O tempo é tudo: como usar o envio e a postagem adaptados para otimizar o impacto

Por Adam Mertz

Você já entrou num estacionamento lotado e conseguiu um lugar na primeira fila porque alguém acabou de sair? O momento certo traz grandes vantagens! Para os profissionais de marketing, maximizar o engajamento com os seus prospectos e clientes pode parecer muito como conseguir o lugar ideal no estacionamento – às vezes você tem sorte e envia um post social ou um e-mail para determinado contato no momento ideal. Gol!

E se você for capaz de depender menos da sorte e também puder melhorar – e até mesmo aperfeiçoar – o seu timing (a capacidade de acertar o momento adequado)? Bem, embora infelizmente eu tenha que dizer que não existe um app que possa lhe obter todas as vezes o melhor lugar no estacionamento, agora há uma maneira melhor de saber como programar as suas interações com as suas audiências alvo.

A visão da Jornada Adaptada da Act-On está nascendo e eu estou animado por estar compartilhando alguns dos grandes progressos das nossas equipes de tecnologia e de produtos nesta frente de trabalho. Especificamente, eu estou me referindo ao lançamento para todos os clientes da nossa nova Postagem Social Adaptada, junto com um beta privado para o Envio Adaptado, que começará logo.

Para aqueles que não puderam estar presentes no evento “I ♥Marketing” da Act-On em São Francisco para conhecer estes avanços em pessoa, eu pensei em tomar um momento para destacar as duas novas características muito úteis dos nossos produtos.

Envio Adaptado – resolvendo o antigo dilema de quando enviar um e-mail

Um dilema comum do outbound marketing é descobrir quando enviar um e-mail. Você poderá ler um blog post que diz que as melhores taxas de aberturas ou de cliques ocorrem num domingo às 6 horas da tarde… e, então, ler outro que alega que é melhor enviar nas terças-feiras às 10 horas da manhã. A maioria dos profissionais de marketing tenta levar em consideração estas melhores práticas publicadas, e, ao mesmo tempo, confia nos seus próprios resultados de campanhas anteriores. Eles também fazem alguns testes A/B e – convenhamos – alguma conjecturas.

Todavia, o problema é que a jornada de compra de cada indivíduo pode, facilmente, parecer assim:

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na figura acima, os tempos de interação são muito diferentes para Ben (no período da manhã) e para Beth (no período da tarde/noite).

A Act-On está resolvendo este desafio de todo o mapa da jornada dos compradores, não apenas tendo uma plataforma que rastreia, pontua e conecta todas essas interações, como também aprende automaticamente com elas. O que chamamos de “Envio Adaptado” inclui os seguintes princípios mais importantes:

  1. Avalia os tempos de interação de cada indivíduo.
  2. Prevê qual é o melhor momento em que cada pessoa deve receber um e-mail (de uma campanha que pode incluir milhares de contatos).
  3. Faz tudo isso com a simplicidade de um único clique.

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Este tipo de capacidade vai além de apenas ajustar os momentos de envio aos fusos horários – uma função que já realizamos atualmente e que alguns vendedores deste espaço consideram como uma função de “envio inteligente”. Ela também vai além de apenas olhar para o conjunto de comportamentos e engajamentos passados, para oferecer um momento de envio geralmente recomendado para todos os destinatários; a nossa abordagem ajustada para cada indivíduo é algo que poucos vendedores fazem. Além disso, o Envio Adaptado não apenas destaca dados de interações passadas com e-mails (aberturas, cliques, etc.), como também leva em consideração o momento de engajamentos anteriores de cada prospecto e cliente com a sua empresa, como visitas ao seu website e landing pages e o engajamento social.

É fácil ver porque nós achamos que o Envio Adaptado será um grande negócio: o impacto de 6% em vez de uma taxa de cliques ou taxa de conversão de 3% pode ser monumental em todas as campanhas.

Postagem social adaptada – resolvendo o dilema comum do inbound marketing sobre quando postar

Como ocorre na atividade do inbound marketing de enviar e-mails a contatos, os profissionais de marketing têm um desafio similar para determinar quais são os melhores momentos para postar no LinkedIn, no Facebook, ou no Twitter. É claro que eles podem olhar para as campanhas anteriores em busca de pistas. Eles também podem consultar pesquisas, mas elas sempre parecem contar uma história diferente. Entretanto, com capacidade da nova Postagem Social Adaptada, que agora está disponível para todos os nossos clientes em Labs, a Act-On estará constantemente aprendendo quando a sua audiência alvo engajou mais com você nas redes sociais e quando ela principalmente compartilhou, curtiu, comentou, ou clicou nos seus posts anteriores. É preciso apenas um clique para aproveitar esta nossa função social fora da caixa (veja exemplos a seguir).

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Este sistema inovador retira a adivinhação das postagens sociais, e permite que nossos clientes produzam mais impressões e engajamento – e, em última palavra, maiores taxas de conversão.

Muito mais virá de seguirmos adiante nesta nossa visão das Jornadas Adaptadas. Eu espero ver clientes começarem a aproveitar algumas destas grandes capacidades… e então colher os frutos!

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Sobre o autor: Adam tem mais de 20 anos de experiência como líder de marketing e de produtos, inclusive liderando equipes de Customer Marketing e Field Marketing (Marketing de Clientes e de Campo), junto com equipes de Marketing de Produtos. Ele é um especialista em estratégias de marketing B2B, que variam desde o lado das marcas até as partes da demanda e da expansão da jornada dos clientes.

Fonte: Act-On Software

Tradução: Fernando B. T. Leite

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