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10 considerações de IoT para SEO e outras estratégias digitais

por HyTrade

Por Kaila Strong

Os Jetsons, De Volta Para o Futuro, Metrópolis, 2001 – Uma Odisseia no Espaço, O Vingador do Futuro, Minority Report – A Nova Lei.  Esses antigos filmes favoritos destacaram tecnologias futuras imaginadas no passado, inclusive muitas invenções para nos ajudar em nossas vidas diárias. Variando desde as ativações através da voz, ou robótica, aos dispositivos “gênios”, que eram instantâneos e que respondiam a cada comando, estes avanços pareciam ser impossíveis durante as nossas vidas. Todavia, as tecnologias realmente trouxeram o futuro até nós, desenvolvendo dispositivos em rede.

Apresentando a Internet das Coisas

Atualmente, dispositivos físicos em rede que conectam à Internet (e que possuem um endereço IP) podem enviar e receber dados de e para outros dispositivos habilitados pela Internet. Tais dispositivos estão ligados a programas avançados, trabalham remotamente e processam enormes quantidades de dados numa fração de segundos. O movimento para conectar os dispositivos e para avançar estas tecnologias tem sido chamado de A Internet das Coisas (em inglês, the Internet of Things – IoT).

Simplesmente, se um dispositivo tiver um interruptor para liga-lo e desliga-lo e puder ser conectado à Internet, ele é considerado parte da IoT. Este reino inclui dispositivos como máquinas de fazer café, o Echo da Amazon, smartphones, refrigeradores, máquinas de lavar e muitos mais. Por exemplo, o setor industrial usa a IoT para monitorar a eletricidade, as operações em plataformas de petróleo e controla os motores a jato. As possibilidades de adaptações são intermináveis – e também um pouco incompreensíveis.

1. Enorme potencial

Nos próximos três anos, os especialistas preveem que aproximadamente 50 bilhões de dispositivos estarão conectados à Internet. Sim, estes são bilhões (com “b”), de acordo com Hans Vestburg, ex-CEO da Ericsson e Dave Evans, co-fundador e CTO da Stringify, uma startup de IoT.

O rápido crescimento da IoT ainda não atingiu as previsões de Vestburg e Evans, mas faltando 3 anos, nós estamos no caminho para chegar perto dessa estimativa de 50 bilhões de dispositivos. A esta taxa, vale a pena notar agora o impacto da IoT, antes que você seja deixado para trás. Alguns destes dispositivos devem ajudar as pessoas a encontrar, comprar e compartilhar o que elas estão procurando – e mais.

Indubitavelmente, os profissionais de marketing obtêm muitas oportunidades chave para usar a tecnologia dos dispositivos IoT para melhorar as suas campanhas e, ainda mais importante, eles também podem ajudar as pessoas a melhorar as suas atividades diárias e a sua qualidade de vida.

2. Considerando a segurança cibernética

Muitos especialistas têm promovido os benefícios da IoT durante anos, incluindo a capacidade de transferir dados com maior segurança – isto é, desde que seja feita da maneira correta. A segurança cibernética é uma preocupação chave para as empresas e para as aplicações online usadas em todo o mundo.

Usar a IoT para aplicações pessoais e empresariais oferece, potencialmente, grandes benefícios de segurança cibernética. A IoT pode manter os dados dos seus funcionários e clientes mais seguros, bem como os seus dados pessoais, que são transferidos por um dispositivo IoT.

Em primeiro lugar, os dispositivos usam criptografia Bluetooth para enviar e receber os dados. Esta forma de criptografia tende a diminuir, muito rapidamente, a vida da bateria dos dispositivos e, portanto, infelizmente, muitas empresas não tiram vantagem desta tecnologia. Quando ela for usada adequadamente, a criptografia Bluetooth oferece muitas vantagens, como uma maneira segura de enviar e receber dados.

Em segundo lugar, a segurança da nuvem também é frequentemente usada com a IoT. Quando for configurada e protegida, a Nuvem oferece vantagens sobre os métodos mais antigos de manter a segurança da sua informação. Isto oferece não apenas economia de custos para as empresas, como também paz de espírito.

