de medir o retorno sobre o investimento (do inglês ROI – return on investment) dos canais sociais foi um grande obstáculo aos seus esforços sociais.

Quando os profissionais de marketing tentaram medir o desempenho social, a maior porcentagem deles – mais de 60% de ambos os grupos, B2Bs e B2Cs – disse que analisou o tráfego no website. Esta medida pode, de alguma forma, ser básica, mas ela também é direta e fácil de ser feita. O mesmo vale para a classificação nos sites de busca, que foi a segunda resposta. Estes respostas mostram que, mesmo à medida que as táticas de marketing vão ficando mais sofisticadas, os profissionais de marketing ainda se voltam para métodos testados e confiáveis para quantificar o retorno sobre o investimento.

Fonte: eMarketer

Tradução e edição: Fernando B. T. Leite

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