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HyTrade Inbound Marketing

4 passos para criar conteúdo que converte

por HyTrade
conteúdo que converte

Como qualquer profissional maduro de marketing de conteúdo deve saber, há muito mais sobre o marketing de conteúdo que simplesmente criar um infográfico vistoso, ou escrever um blog post, publica-lo, cruzar os dedos e esperar pelo melhor.

Para que a sua estratégia de conteúdo gere leads, você precisa considerar o conteúdo e a experiência por ele causada. O conteúdo precisa não apenas ser valioso para a sua audiência, como também precisa ser parte de uma experiência bem otimizada, por ele causada, para converter visitantes em leads.

Mas, exatamente como você pode construir uma experiência causada pelo conteúdo, que seja altamente conversora? Siga estes passos e estará no caminho certo para a cidade da conversão!

1. Considere a jornada do conteúdo

Antes que você possa construir uma experiência através do conteúdo, você precisa entender com quem você está falando, além de como, quando, onde e por que ele(a) está consumindo conteúdo.

Isto começa pela definição dos seus personagens do comprador. Entenda quais são as necessidades deles e onde estão as prioridades deles. Uma vez entendidos as necessidades e os pontos dolorosos dos seus personagens, você pode começar a preencher as lacunas com conteúdo. Crie conteúdo para todos os estágios do funil e entenda as metas ou os propósitos específicos de cada peça de conteúdo.

Parte do entendimento de quais são as necessidades da sua audiência, é conhecer o processo de compra, desde a consciência, até as considerações para a tomada de decisão. Entretanto, é também importante notar que a jornada do conteúdo não é uma linha reta – como explica Rand Fishkin, a jornada do marketing de conteúdo não parece com isto…

conteúdo que converte

E se parece com isso:

conteúdo que converte

Ter conteúdo que aborde as necessidades específicas da sua audiência em cada estágio da jornada, independentemente de onde o seu prospecto entrar neste caminho, é o primeiro passo para construir a experiência causada pelo conteúdo que seja altamente conversora.

2. Elabore conteúdo valioso

Uma vez que você tiver identificado as lacunas do seu conteúdo, você pode preenchê-las com qualquer conteúdo antigo. O seu conteúdo precisa ser valioso para sua audiência.

Uma vez que o valor é subjetivo, vamos detalhar isto um pouco mais. Ao criar conteúdo, considere o seguinte:

  • Relevância – É o seu conteúdo o correto para a sua audiência? Não existem duas audiências exatamente iguais. Gaste o tempo necessário para se aprofundar e descobrir o que a sua audiência quer, e faça o seu conteúdo ser relevante para ela, de modo que ela realmente se importe com ele.
  • Consistência – Está o seu conteúdo alinhado com as expectativas da sua audiência? A consistência é formada por partes iguais de frequência e de focar na marca. O seu conteúdo deve sempre ser excelente, de modo que os seus leitores voltem seguidas vezes.
  • Confiabilidade – É ele legítimo e crível? A credibilidade é muito importante no marketing de conteúdo. Olhando para o gráfico do marketing de conteúdo de Rand, ele destacou todo um bloco para construir confiança. Use o tempo necessário para editar e verificar os fatos do seu conteúdo, e, acima de tudo, não faça promessas que você não possa manter.
  • Autenticidade – O seu conteúdo prova que você é um ser humano? Os seres humanos gostam de conversar com seres humanos e não com máquinas, portanto, não tenha medo de incluir um pouco de personalidade no seu conteúdo! O seu conteúdo é uma grande maneira de facilitar a comunicação e de diferenciar a sua marca.
  • Utilidade – Ele beneficia a sua audiência agora mesmo? Acima de tudo, garanta que o seu conteúdo seja acionável e prático. Nem todos os conteúdos precisam oferecer um claro conjunto de passos para resolver uma questão. Dito isto, nenhum leitor deve clicar para sair do seu conteúdo pensando “Isto foi uma total perda de tempo”. Novamente, aprofunde-se nos personagens dos seus compradores, e leve o tempo necessário para desenvolver boas ideias que, com certeza, conquistarão a sua audiência.

Uma vez identificadas as lacunas do seu conteúdo, você as preencheu com conteúdo valioso. E então, o que vem a seguir?

3. Otimize a experiência causada pelo seu conteúdo

Tenha a certeza que o seu maravilhoso e magnífico conteúdo produza uma igualmente fantástica experiência. Mas, o que exatamente isto envolve?

Uma analogia que gostamos muito de usar na Uberflip, quando explicamos o que significa a experiência causada pelo conteúdo, é a experiência de compra da IKEA.