Finalmente, o apagar remoto está frequentemente disponível em dispositivos IoT, se eles forem perdidos ou roubados, ou levados por funcionários existentes. O apagar remoto tornou a gestão dos telefones celulares corporativos uma missão muito mais fácil, que nos anos passados.

3. Estratégias de busca

O uso dos dispositivos IoT, como a tecnologia ativada pela voz, tem mudado as palavras que usamos quando estamos buscando. Consultas de termos usados em conversas são ilimitadas e se adaptam ao longo do tempo. Especialmente com a IoT.

Como especialistas em SEO e profissionais de marketing, pensar sobre a maneira como a IoT afetará como e o que as pessoas buscam deve impactar a forma de desenvolvermos nossas campanhas. SEO à prova do futuro – usando o marketing de conteúdo para abordar as consultas de buscas, que serão usadas no futuro, e otimizar o conteúdo para melhor satisfazer as necessidades de uma audiência em constante mudança – é a principal preocupação da maioria de nós. Devemos manter sempre um olho nas tendências da IoT no nosso ramo de atividades, e em como você pode adaptar a IoT para o seu próprio site, ou para as necessidades dos seus clientes.

Nós já começamos a ver como a busca conversacional e a busca pela voz estão transformando a SEO. Os telefones celulares e outros dispositivos conectados usaram esta tecnologia durante anos. Todos os dias, as pessoas encontram mais maneiras de ativar a busca ativada pela voz. Mary Meeker, sócia da firma de investimentos do vale do silício, Kleiner, Perkins, Caufield & Byers, abordou a busca ativada pela voz no seu relatório anual Internet Trends. (Dê uma olhada – vale a pena ler). Está claro que, como especialistas em SEO, nós precisamos permanecer no topo das tendências da IoT, particularmente, daquelas que usam as consultas em linguagem natural.

4. Trocando as máquinas

Cada vez mais, as pessoas se afastarão das máquinas convencionais e irão buscar respostas em outros meios. Como resultado, nós poderemos ver, no decorrer do tempo, uma redução da taxa de cliques da busca orgânica.

Embora isto seja um pouco especulativo, parece provável que, à medida que os usuários comecem a encontrar meios de satisfazer necessidades pessoais através dos dispositivos conectados, os cliques orgânicos no Google podem diminuir. Embora esses dispositivos possam ainda usar o Google como fonte, o acesso não virá de um desktop, ou de um dispositivo móvel, mas através de uma fonte preferencial, um dispositivo de IoT, conectado através da Internet.

Pode isto realmente acontecer? Certamente sim – no decorrer do tempo. A taxa de adoção da IoT provavelmente ainda terá um longo caminho a percorrer, antes de vermos grandes mudanças. Embora a previsão de 50 bilhões de dispositivos conectados à Internet seja possível, os dispositivos IoT podem ser caros, e milhões de pessoas do mundo ainda não têm acesso a serviços básicos, como eletricidade, sem falar na Internet. Demorará algum tempo para vermos o impacto da IoT sobre as taxas da busca orgânica. Ainda assim, vale a pena começar a considerar as consequências potenciais.

5. Otimização alternativa

Como profissionais de marketing, nós sempre precisamos pensar alguns passos adiante, e isto inclui pesar a otimização para outros canais. Afinal, quando se tratar de IoT, a otimização significa mais que apenas o Google.

Isto é verdade com ou sem a IoT. Você deve otimizar para canais, além de apenas para a função de busca. Existem muitas outras maneiras, além das práticas de SEO, para nos ajudar a aumentar o tráfico e trazer clientes. É claro que otimizar para o Google ainda é muitíssimo importante, e, enquanto o site capturar a atenção de bilhões de pessoas, isto será verdadeiro. Entretanto, a IoT nos ajuda a lembrar que existem outras formas de tráfico para serem usadas. E a IoT é uma crescente oportunidade a ser seriamente considerada.

6. A presença de um orçamento

Os orçamentos de marketing do futuro podem alinhar o item ‘dólares para publicidade na IoT’ e priorizar isto em outras formas de marketing.

