Entendendo as previsões e tendências de marketing para 2018

Por Nathan Isaacs

De acordo com uma pesquisa informal sobre previsões e tendências de marketing para 2018 a serem observadas, os profissionais de marketing adotarão, cada vez mais, as ferramentas de inteligência artificial; continuarão a investir na produção de grandes conteúdos; e procurarão ainda mais estratégias e ferramentas que foquem nos clientes.

Em vez de ter que surfar na Internet para obter todas as muitas previsões de marketing para 2018, nós as reduzimos a pontos que os especialistas estão mencionando numa dúzia de websites, que incluem a Act-On.

Porque isto vale a pena? Frequentemente, as peças sobre previsão e tendências são cheias de ar quente. Se pudéssemos prever o futuro, compraríamos bilhetes de loteria. Mas elas têm valor ao fazer os profissionais de marketing pensar sobre as oportunidades que eles podem e devem considerar, enquanto tentam acelerar os seus negócios.

Ao revisar muitos posts, vários temas emergiram: a inteligência artificial e o aprendizado das máquinas, investir na criação de conteúdos e focar na experiência dos clientes.

Quase 80 por cento dos profissionais de marketing concordam enfaticamente que a IA revolucionará o marketing. Jean-Luc Chatelain, CTO da Accenture Analytics disse à Adweek que “Ainda estamos no amanhecer da adoção da IA” e que “As marcas precisam entender totalmente todas as maneiras pelas quais a IA mudará o jogo do marketing”.

Recentemente, no Rethink Marketing Podcast, Paul Roetzer, do Marketing Artificial Intelligence Institute, descreveu seus cinco Ps do marketing da Inteligência Artificial. Isto deve dar uma percepção sobre como você poderá incorporar ao seu marketing, em 2018, o aprendizado das máquinas e a IA.

Os pontos destacados são um resumo do que os autores dos artigos estão mencionando, e estão desta maneira em razão do espaço. Considere-os um ponto de partida para saber mais sobre pontos ou prognósticos específicos.

Act-On

Vamos começar pelas nossas próprias tendências de marketing B2B para 2018:

  • Marketing centrado nos clientes
  • Marketing orientado por dados
  • Dispositivos móveis
  • Vídeos
  • Interação
  • Influenciador

Social Media Today

A Social Media Today mencionou 11 tendências a serem observadas em 2018:

  • Inteligência artificial
  • Vídeos ao vivo
  • Vídeos em dispositivos móveis
  • Experiência dos clientes
  • Marketing de conteúdo
  • Busca através da voz
  • Publicidade não tradicional na TV
  • Mídia social estratégica
  • Geração Z
  • Transparência e confiança
  • Hiperlocalização

Content Marketing Institute

No fim do ano, acabou a gestão de Joe Pulizzi no CMI, que ele vendeu para a UBM em 2016. Isto significou que não há mais o podcast “This Old Marketing” com o seu amigo Robert Rose, que era um dos meus podcasts favoritos. Nas suas contribuições finais, Joe escreveu sobre as tendências e previsões de marketing para 2018. Entre as principais estavam:

  • Conteúdos originais
  • Mais aquisições de empresas
  • Mudança do marketing em direção a um centro de lucro

MarketingProfs

Anteriormente, neste mesmo ano, nós tivemos a Ann Handley, Chief Content Officer da MarketingProfs, no Rethink Marketing Podcast. Ela sugeriu que uma coisa que os profissionais de marketing devem fazer é construir as suas marcas pessoais. Ela disse que “Se você tiver aspirações sobre escrever um livro para ser um líder, comece a melhorar as suas habilidades, comece a contar suas próprias histórias, ponha o seu nariz para fora, e comece a contar essas histórias de maneiras relevantes para as pessoas que você está tentando atingir”.

Cinco grandes tendências para 2018:

  • Os conteúdos substituirão a publicidade
  • Marketing de propósitos
  • Participação das RP
  • Automação 2.0
  • chatbots

CMS Wire

A CMS Wire mencionou as suas 7 tendências do marketing para 2018. As suas previsões foram centradas em novas tecnologias e canais para o seu marketing de conteúdo. De acordo com o um relatório do eMarketer, a primeira delas, a realidade virtual e aumentada, é uma área que está sendo priorizada por 26 por cento dos profissionais de marketing de todo o mundo.