Ouça-me: Imagine como seria horrível a experiência de compra da IKEA se você atravessasse as portas de vidro de correr e estivesse numa confusa pilha de móveis. Muito desagradável, não é? Ao invés disso, a IKEA oferece uma clara via de engajamento, que o leva através da loja e que, em última análise, o leva até o check-out.

conteúdo que converte

Faça o mesmo com a experiência causada pelo seu conteúdo – torne fácil para os leitores achar o que eles estão procurando, e ofereça a sua experiência de conteúdo para os leitores com um claro caminho sobre aonde eles devem ir em seguida.

Você pode ter criado o conteúdo certo para combinar com a audiência correta, mas isto não significa nada se ela (a audiência) não o encontrar no lugar e no momento adequados. Nós falamos sobre design responsivo, mas, ele é realmente sobre uma experiência responsiva centrada no leitor. Garanta que a experiência seja responsiva, de modo que o conteúdo possa ser consumido de acordo com a conveniência da sua audiência, independentemente das limitações dos dispositivos.

Organize estrategicamente o seu conteúdo, e não permita que encontra-lo seja difícil (por exemplo, não o esconda em menus dentro de menus). Forneça recomendações de conteúdo e, mais importante, inclua chamadas para ação contextuais e dirigidas, de modo que os seus leitores possam mover-se facilmente através da jornada anteriormente mencionada.

Guie os seus leitores para onde eles precisam ir para atingir as metas deles (resolver pontos dolorosos) e as suas (conversões).

4. Estrategicamente feche o conteúdo para a geração de leads

Você fisgou a sua audiência através de fantástico conteúdo e a guiou através da sua maravilhosa experiência causada pelo conteúdo. Agora, vamos fazer a conversão!

A geração de leads está toda nas chamadas para ação que você fizer para a sua audiência. Como foi anteriormente mencionado, as suas chamadas para ação precisam ser tão dirigidas e contextuais quanto possível – por exemplo, não inclua uma chamada para ação para fazer download de “Um guia para principiantes para e-mail marketing” (“A Beginner’s Guide to Email Marketing”) num infográfico sobre “E-mail Marketing Avançado” (“Advanced Email Marketing”). Isto simplesmente não faz sentido. Novamente, facilite para a sua audiência saber o que ela deve fazer em seguida – não a confunda com chamadas para ação chocantes e fora de contexto. É claro que a sua estratégia para geração de leads não será eficaz se você fechar cada peça de conteúdo que você criar. Feche apenas o seu melhor conteúdo, aquilo que é tão bom que as pessoas estejam dispostas a “pagar” por ele, fornecendo a sua informação pessoal.

Finalmente, considere a estratégia correta para fechar o seu conteúdo. Há um par de opções disponíveis para fechar conteúdo eficazmente:

Landing pages: As landing pages são muito boas por que elas permitem que você teste tudo – manchetes, imagens, cores e assim por diante. Elas facilitam para que os seus prospectos tomem uma atitude e, em última análise, sejam convertidos. Entretanto, as landing pages podem frequentemente criar vazamentos na jornada do engajamento do conteúdo que você desenhar, por que elas requerem que a sua audiência seja afastada da experiência. Para consumir o conteúdo desejado, ela inicialmente precisa chegar na landing page, e então esperar que o conteúdo chegue na sua caixa de entrada depois de preencher o formulário. O lado positivo é que este processo valida o endereço de e-mail como viável.

Chamadas para ação sobrepostas: As chamadas para ação sobrepostas (as chamadas para ação que fazem “pop-up”) fornecem uma abordagem mais integrada para a geração de leads. Diferentemente das landing pages, elas podem ser diretamente colocadas sobre uma peça de conteúdo, retirando a sensação de que o conteúdo simplesmente “está fora de alcance”. Após o preenchimento, os usuários podem consumir imediatamente o conteúdo, sem abandonar a experiência do conteúdo, portanto, ajudando a criar uma experiência de conteúdo mais íntima.

Como montar a experiência do conteúdo

Em resumo: gerar leads com o seu conteúdo começa por um excelente e detalhado entendimento da sua audiência e da jornada do conteúdo. Uma vez isto estabelecido, as lacunas do conteúdo precisam ser preenchidas com conteúdo valioso, que fará a audiência continuar voltando em busca de mais conteúdo.

Uma vez fisgada a sua audiência com conteúdo, garanta que ela chegue numa experiência de conteúdo bem otimizada, desenhada para ajuda-la na sua conversão. Feche o seu melhor conteúdo com chamadas para ação, de modo que elas sejam dirigidas e contextuais, em relação à experiência do conteúdo. Não irá demorar muito para que os leads comecem e jorrar!


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