Isto só fará sentido se a IoT continuar a crescer e os indivíduos continuarem a abraça-la, e, então, novas maneiras de otimizar e de fazer publicidade nos dispositivos IoT irão brotar. Por exemplo, os dispositivos que acessam as máquinas de busca já podem ser influenciados pela melhoria da sua SEO online, para consultas em buscas conversacionais. É provável que o nível da publicidade, que eventualmente evoluirá, incluirá comprar espaço publicitário nos dispositivos IoT, e, portanto, a publicidade IoT provavelmente chegará aos orçamento nos livros corporativos.

7. Guiar de uma maneira diferente

A IoT mudará as nossas vidas não apenas em nossas casas e no escritório, mas em nossas ruas e rodovias. As soluções para os carros, como AtYourService (Ao Seu Serviço), e outras aplicações mais inteligentes para buscas, já estão sendo usadas hoje, aumentando o alcance da IoT.

Estas maneiras inovadoras de conectar trazem novas funções para os atuais veículos, e as tarefas que você será capaz de fazer neles também estão avançando. Os carros autônomos já estão nas ruas e estradas, e, se você já teve o privilégio de guiar um deles, você reconhecerá quanto esses veículos são realmente fantásticos. Fabricantes como a Tesla e a Ford estão desafiando a maneira como olhamos para os carros habilitados pela tecnologia, enquanto, ao mesmo tempo, estão expandindo o alcance da IoT no mercado. Frequentemente, quando estão na rua, os motoristas necessitam procurar empresas das redondezas. É onde a aplicação das buscas locais entra no jogo. Os apps que o levam do ponto A para o ponto B podem ser influenciados por dólares de marketing. Isto pode ser feito através de publicidade paga, ou através de buscar oportunidades de melhorar a sua presença orgânica. De qualquer maneira, você será capaz de usar a IoT para ficar diante dos tipos de clientes que buscam empresas como a sua.

8. Adaptações de conteúdo

Adaptar estratégias de marketing de conteúdo para incluir plataformas IoT, provavelmente será, num futuro próximo, uma tática chave para os profissionais de marketing. A mudança do marketing de conteúdo irá requerer inovação.

Os seus esforços de marketing nesta área precisam ser facilmente adaptáveis e capazes de se ajustar para mostrar o seu conteúdo na forma requerida. Com os dispositivos de realidade virtual (RV) atingindo o mercado principal, não demorará muito para o seu conteúdo, como anúncios e mensagens de vídeo, precisar ser adaptado para 3D. Além disso, as tecnologias de 360 graus são prevalentes e podem requerer alterações especiais dos ativos de vídeo, ou de imagens, para aparecerem adequadamente no ambiente certo.

Não será fantástico ver o seu anúncio num jogo de RV, ou num vídeo de 360 graus no YouTube, por um dos seus blogueiros de viagens? Isto já é possível! Por falar sobre se destacar e agarrar a atenção da sua audiência! Para os profissionais e marketing, tais plataformas podem ser o futuro da publicidade na IoT. Fique com a mente aberta sobre o tipo de caminhos que a IoT pode abrir – as avenidas potenciais são intermináveis.

9. Tecnologias lucrativas

Em 2014, o Google comprou a Nest, um dispositivo de IoT que controla funções domésticas, como o aquecimento e o resfriamento. O negócio de 3 bilhões de dólares não foi o primeiro e não será o último de muitas aquisições no mercado de tecnologia. Estas compras em larga escala jogam combustível na fogueira dos inovadores, que se esforçam para inventar novas tecnologias.

Se você quiser entender como irá parecer o futuro da IoT, coloque-se nos sapatos dos tecnólogos, que estão construindo e adaptando tecnologias e conhecimento para as suas necessidades. As agências de notícias relatam rotineiramente grandes aquisições e preços de lista para as tecnologias na esfera da IoT. Essas contas, que fazem abrir os olhos, são sedutoras para os inventores, que estão buscando novos projetos nas suas corporações, ou colocar o seu poder cerebral em alguma missão própria de empreendedorismo. Por sua vez, esta motivação impulsiona a inovação e o crescimento. Outros – como os anjos investidores e empresas que estão dispostas a apoiar ideias de dispositivos IoT úteis e interessantes – começam a sentir o cheiro do dinheiro.