  • RV/RA
  • Personalização
  • Aprendizado das máquinas / Personalização através da IA
  • Aprendizado das máquinas / Produção de conteúdos usando a IA
  • Assistentes Virtuais
  • Microinfluenciadores
  • Estratégia

Convince and Convert

Jay Baer da Convince and Convert estará no Rethink Marketing Podcast no início de 2018. A sua equipe mencionou 4 tendências do marketing de conteúdo B2B a serem observadas em 2018:

  • Aumento dos orçamentos do marketing de conteúdo
  • Mais conteúdos personalizados
  • Conteúdos mais interessantes
  • Novos e melhores funis

HuffPost

O Huffington Post deu uma olhada nas principais tendências nas suas 10 tendências de marketing a serem pensadas em 2018:

  • Vídeos ao vivo
  • Vídeos em dispositivos móveis
  • Aumento da pirataria
  • IA
  • Vídeos explicativos
  • Chatbots
  • Conteúdos virais
  • Delimitação geográfica
  • Microinfluenciadores
  • Blogs de marcas

B2C

O website Business 2 Community mencionou todos os tipos de tendências e artigos de previsões para 2018. Nós demos uma olhada nas 7 tendências em dispositivos móveis para 2018:

  • Vídeos ao vivo
  • Realidade Aumentada
  • Anúncios Nativos
  • Carregamento mais rápido
  • IA
  • Apps de Mensagens
  • Internet das Coisas

Entrepreneur

Uma maneira de assegurar que você atingirá suas previsões é listar todas as opções. Este artigo da Entrepreneur segue esta tática, com as suas 18 tendências de marketing e serem observadas em 2018:

  • Chatbots
  • Personalização
  • Marketing orientado por dados
  • Realidade Aumentada
  • Novos canais publicitários
  • Busca pela voz
  • Privacidade
  • Instagram
  • Eventos ao vivo
  • E-mail marketing através de múltiplos canais
  • A morte do Twitter
  • LinkedIn para B2B
  • Publicidade através do aprendizado das máquinas
  • Pontuação preditiva de leads
  • Realidade virtual
  • Experiência dos clientes
  • Influenciadores
  • Conteúdos com acesso livre (sem ter que preencher um formulário para baixar um e-book, por exemplo)

Neil Patel

Neil Patel tem uma equipe de profissionais de marketing testando o que funciona e o que não funciona. Eles mencionaram 9 tendências de marketing de conteúdo a serem observadas em 2018:

  • Conjuntos de habilidades que incluem diferentes talentos
  • Internet das Coisas
  • Transparência
  • Marketing de Conteúdo
  • Linhas embaçadas de mídia
  • Estratégia
  • Vídeos ao vivo
  • Interação
  • Distribuição

MarTech Today

O pessoal da MarTech Today adotou uma abordagem diferente com os seus 5 destaques do marketing B2B não preditivos para 2018. Os três primeiros são acrônimos que devem ser familiares para os profissionais de marketing B2B: IA, MBC e RGPD (regulamentação geral sobre a proteção de dados). Para as empresas que fazem negócios na União Europeia, a RGPD será muito importante em 2018. Veja nosso hub RGPD para obter informação atualizada sobre o que você precisará saber.

  • Inteligência artificial (IA)
  • Marketing baseado em contas (MBC)
  • Regulamentação geral sobre a proteção e dados
  • Crescente panorama MarTech (marketing e tecnologia)
  • O trabalho em equipe faz do sonho uma realidade!

Materiais gratuitos para você baixar!

Sobre o Autor: Nathan Isaacs é um jornalista de marketing e o cara dos vídeos na Act-On; ex-diretor da SearchFest, proprietário da Seven G Media, e co-fundador da Trailhead Beer in PDX.

Fonte: Act-On Software

Tradução: Fernando B. T. Leite

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