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Três diferenças entre marketing de conteúdo B2B e B2C

por dionei

Por Caroline Lyle

Nem todo marketing de conteúdo é feito da mesma maneira. O conteúdo que você cria depende da audiência alvo e da estratégia geral de negócios. Portanto, não é nenhuma surpresa haver diferenças chave entre conteúdo de marketing para B2B e para B2C. Cada tipo de organização se comunica com uma população completamente diferente e as suas próprias e diferentes necessidades e base de conhecimentos. Enquanto que empresas B2B estão tentando atingir influenciadores de empresas e poderosos executivos, os profissionais de marketing B2C vão atrás de clientes que procuram um produto ou um serviço. Este contraste fundamental de audiência e de objetivos requer uma abordagem especial para o jogo do marketing de conteúdo.

Você está imaginando qual é a diferença entre o marketing de conteúdo para empresas B2B e para empresas B2C? Graças a uma pesquisa revelada pelo Content Marketing Institute, nós temos alguns números claros e diretos que quantificam como os dois tipos acima mencionados se parecem e, ao mesmo tempo, diferem. Embora as estratégias de marketing de conteúdo B2B e B2C compartilhem alguma semelhança, elas diferem entre si de três maneiras cruciais a seguir.

1. Táticas: Uma audiência diferente dita diferentes formas de conteúdo. Os profissionais de marketing de conteúdo B2B tendem a usar documentos, webinars e relatórios de pesquisas, enquanto que os profissionais de marketing B2C usam conteúdo móvel com frequência muito maior. Isto faz sentido, considerando que as empresas B2B necessitam do conteúdo para estabelecer liderança de pensamento, enquanto que as empresas B2C usam conteúdo móvel para refletir as necessidades imediatas dos seus clientes. Os profissionais de marketing B2B também usam significativamente menos mídia impressa; 51% dos profissionais de marketing B2C classificam a mídia impressa como eficaz, contra apenas 34% dos profissionais de marketing B2B.

2. Mídia social: A maior diferença entre os profissionais de marketing de conteúdo B2B e B2C é o uso da mídia social. Embora ambos alavanquem ativamente a mídia social (a mídia social foi, no total, a tática mais relatada), eles diferem em termos das plataformas que usam. Oitenta e três por cento dos profissionais de marketing B2B usam o LinkedIn, tornando-o o principal site de mídia social usado por empresas B2B. Todavia, para as empresas B2C, o LinkedIn foi classificado apenas em quarto lugar. Por outro lado, o Facebook domina a estratégia social B2C – 90% relatam que usam o Facebook para distribuir conteúdo – mas, ele está classificado em terceiro lugar para as empresas B2B. Para cada uma delas, a plataforma preferida é a maneira mais eficaz de atingir a sua respectiva audiência alvo. O LinkedIn é um canal direto para líderes de empresas e para peritos industriais, enquanto que o Facebook tem uma população de consumidores.

3. Desafios: Os profissionais de marketing B2B e B2C destacam diferentes desafios, no que diz respeito ao marketing de conteúdo. Sessenta e quatro por cento dos profissionais de marketing de conteúdo B2B identificam a produção de conteúdo em quantidade suficiente como um desafio. Embora este seja o obstáculo número um enfrentado pelas empresas B2B, o maior desafio citado pelos profissionais de marketing de conteúdo B2C foi a falta de verbas no orçamento. Apenas 39% dos profissionais de marketing B2B descreveram os recursos no orçamento como um problema, tornando este um ponto principal de distinção entre os dois tipos. No geral, as empresas B2B têm, em média, um orçamento ligeiramente maior para marketing de conteúdo (33% vs. 28% do orçamento de marketing); portanto, este pode ser um potencial fator contribuinte.

É importante salientar que além destas três diferenças chave, as estratégias de marketing de conteúdo B2B e B2C são relativamente semelhantes. Ambas têm como objetivo abrigar a consciência de marcas e engajar consumidores, tendo como meta principal a conversão. E ambas usam um conjunto semelhante de ferramentas – embora em diferentes proporções – para atingir estas metas compartilhadas. No final, todo o marketing de conteúdo é de pessoa a pessoa, diz a especialista em conteúdo Heidi Cohen. E ela está certa!

Fonte: Streetwise Media

Tradução e edição: Fernando B. T. Leite

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