Não há dúvida que nós apenas vimos o começo dos altos preços das tecnologias adaptadas à IoT.

10. Horizonte infinito

As adaptações da IoT são simplesmente intermináveis! Desde ajudar a salvar o planeta ou economizar a vida, essas tecnologias estão aqui para ficar.

O crescimento da IoT está conduzindo muitas mudanças e inovações nos diversos ramos e atividades, incluindo muitos ramos de nicho. Embora poucos saibam que os avanços da IoT surgem no horizonte, é bastante surpreendente ver até onde viemos. Os seguintes são exemplos de como os dispositivos IoT já existentes no mercado estão ajudando a resolver problemas vitais enfrentados por muitos.

Amazon Echo & Google Home

Veja uma situação possível: a sua babá está em casa com as crianças. A criança de um ano de idade, que está apenas começando a andar, cai e bate a cabeça. Ela não chora e isto preocupa a babá. Isto pode ser um sinal de traumatismo craniano? Deve a babá chama-lo e interromper o seu encontro? Usando estes produtos, ela pode dar um comando de voz para fazer a pergunta e obter uma rápida resposta. Ou, melhor ainda, ela pode ligar para a enfermeira do seu pediatra, também através de um comando e voz. Os usos domésticos dos dispositivos IoT, em cenários da saúde como este, continuarão apenas a avançar.

Veja alguns dos principais dispositivos IoT em 2016:

  • Ring: Monitoramento por vídeo da campainha da porta
  • Ray Super Remote: toque remoto universal na tela
  • Starry Station: roteador Wi-Fi sem fio
  • CUJO: firewall inteligente para a casa inteligente
  • Talkies: uma nova maneira de conversar com crianças
  • Lyric: termostato Wi-Fi T5
  • Prodigio: máquina de Nespresso conectada
  • Philips Hue: lâmpadas conectadas
  • Awair: monitor inteligente de qualidade do ar
  • Roost: bateria inteligente para alarmes de fumaça
  • Fitbit Surge: rastreador de fitness
  • Roku: tocador de streaming de mídia
  • Canary: dispositivo de segurança doméstica
  • Switchmate: interruptor inteligente de luzes
  • Breeze: analisador de hálito sem fio
  • Luna: cama inteligente
  • Chamberlain: kit de conectividade para garagem
  • Tripper: sensor para janelas e portas

Resumo

É fantástico pensar num mundo cheio de dispositivos que nos ajudam a desempenhar as atividades cotidianas. O que antes era coisa de filmes de fantasia científica está se tornando realidade. À medida que as tecnologias forem adaptadas, os profissionais de marketing serão chamados para também se adaptar. Você estará pronto para isso? Esperamos que depois de ler este post e de seguir alguns recursos, você esteja melhor preparado para enfrentar os excitantes desafios que estarão no seu caminho.

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Sobre a autora: Kaila Strong é uma escritora, editora, estrategista sênior de marketing e especialista em SEO. Além de publicar regularmente no blog da Act-On, da HyTrade e em outros websites, ela é uma frequente apresentadora convidada da SMX Conferences, da Pubcon e em conferências locais, nas quais ela faz apresentações sobre tópicos que incluem buscas, mídia social e marketing de conteúdo.

Fonte: Act-On Software

Tradução: Fernando B. T. Leite

Act-On agency partner logo® Copyright: A HyTrade é agência parceira da Act-On e todos os artigos são traduzidos e republicados com autorização.

 

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1 Comentário

Riscos que o marketing deve considerar com a Internet das Coisas 26 de março de 2022 - 10:13

[…] De acordo com algumas estimativas, haverá mais de 24 bilhões de dispositivos da Internet das Coisas (IoT) instalados até 2020 (e, de acordo com outros relatórios, cerca de 200 bilhões deles conectados); e mais de 6 trilhões de dólares investidos em soluções de IoT nos próximos cinco anos. Nós, na Act-On, escrevemos recentemente sobre estas possibilidades aqui e aqui. […]

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