fbpx
HyTrade Inbound Marketing

3 estratégias de conteúdo para web design responsivo: planeje, priorize e refine

por dionei

Por David Bunker

Para a maioria dos profissionais de marketing, o termo “web design responsivo” provavelmente evoca imagens de desenvolvedores da web e molduras de arame. Mas, ele deve trazer à mente sequência de sentenças e pedaços de texto.

Para começar, o conteúdo é a máquina que atrai leads, e então os guia através do ciclo de vendas. E a principal função do web design responsivo é garantir que o conteúdo seja fácil de digerir, esteja o visitante da web usando um smartphone, um tablet, ou um desktop.

O web design responsivo é uma oportunidade de reformular o conteúdo, de modo que cada sentença atraia mais leitores e reúna mais leads.

O que é o design responsivo?

design responsivo

À esquerda: design responsivo não aplicado, ou não aplicado corretamente. À direita: um bom design responsivo torna mais fácil para o leitor interagir e reagir ao conteúdo. Imagem do Google.

Inicialmente, um pouco de pano de fundo sobre o web design responsivo. Este conceito é simples: é criar um único website que automaticamente otimize o seu design para dispositivos móveis ou para desktops, dependendo de qual dispositivo está sendo usado pelo visitante. Uma maneira fácil de descobrir se um website é responsivo é: na visão que aparecer num desktop (e numa visão que aparecer numa janela, não em toda uma tela), apanhe o canto inferior direito do website e lentamente faça-o encolher, até ficar do tamanho da tela de um smartphone. Se o website se transformar numa visão amigável, à medida que diminui de tamanho, ele é responsivo. Se ele simplesmente se encolher e ficar num formato difícil de ler, de navegar e de arrastar, ele não é responsivo.

O design responsivo começa pelo entendimento que um dispositivo móvel não é apenas outra plataforma para o mesmo conteúdo. O rápido crescimento do uso dos dispositivos móveis mudou a forma, a organização e o tamanho do conteúdo. E as pessoas esperam, fundamentalmente, coisas diferentes vindas do conteúdo para dispositivos móveis.

Estas expectativas passam por todos os componentes de uma campanha de conteúdo de uma empresa – seja ele e-mail marketing, mídia social, ou conteúdo para a web. O conteúdo do seu website precisa ser responsivo e otimizado para dispositivos móveis, mas também devem ser otimizados os seus modelos de e-mail marketing e as suas campanhas sociais.

design responsivo

Por que você precisa de design responsivo

Se você não tiver design responsivo, você precisa tê-lo. O Google está penalizando as classificações de buscas de empresas que não têm design responsivo. E o tráfico em dispositivos móveis na web está tão onipresente, que todos os website precisam servir, de forma inteligente, os usuários de desktops e de dispositivos móveis, a partir do mesmo website.

Duas rápidas estatísticas: os dispositivos móveis guiam 41% de todos os cliques de buscas pagas e 31% de todos os gastos em buscas pagas (Merkle RKG), e 53% de todas as aberturas de e-mail (Litmus). Em vista das atuais tendências referentes aos dispositivos móveis, estes números não irão diminuir.

Os resultados de criar conteúdo verdadeiramente otimizado para dispositivos móveis podem ser impressionantes. A Act-On descobriu um aumento de 93,5% em leads vindos de design responsivo. Quais outras soluções simples poderiam imediatamente dobrar os seus leads para vendas?

3 passos para otimizar o seu conteúdo para design responsivo

1. Planeje em todos os departamentos

O design responsivo não é apenas uma questão de liberar a equipe digital sobre o desenvolvimento da web. Ele é um esforço de equipe entre redatores de texto, designers gráficos e estrategistas.

Um planejamento eficaz garantirá que o conteúdo, a codificação e o design se juntem para tornar o seu website uma máquina de gerar leads. Comece por identificar três coisas básicas: o perfil dos visitantes, os seus motivos e o resultado desejado. Quem está visitando o seu website? Por quê? O que você quer que eles façam ao chegar ao seu website?

A colaboração de todos os departamentos desde o começo garantirá que o projeto seja equilibrado entre o design, conteúdo organizado e eficaz.

2. Priorize o conteúdo numa clara hierarquia

A priorização do conteúdo é essencial para o web design responsivo. Quando a situação real da página de um navegador de um desktop diminuir para um tamanho que cabe numa mão, o conteúdo ficará atrapalhado. Uma ampla página da web de muitas colunas é espremida numa única coluna da página de um dispositivo móvel. Se o website não for corretamente desenhado, alguns dos mais importantes conteúdos podem terminar no fundo da página, necessitando de uma longa rolagem para serem alcançados.

Designar níveis de prioridade ao conteúdo cria uma estrutura que assegura que o seu conteúdo mais importante apareça em cima. Crie uma hierarquia de conteúdo identificando-o de acordo com camadas. Esta identificação deve idealmente ocorrer nas equipes de marketing ou de redação de textos, e ser claramente comunicada para os desenhistas e gerentes de projeto. Esta colaboração levará a um design que preserve a hierarquia do conteúdo para os usuários de dispositivos móveis.

Refine o conteúdo para o tamanho dos dispositivos móveis

Da mesma forma como os usuários de software ou de sistemas operacionais esperam um design funcional e intuitivo, os leitores atuais esperam que o conteúdo seja lapidado em nacos concisos.

Pense na sua estratégia de conteúdo como sendo semelhante à interface do usuário ou à experiência de usuário dos leitores. Da mesma forma como o design para as experiências dos leitores leva tempo, esforço e repetições, o conteúdo deve ser trabalhado diversas vezes tendo em mente o leitor. A estrutura escondida terá um enorme efeito sobre a possibilidade de uso (ou sobre a capacidade de leitura, no caso do conteúdo).

Se após o rascunho final você ainda estiver apresentando ao leitor grandes nacos de texto cinza, você precisa de uma nova etapa de refino. Continue a quebrar o conteúdo até você ficar com pequenos destaques em pontos, resumos e um texto sucinto, entremeado por imagens de multimídia como fotos e vídeos. Considere a possibilidade de transformar pesados nacos de texto complexo num infográfico, no qual a parceria de texto e de imagem possa transformar dados num visual facilmente digerível.

Empilhar verticalmente – quebrar texto em nacos verticais que possam ser colocados lado a lado, cada um deles com o seu próprio título e foto – permite que os leitores possam se mover para os lados e consumir os nacos verticais pedaço por pedaço.

design responsivo

O sistema de entrega de conteúdo do tamanho de uma mordida é visualmente mais agradável que uma parede de texto cinza, assinalando ao leitor que o redator e o desenhista já fizeram o trabalho de identificar pensamentos individuais, colocando-os num texto resumido e os apresentando de maneira sucinta.

O design responsivo não é apenas mais uma coisa a ser acrescentada a uma lista já muito longa de tarefas. Ele não é um aborrecimento ou uma baixa prioridade. Ele é uma oportunidade para apurar o conteúdo, refinar o seu design da web e agradar os seus compradores em dispositivos móveis, num único projeto.

[wt_danger] 2015 é o ano em que, segundo o Google, os acessos à internet via dispositivos móveis ultrapassaram os acessos via desktop. Portanto, ter um website responsivo não é mais uma necessidade e sim uma obrigação. Clique aqui para conhecer as nossas soluções em desenvolvimento e customização de websites responsivos. [/wt_danger]

Sobre o autor: David Bunker é o Diretor de Conteúdo da The Abbi Agency, uma firma de comunicação digital, que tem escritórios em Reno e em Las Vegas. Numa vida anterior, ele trabalhou para jornais e revistas como um repórter ganhador de prêmios, editor e escritor autônomo.

Fonte: Act-On Software

Tradução: Fernando B. T. Leite

® Copyright: A HyTrade é agência parceira da Act-On e todos os artigos são traduzidos e republicados com autorização.

Você também pode gostar desses artigos

Deixe um comentário

* Ao realizar este comentário você concorda com a nossa política de privacidade.